domingo, 30 de agosto de 2020

Convenções partidárias podem ser realizadas a partir desta segunda-feira, dia 31.

Legendas têm até dia 16 de setembro para oficializar candidatos a prefeito e vice, e ao cargo de vereador.

Convenções partidárias podem ser realizadas a partir de segunda-feira Marcelo Casagrande/Agencia RBSAgremiações poderão utilizar formato virtual para a escolha de candidatos e a formação de coligações majoritária. 

Com a promulgação da Emenda Constitucional (EC) nº 107/2020, que adiou as Eleições Municipais 2020, todos os prazos eleitorais previstos para o mês de julho foram prorrogados por 42 dias, proporcionalmente ao adiamento da votação. Assim, as convenções partidárias para a escolha de candidatos, que aconteceriam de 20 de julho a 5 de agosto, serão realizadas no período de 31 de agosto, ou seja, de amanhã, segunda-feira até o dia 16 de setembro, uma quarta-feira.

Convenções partidárias
Para atender às recomendações médicas e sanitárias impostas pelo cenário de pandemia provocada pelo novo coronavírus, os partidos políticos poderão realizar suas convenções em formato virtual para a escolha de candidatos e formação de coligações majoritárias, bem como para a definição dos critérios de distribuição dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC). As legendas devem garantir ampla publicidade, a todos os seus filiados, das datas e medidas que serão adotadas.
As agremiações terão autonomia para utilizar as ferramentas tecnológicas que entenderem mais adequadas para as convenções virtuais, desde que obedeçam aos prazos aplicáveis nas Eleições 2020 e às regras gerais da Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições) e da Resolução TSE nº 23.609/2019, com as adaptações previstas quanto à abertura do livro-ata, registro de dados, lista de presença e respectivas assinaturas.

Resolução

A Resolução TSE nº 23.623/2020 estabelece as formas de compatibilizar a realização das convenções por meio virtual com as exigências legais e regulamentares que permitem validar a veracidade das informações inseridas nas atas.
Entre outros pontos, o documento estabelece que o módulo externo do Sistema de Candidaturas (CANDex) funcionará como livro-ata da convenção virtual, registrando-se diretamente na ferramenta as informações relativas à ata e à lista dos presentes.
O partido que já dispõe de livro aberto e rubricado pela Justiça Eleitoral pode, a seu critério, utilizá-lo para registrar a ata da convenção e a lista de presença. As informações serão posteriormente inseridas no sistema CANDex.
A lista de presença poderá ser registrada por diversos meios: assinatura eletrônica, registro de áudio e vídeo, coleta presencial, ou qualquer outro mecanismo que possibilite a efetiva identificação dos participantes e sua anuência com o conteúdo da ata. No caso da coleta presencial, devem ser observadas as leis e as regras sanitárias previstas na respectiva localidade.
Posteriormente, as atas serão publicadas no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCandContas), conforme determinado pela Resolução nº 23.609/2019.

Anulação

Ainda conforme a legislação, caso a convenção partidária de nível inferior se oponha às diretrizes estabelecidas pelo Diretório Nacional, nos termos do respectivo estatuto, o órgão poderá anular a deliberação e os atos dela decorrentes, assegurados o contraditório e a ampla defesa, e comunicar a decisão à Justiça Eleitoral até 30 dias após a data-limite para o registro de candidatos.
Caso a anulação exija a escolha de novos candidatos, o pedido de registro poderá ser apresentado à Justiça Eleitoral nos dez dias subsequentes à anulação.

Fonte - TSE 

sábado, 29 de agosto de 2020

Grávida é assassinada pela melhor amiga e tem bebê arrancado a sangue frio. Assassina usou um estilete para cortar a barriga e retirar o bebê


Será o fim do mundo?



Flávia Godinho Mafra, de 24 anos, grávida de 36 semanas, foi covardemente assassinada e teve o filho arrancado pela melhor amiga, em Canelinha, na grande Florianópolis. A assassina foi presa nessa sexta, um dia após o desaparecimento da vítima, que foi encontrada pela família nesta sexta. Rozalba Grimm, que confessou o crime, após perder o bebê, se juntou com o marido e os dois planejaram o crime, e tentaram enganar os médicos, chegando ao hospital com a criança arrancada da mãe verdadeira com um estilete.

                                        Local onde o corpo foi achado
 
 
O delegado de Tijucas, Paulo Alexandre Freyesleben, afirma que Flávia também levou tijoladas na cabeça para morrer. O bebê, machucado pelos golpes de canivete, passa bem. Assassina e marido estão presos. Flávia foi encontrada em uma cerâmica pelo marido e pela mãe. Não se sabe se ela foi morta antes da retirada do bebê, ou se ainda estava viva na hora em que o filho foi arrancado. Rozalba teve um aborto em janeiro, não avisou nada a ninguém, e em junho resolveu que iria matar a amiga e pegar o bebê para ela. As duas eram amigas desde os tempos de escola. O marido foi preso, mas Rozalba afirma que ele não sabia de nada. “Pelo o que temos conhecimento, parece plausível que ele tivesse ciência da situação”,  afirmou o delegado.

Flávia estava desaparecida desde quinta, quando foi levada pela assassina de carro, acreditando que iria a um chá de bebê. O marido e a mãe de Flávia encontraram o corpo dela abandonado na cerâmica.



Após o crime, a autora mandou mensagens para uma profissional de saúde informando que havia ganhado bebê na rua. Depois, ainda postou nas redes sociais uma mensagem pedindo às pessoas que encontrassem Flávia.
Sob forte comoção e revolta, o corpo de Flávia foi sepultado hoje pela manhã no cemitério municipal de Canelinha,em Santa Catarina.





VÍBORA: Assassina confessa que planejou por dois meses como matar amiga gestante

Que horror!

Rozalba Grimm prestou seu primeiro depoimento oficial à polícia pela morte covarde cometida contra a gestante Flavia Godinho Mafra, 24 anos, e admitiu que passou dois meses planejando o crime. Além de matar a amiga com estilete e tijoladas, ela penseou milimetricamente como retirar o bebê, correr para o hospital e como faria para atrair a vítima sem que ela desconfiasse. Rozalba planejou tudo, enquanto que a vítima, não desconfiou de nada.



Filha de vereador é morta pelo ex-companheiro com golpes de machado em Paulistana

O homem tentou tirar a própria vida após o crime, mas foi levado ao hospital sob custódia da polícia


Eveling Rodrigues e o seu assassino identificado como Joab
Eveling Rodrigues e o seu assassino identificado como Joab Foto: Reprodução/Redes sociais

 Um crime bárbaro chocou a população de Paulistana, no Sul do Piauí, na madrugada deste sábado (29). A jovem Eveling Rodrigues, de 24 anos, foi assassinada com golpes de machado pelo ex-companheiro identificado apenas como Joab, com quem ela tem um filho de 2 anos de idade. Eveling é filha do vereador e ex-vice prefeito da cidade,  Elias de Liberato.
O crime ocorreu na porta da casa da vítima, no bairro Sertanejo. De acordo com a informações de populares, o suspeito invadiu a casa da vítima e os dois iniciaram uma discussão. Em seguida, ela correu para fora da casa para gritar socorro quando foi surpreendida com golpes de machado pelas costas e ainda foi atingida com golpes de faca na região do abdômen. Eveling morreu no local do crime.
A Polícia Militar de Paulistana informou que o suspeito tentou tirar a própria vida após matar a ex-mulher. Ele foi socorrido com os pulsos cortados e levados sob custódia para o Hospital Regional de Picos.
A Polícia Militar isolou a área para a realização da perícia da Polícia Civil. O corpo da mulher foi removido e levado para o Instituto de Medicina Legal em Picos. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Fonte - piauihoje

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Governo propõe renegociação de dívidas de ICMS e IPVA

Projeto foi enviado para Assembleia Legislativa e deve começar a tramitar na próxima semana


Foto: Divulgação| Governo do Ceará 
O governador Camilo Santana assinou, na tarde desta quinta feira (27), no Palácio da Abolição, mensagem enviando à Assembleia Legislativa um projeto de lei que cria programa de parcelamento de dívidas tributárias, conhecido como Refis, para as empresas cearenses. A proposta prevê o refinanciamento tanto dos débitos de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e serviços (ICMS) contraídos entre 1º de janeiro e 31 de maio deste ano, como dos de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), inclusive multas e juros, referente a 2020.
O texto também concede anistia de dívidas abaixo de R$ 500 do ICMS, do IPVA e do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD), além da redução na multa para os contribuintes que não instalaram o Módulo Fiscal Eletrônico (MFE) no período exigido na legislação, além de outros benefícios. A mensagem deve começar a tramitar no começo da próxima semana.
Com isso, o governador age para minimizar os efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus, estimulando o retorno às atividades produtivas e garantindo oportunidades para todos os cearenses.
“Já tínhamos tomado a decisão de suspender, nos últimos três meses, incluindo o mês de agosto, o pagamento de ICMS de empresas que foram afetadas pela pandemia, mas agora também vamos apresentar um refis das dívidas passadas, exatamente para estimular a retomada de empregos. É um esforço muito grande para continuar protegendo a vida das pessoas, garantir uma estrutura de atendimento às pessoas com Covid 19 e retomar a economia”, afirma o governador.
A proposta de Refis faz parte de um pacote de 23 medidas tributárias anunciadas pelo governador Camilo Santana no fim de junho, a maioria já implantada.

Confira os principais pontos da proposta:

1. O programa prevê parcelamento do débito de ICMS, que poderá ser pago de três formas:
*Em até três parcelas mensais e sucessivas, com redução de até 100% das multas punitivas e moratórias e dos juros de mora;
*Em até oito parcelas mensais e sucessivas, com redução de até 85% das multas punitivas e moratórias e dos juros de mora;
*Em até 12 parcelas mensais e sucessivas, com redução de até 70% das multas punitivas e moratórias e dos juros de mora;
2. O valor de cada parcela não poderá ser inferior a R$ 200,00.
3. Também poderá ser parcelado em até três vezes o débito de IPVA 2020, com redução de 100% das multas e dos juros de mora. O valor de cada parcela não pode ser inferior a R$ 50,00.
4. Será anistiada, em até 80%, a multa relativa ao descumprimento da obrigação de utilizar o MFE;
5. Serão perdoadas os débitos de ICMS e IPVA inscritos em dívida ativa há mais de 15 anos;
6. Também serão perdoadas os débitos inscritos em dívida ativa até 31 de agosto de 2015, até o limite de R$ 500, mesmo que ainda haja saldo de parcelamento não pago;
7. Empresas com dívidas acima de 60 salários mínimos precisam estar inativas há pelo menos cinco anos para obterem o benefício do perdão.

APROVADO PROJETO QUE INCLUI MEL DE ABELHA NA MERENDA ESCOLAR NO CEARÁ



A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quinta-feira (27), durante a 30ª sessão ordinária, o projeto de indicação 201/2019, de autoria da deputada Aderlânia Noronha (SD), que dispõe sobre a inclusão do mel de abelha na merenda escolar da Rede Pública de Ensino do Ceará.
“Um dos grandes desafios das escolas é oferecer uma alimentação saudável, nutritiva e gostosa para os seus alunos, e o mel é um dos alimentos que melhor atinge este objetivo. Além disso, ele ganha especial destaque por ser utilizado na substituição do açúcar para adoçar os alimentos e bebidas.” - ressaltou a deputada.
Aderlânia Noronha avalia que a inclusão do mel na alimentação escolar será responsável também por um forte estímulo à produção melífera, gerando renda para o pequeno agricultor e viabilizando sua permanência no campo.
Segundo a parlamentar, são 254 associações e 7 cooperativas espalhadas pelo Estado que, juntas, atuam em 169 dos 184 municípios. As regiões de destaque são Inhamuns e Cariri.
“Queremos fazer essa experiência para fornecer mais saúde às nossas crianças, saber o que elas acham desse novo alimento na merenda. Além disso, é um incentivo para os apicultores cearenses, especialmente os da região dos Inhamuns e do Cariri” - finalizou a deputada do Solidariedade.

Poder Judiciário envia 450 armas para destruição



A Assistência Militar do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) realizou, nesta quarta-feira (26/08), a entrega de 450 armas de fogo ao 10° Depósito de Suprimento do Exército Brasileiro para serem destruídas. Todo o armamento é oriundo de procedimentos criminais e foi autorizado para ser incinerado por magistrados.
O material é composto por rifles, espingardas, garrunchas, pistolas e revólveres. As armas foram recolhidas nos fóruns pertencentes às comarcas da Capital e do Interior do Estado.
A iniciativa atende à determinação do presidente do TJCE, desembargador Washington Araújo, e está em conformidade com o que estabelece a Resolução n.° 134/2011, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A medida também está prevista no Decreto n.° 9847/2019, que regulamenta a Lei n.° 10.826/2003, que dispõe sobre a destruição ou doação de armas de fogo apreendidas aos órgãos de segurança pública ou às Forças Armadas

TRE-CE orienta partidos políticos sobre procedimentos de propaganda eleitoral



O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, por meio da Corregedoria e dos juízes das 2ª, 93ª, 94ª, 95ª, 115ª e 118ª Zonas Eleitorais, que compõem a Comissão de Fiscalização da Propaganda Eleitoral e Poder de Polícia de Fortaleza, reuniu-se virtualmente, com representantes dos partidos políticos. O evento foi realizado na Sala de Sessões do tribunal e transmitida, via Google Meet e Youtube, para os  órgãos partidários, advogados e para o público em geral.

O encontro teve por objetivo orientar as agremiações partidárias e candidatos acerca dos procedimentos da propaganda eleitoral visando às Eleições 2020.

Estiveram presentes o vice-presidente e corregedor regional eleitoral do TRE-CE, desembargador Inácio de Alencar Cortez Neto; a juíza da 118ª Zona Eleitoral de Fortaleza e coordenadora da Comissão, Miriam Porto Randal; o juiz auxiliar da Corregedoria, Rommel Moreira Conrado; a secretária da Corregedoria Regional Eleitoral, Maria Cecília Arruda; o assessor-chefe da Presidência, Caio Silva Guimarães; e o chefe de cartório da 118ª ZE, Humberto Mourão Albano.

O desembargador Inácio Cortez iniciou a reunião destacando a importância de orientar os partidos políticos e candidatos a respeito da “igualdade no pleito” e da necessidade de uma “fiscalização eficiente da propaganda eleitoral”, no intuito de coibir abusos. “O TRE está vigilante em todo o estado do Ceará”, enfatizou. O corregedor informou também sobre a disponibilização do formulário de denúncias no site do TRE-CE, acessível ao público em geral.

Segundo a juíza coordenadora da Comissão de Propaganda, Miriam Randal, “as Eleições 2020, em razão da evolução da sociedade, têm um ponto muito importante a ser discutido: o uso das redes sociais”. Para ela, é necessário que haja uma melhor disciplina no uso das redes no tocante à propaganda eleitoral. A magistrada reitera as palavras do vice-presidente, destacando que o intuito da fiscalização não é “prejudicar ou diminuir candidatos”, mas sim que se busque o equilíbrio de forças, a fim de se evitar abusos de poder políticos e econômicos.

Propaganda Eleitoral

A apresentação técnica sobre os procedimentos da propaganda eleitoral ficou por conta do assessor-chefe da Presidência, Caio Guimarães, que expôs os pontos principais sobre o assunto, privilegiando tópicos que, segundo ele, “poderiam ser mais controversos, tendo em vista a atual conjuntura de pandemia e de uso das redes sociais”.

As condutas vedadas relacionadas à publicidade institucional constituíram o primeiro assunto a ser abordado. Segundo a Emenda Constitucional nº 107/2020, os gestores estão autorizados a realizar a ação, desde que esteja voltada exclusivamente ao combate do coronavírus.

Em seguida, o palestrante discorreu sobre as demais condutas vedadas, como: o comparecimento em obras e inaugurações, a replicação de propaganda institucional nas redes sociais a partir de 15 de agosto; propaganda institucional em sítios de prefeituras e órgãos correlatos; convenções partidárias virtuais e presenciais; a realização de livemícios, de comícios drive-thru e drive-in.

Utilizando exemplos práticos, o assessor instruiu também sobre a diferença entre pesquisa e enquete, bem como esclareceu sobre a padronização do tamanho de outdoors, adesivos e outros materiais de propaganda eleitoral.

Mais pontos abordados pelo palestrante trataram sobre impulsionamento de propaganda nas redes sociais, proibição expressa dos disparos em massa no âmbito eleitoral, e da contratação de digital influencers. Além disso, Caio Guimarães explanou sobre ações vetadas para o dia da eleição, destacando que propaganda eleitoral no dia do pleito constitui crime eleitoral.

O assessor respondeu, ao final da apresentação, as dúvidas dos participantes a respeito do assunto. O vídeo da reunião está disponível no canal do TRE-CE no Youtube.

A juíza eleitoral Miriam Randal finalizou a reunião, reiterando o cuidado do TRE pela lisura das eleições. “Estamos ao lado de todos os partidos e de todos os candidatos no intuito de sempre manter o equilíbrio e a regularidade do pleito. O que buscamos é que o eleitor tenha sua vontade respeitada e que ele possa expressá-la da forma mais livre possível, sem abuso, extorsões ou pressões. Este é o objetivo da Justiça Eleitoral: a lisura do pleito, a liberdade de expressão e a liberdade do voto pelo eleitor”, conclui.

Ipaporanga: Prefeitura paga Transporte Escolar com aulas paralisadas

As aulas da rede pública estão paralisadas devido a pandemia de COVID 19

Foto ilustrativa

A Prefeitura Municipal de Ipaporanga, cidade localizada no Sertão de Crateús, pode entrar na mira da fiscalização pública de recursos pagos no Transporte Escolar, mesmo estando com aulas paralisadas por conta da pandemia de CORONAVÍRUS. Com nota fiscal n° 100418 emitida no dia 17/04/2020, data em que as aulas da rede pública de ensino já estavam suspensas devido o decreto de emergência publicado a cerca de um mês da data da emissão.
A empresa G7 SERVICE CONTRUÇÕES EIRELI ME, CNPJ n° 17.399.790/0001-22, teria recebido o pagamento de R$ 52.381,40 (cinquenta e dois mil trezentos e oitenta e um reais e quarenta centavos) pagos pela Prefeitura de Ipaporanga para o transporte de alunos que deveriam na verdade estar em casa devido a pandemia. O referido pagamento de transporte de alunos no período da pandemia, abre precedentes para se questionar os recursos públicos aplicados num serviço que em tese não deve ter sido prestado. Cabe a Prefeitura Municipal de Ipaporanga esclarecer o referido pagamento e sanar a dúvida que paira na cabeça da população de Ipaporanga.
No referido pagamento, vários foram os trechos contemplados, como segue abaixo:

Fonte: Maisceará.com e Portal da Transparência

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Falência ou sucesso do sistema educacional



As experiências em educação em tempos de Covid-19 são uma demonstração que a determinação dos objetivos do lado nefasto do neoliberalismo atua mesmo para os resilientes. Gostaria de pedir a sua ajuda para construirmos nossa representação social acerca do nível organizacional, do sentido de progresso e da hegemonia política e econômica dos aparentemente ricos e dominantes possuem no desenvolvimento da sociedade.
Nunca é tarde demais para lembrar que precisamos analisar a hegemonia do ambiente educacional oriundo de uma esfera política e econômica. Precisamos de nossos filhos e netos em qual escola? Uma escola com ou sem identidade, mas que possui apostila, um exemplo em vídeo desconexo de sua realidade, que tem uma placa que identifica com determinado grupo. Ou uma escola, que reconhece os nossos pelo nome, que sabe o motivo de levar uma criança para explorar na copa de árvore e inspirar na superação de obstáculos no futuro.  
A nível organizacional, o acompanhamento das preferências de consumo de famílias por status produziu o sistema educacional que conhecemos na sociedade hodierna. A escola do TER precisa dar espaço para escola do SER. Todavia, o julgamento precisa transcender as paredes da filosofia e perceber que o modelo preconizado e que a pandemia refutou a escola do SER, pois essa a curto prazo não tem subsídios econômicos para manter os diferentes profissionais que acolhem os nossos para terem lembranças eternas.
Equalizar o sistema educacional transcende as campanhas das mídias “de compre no mercado local”, pois reflete as carências de um país com seu sistema educacional. Sistema educacional cunhado culturalmente para valorizar o externo, aquele quase impossível, mas que cede para comunidades algumas bolsas e faz seu trabalho social. Continuando na nossa representação do sistema educacional, perceba como somos culturalmente envolvidos. Quando um profissional qualquer diz que estudou no exterior, logo projetamo-lo num pedestal, sem sequer lembrar que possuímos instituições qualificadas em nosso país.
O sistema público criou cotas, mas não resolveu a ausência de realização de sonhos e sequer conseguiu oferecer permanência nos distintos níveis de ensino. A obrigação por lei de matrículas na educação básica produziu escolas que abriram, com infraestrutura mínima e a partir de subsídios governamentais sobreviviam. Com o holofote da Covid-19, percebemos, cada vez mais, é premente uma reestruturação do sistema, pois muitos empreendedores conseguiram vencer num primeiro momento, em casas transformadas em escolas. No entanto, não podemos esquecer que a crescente exposição, não suporta e não perdoa que estruturas mínimas deem conta das necessidades para manutenção da saúde dos estudantes.
Os governos municipais, estaduais e nacionais articulam políticas de retorno aos bancos das escolas presenciais. Como se esta fosse a solução para o sistema educacional. É preciso compreender que cultura se altera com o tempo, que o início de rodízio de estudantes, medição de temperatura, tapetes X ou Y, são paliativos quando do retorno para os lares em transportes coletivos, da convivência dos pais com outras pessoas (...).
E ainda não podemos esquecer em nossas vidas a relatividade que desenvolvemos diante da complexidade do sistema educacional. Quando paramos para pensar, que a escola do bairro, da Professora X, com sólida formação, que consegue ter em seu quadro professores de distintas épocas e que os estagiários são compreendidos como aprendizes e ajudantes, em tempos de pandemia, fica à mercê dos conglomerados econômicos com capital aberto. E que este estudante oriundo da escola elitizada ainda ocupará o espaço na universidade pública, afinal passou uma vida acadêmica destinado para manutenção do status quo.
Todas estas questões, devidamente ponderadas, nos fazem refletir acerca da falência ou sucesso do sistema educacional.


Dinamara P. Machado é diretora da Escola Superior de Educação do Centro Universitário Internacional Uninter

Morre em Fortaleza ex-prefeito de Monsenhor Tabosa, José Souto

Página Aberta – Informação e Realidade
O ex-prefeito de Monsenhor Tabosa, José Araújo Souto (Zé Souto), faleceu na tarde desta terça-feira (25), aos 81 anos de idade. Ele faleceu em Fortaleza, a noticia foi confirmada pela família ás 16h30.
José Souto havia passado recentemente por procedimento cirúrgico na próstata, por suspeita de câncer, desde então vinha cada vez mais debilitado, nos últimos dias estava internado na UTI, inconsciente e respirando com ajuda de aparelhos.

Trajetória

José Souto tornou-se um dos maiores líderes políticos da história de Monsenhor Tabosa (CE), ao ser eleito prefeito por quatro vezes; seus mandatos foram marcadas pela realização de vários concursos públicos, ele governou o município nas seguintes gestões:
1º mandato: 1988 a 1991
2º mandato: 1997 a 2000
3º mandato: 2001 a 2004
4º mandato: 2009 a 2012
Antes de ingressar na carreira política José souto foi caminhoneiro e agropecuarista. Nas redes sociais, dezenas de mensagens estão sendo publicadas em homenagem ao político e em solidariedade aos familiares.

Cerimônia fúnebre

O corpo do ex-prefeito deve chegar à Monsenhor Tabosa, por volta de 1h da madrugada e será velado na residência da família na rua João Pamplona, centro.
A previsão é que ás 9h30 o corpo seja levado até a Igreja Matriz onde acontecerá a missa de corpo presente, logo após, antes de seguir para o cemitério,o cortejo passará pela Prefeitura e Câmara de Vereadores.

A Prefeitura de Monsenhor Tabosa (CE), divulgou uma nota de pesar à morte do ex-prefeito do município de Monsenhor Tabosa, José Araújo Souto, ocorrido na tarde desta terça-feira (25/08), onde decreta sete dias de luto e o fechamento de todas as repartições públicas municipais por três dias, exceto serviços de urgência e emergência.

Fonte - página aberta

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Combate às fraudes no auxílio emergencial evita dano de R$ 450 milhões aos cofres públicos


Combate às fraudes no auxílio emergencial evita dano de R$ 450 ...
As ações de combate às fraudes do auxílio emergencial já evitaram prejuízo de R$ 450 milhões aos cofres públicos. Segundo o Ministério da Cidadania, 132.823 pessoas já devolveram valores recebidos indevidamente num total de R$ 130 milhões. Outro 1,3 milhão teve o benefício bloqueado e passa por verificação. Esse trabalho é consequência dos acordos firmados entre o ministério, a CGU - Controladoria-Geral da União, o TCU - Tribunal de Contas da União, o MPF - Ministério Público Federal e a Polícia Federal para controle dos pagamentos.Com a parceria, também foi possível identificar cerca de 680 mil servidores públicos que não se enquadravam nos critérios de elegibilidade do programa. Muitos podem ter tido os CPF's usados por golpistas. Esse grupo também inclui estagiários e residentes médicos e multiprofissionais, que não possuem vínculo empregatício e, portanto, poderiam ser elegíveis ao auxílio, desde que atendidos os demais requisitos para concessão. O Ministério da Cidadania já realizou bloqueios preventivos e cancelamentos de benefícios de 658.184 servidores municipais e estaduais, e servidores federais militares e civis.O primeiro bloqueio de pagamento a servidores ocorreu em 19 de maio, tão logo foi verificado, evitando dano ao erário. "O benefício tem se mostrado fundamental nesse momento pelo qual passamos e temos trabalhado fortemente para tornar a operação a mais eficaz e segura possível", afirmou o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni. "Quem recebeu indevidamente terá que devolver e nós vamos atrás desses valores", completou.Do total de 66,9 milhões de pessoas que tiveram seu cadastro autorizado para receber o benefício (de 125 milhões de requerimento analisados), o índice de suspeita de fraudes é de 0,44%, segundo análise realizada pela CGU. O auxílio, criado para combater os impactos da pandemia da COVID-19 na população de baixa renda e trabalhadores informais, já foi pago para 66,7 milhões de pessoas, num total de R$ 170,3 bilhões. O valor de cada parcela é de R$ 600,00 mas para mães chefes de família chega a R$ 1.200,00. Previsto inicialmente com três parcelas, o benefício passou para cinco e, nesta terça-feira (25/08), deverá ser anunciada nova prorrogação.

INSS deverá reabrir agências a partir de 14 de setembro



O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prorrogou o atendimento aos segurados e beneficiários, exclusivamente por canais remotos, até o dia 11 de setembro. A retomada do atendimento presencial nas agências da Previdência deve ocorrer em 14 de setembro. A decisão será publicada na segunda-feira (24) em portaria conjunta do INSS e da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Para acessar os serviços, os segurados e beneficiários devem utilizar os canais Meu INSS, pela internet, e Central 135, pelo telefone. Segundo o INSS, essas formas de atendimento continuarão sendo utilizadas mesmo após a reabertura das agências e serão adotadas medidas para simplificação dos procedimentos e a ampliação do prazo para cumprir exigências.
A suspensão do atendimento nas unidades ocorreu em março em razão da pandemia de covid-19 e, desde então, o INSS e o Ministério da Economia vem prorrogando o atendimento remoto. De acordo com a última portaria, publicada em julho, a reabertura estava prevista para a segunda-feira (24).
Quando acontecer, segundo o INSS, a retomada deverá ser gradual e o atendimento com agendamento prévio pelos canais remotos. A reabertura considerará as especificidades das 1.525 agências da Previdência Social em todo o Brasil. Aquelas que não reunirem as condições mínimas de segurança sanitária continuarão em regime de plantão reduzido para tirar dúvidas.
“Cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva”, explicou o instituto, em comunicado.

Novos procedimentos

Para agilizar os seus procedimentos, o INSS passou a adotar o serviço chamado Exigência Expressa para entrega de documentação para a conclusão da análise de requerimentos que, por algum motivo, não puderam ser concluídos por meio remoto. Desde julho, a novidade está em vigor em São Paulo e, este mês, foi estendida a todo o país.
Os documentos poderão ser entregues em urnas que foram colocadas na entrada das agências. O interessado deve depositar nelas cópias simples dos documentos solicitados pelo INSS, na unidade da Previdência mais próxima de sua residência. Para isso, é preciso fazer o agendamento pelo Meu INSS ou Central 135.

Prova de vida

Além disso, o instituto iniciou o projeto-piloto da prova de vida por biometria facial. A prova de vida digital será feita nos aplicativos do Governo Digital (Meu gov.br) e Meu INSS com o uso da câmera do celular do cidadão.
Como se trata de um projeto-piloto, o ícone para a prova de vida digital só estará disponível para os usuários escolhidos. Cerca de 500 mil segurados foram selecionados pelo órgão.
Obrigatória para o recebimento de aposentadoria, auxílios e pensões, a prova de vida deve ser feita todos os anos, no mês de aniversário do segurado, na agência bancária onde o benefício é sacado.
Caso o próprio segurado não possa comparecer, algum representante legal pode ir em seu lugar. Por causa da pandemia do novo coronavírus, o procedimento está suspenso até setembro.  
Agência Brasil

Isso não é postura para um presidente !!!! 'Vontade de encher a boca de porrada'

Bolsonaro a repórter: 'Vontade de encher a boca de porrada'

Repórter fez pergunta sobre repasses do ex-assessor de Flávio à primeira-dama

O presidente Jair Bolsonaro disse neste domingo, 23, ter "vontade de encher de porrada" um jornalista do jornal O Globo em frente à Catedral Metropolitana de Brasília. 

Durante uma visita à feirinha de artesanato no local, ao descer do carro, Bolsonaro foi questionado pelo jornalista sobre repasses de R$ 89 mil feitos por Fabrício Queiroz, ex-assessor de seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), feitos à primeira-dama Michelle Bolsonaro.  

Presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto
05/08/2020 REUTERS/Adriano Machado
Presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto 05/08/2020 REUTERS/Adriano Machado
Foto: Reuters
"Vontade de encher tua boca de porrada", respondeu Bolsonaro ao repórter. Jornalistas que acompanhavam a visita questionaram se a declaração era uma ameaça, mas o chefe do Executivo não respondeu mais e seguiu com a visita. Depois, voltou ao Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência. O Palácio do Planalto foi questionado pelo Estadão sobre o teor da frase, mas não se manifestou.
Movimentações do extrato bancário de Márcia de Oliveira Aguiar, anexados à investigação sobre suposto esquema de "rachadinha" no gabinete do senador Flávio Bolsonaro enquanto era deputado estadual no Rio, registram que seis cheques da mulher do ex-assessor Fabrício Queiroz foram compensados em favor da mulher do presidente Jair Bolsonaro em 2011, totalizando R$ 17 mil. Somados aos depósitos feitos por Fabrício tempos depois, o total chega a R$ 89 mil

sábado, 22 de agosto de 2020

Transporte alternativo intermunicipais retornarão as atividades em Sobral e em outras cidades da região.

Nenhuma descrição disponível.


A partir da próxima quarta-feira, dia 26, a Cooprovar, Rota Norte e outras cooperativas de transportes coletivos de diversas cidades da região, retornarão normalmente as rotas que haviam sido paradas em março no início da pandemia do coronavírus.

A Cooprovar é a cooperativa que transporta passageiros de Cariré para Sobral, Varjota, Reriutaba entre outras cidades. Topiques de outras cidades também poderão entrar na cidade de Sobral, que até então está proibido por decreto municipal. 

O uso obrigatório de máscara e a verificação da temperatura corporal serão medidas rigorosas para a execução das atividades.

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Deputado Jaziel Pereira defende castração química para quem cometer crimes sexuais

Projeto tem conteúdo semelhante ao apresentado pelo então deputado Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução/Facebook.
O deputado federal Jaziel Pereira (PL-CE) apresentou na Câmara Federal o projeto de Lei 4237/2020, cujo teor é semelhante a um apresentado pelo então deputado Jair Bolsonaro, que altera o Decreto-lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 – Código Penal, para estabelecer a castração química como causa de redução da pena nos crimes sexuais contra vulnerável.
A proposição inclui o seguinte artigo:
“Art. 218–C. A pena será reduzida em um terço, se o condenado pelos crimes tipificados nos artigos 217-A ou 218-A se submeter voluntariamente a tratamento químico-hormonal para a diminuição do ímpeto sexual e da libido”.
Na justificativa, Jaziel afirma que crimes sexuais têm atormentado a sociedade brasileira, citando o caso da menina de 10 anos do estado do Espírito Santo, que engravidou após passar 4 anos sendo violentada por um tio.
Segundo o parlamentar, a castração química ou médica é um tratamento que consiste na administração de medicamentos com o intuito de diminuir os níveis de testosterona e, por conseguinte, reduzir o apetite sexual de alguém. É prática utilizada em pedófilos e no tratamento de câncer de próstata. “A medida da castração química é adotada por vários países, como Estados Unidos, Canadá, Coreia do Sul, Áustria, Rússia, Suécia e Dinamarca. Atualmente é discutida na França e na Espanha”, informa o parlamentar.

Direito individual
Na redação do PL, Jaziel toca em possível conflito da proposta com o que prega a Constituição Federal. “Embora nossa Carta Magna preze o indivíduo de forma a não deixá-lo passar por tratamento degradante e/ou cruel, não podemos dizer que o direito individual de um indivíduo possa sobrepor à segurança pública de todos os demais”, argumenta.

Dados
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2019, relata o PL, a cada hora, quatro meninas brasileiras de até 13 anos são estupradas, e a maioria dos crimes é cometido por um familiar. Em 2018, último dado disponível, foram mais de 66.000 estupros no Brasil, 53,8% de meninas com menos de 13 anos.
Apesar dos casos conhecidos como estupros coletivos atraírem maior atenção midiática, em sua maioria os estupros são cometidos por um único autor (92,5%), havendo 7,5% de casos cometidos por múltiplos autores.

Blog do Edison Silva 

Em 2020, Ceará registra média de 6 abortos por mês entre meninas de até 14 anos

Dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS) apontam que, somente no primeiro semestre de 2020, foram registradas 39 internações por aborto entre meninas de 10 a 14 anos no Ceará, ou seja, mais de seis por mês.
As estatísticas se baseiam nas internações em hospitais públicos, seja o procedimento espontâneo, por razões médicas ou outras causas.
O cenário entre as adolescentes de 15 a 19 anos é ainda mais preocupante. Foram 469 internações por aborto entre janeiro e junho deste ano. Relações sexuais com meninas acima de 14 anos não são consideradas estupros de vulnerável, mas, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a gestação antes dos 20 anos completos “é uma condição que eleva a prevalência de complicações para a mãe, para o feto e para o recém-nascido, além de agravar problemas socioeconômicos já existentes”.
No Ceará, a maioria dos casos foram registrados em Fortaleza, onde nove crianças e adolescentes de até 14 anos passaram por aborto. Outros 21 municípios cearenses também contabilizaram internações pelo mesmo motivo: Juazeiro do Norte, Sobral, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Icó, Crato, Caucaia, Camocim e Brejo Santo, com dois casos; além de Tianguá, Quixadá, Morada Nova, Mombaça, Maracanaú, Ipu, Iguatu, Cascavel, Canindé, Barbalha, Aracati e Aquiraz, com uma internação por aborto cada.
Entre 2015 e 2019, o acúmulo é ainda mais expressivo: 602 internações de meninas de até 14 anos por efeito de abortos foram registradas em hospitais públicos cearenses, uma média superior a 120 por ano, cerca de dez por mês. Já entre adolescentes de 15 a 19 anos, foram 7.259 casos no mesmo período.
Prejuízos
De acordo com a psicóloga e professora do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Luciana Quixadá, a gravidez precoce ocasiona diversos prejuízos, tanto físicos quanto psíquicos. “A gravidez na infância ou na adolescência é um fenômeno que não deveria acontecer. A criança não tem estrutura física adequada para receber um outro corpo. Isso também acarreta nela um sentimento de culpabilização, de vergonha, existe toda uma pressão social em cima dessa menina”, pontua.
Na maioria dos casos, essa gestação acontece por uma situação de violência e não por uma relação consensual. “Essa menina foi vítima de uma violência e a sociedade revitimiza a criança (ou seja, a expõe à situação de violência novamente), porque existem os estereótipos, então isso acarreta nela estigmas”, pontua.
Para Luciana, o aborto tem a ver com o direito da mulher sobre o próprio corpo, que se estende para as crianças. “Os traumas que a maternidade precoce vai acarretar ao longo da vida dela, sem uma preparação psíquica e física para dar conta disso, é um prejuízo muito grande. Vemos mães com idade já adequada que apresentam depressão pós-parto, que ficam com série de sequelas quando a gravidez não era desejada. A criança está numa etapa da vida em que não dá conta de entender isso sozinha. Seguir com a gravidez é também uma violência”.
Ainda segundo Luciana, as consequências psicológicas desse procedimento começam ainda no ato do abuso sexual, que pode gerar medos, ideações suicidas e crises de ansiedade por exemplo.
Acompanhamento psicológico
Luciana ressalta a importância do acompanhamento psicológico nesses casos, tanto na manutenção da gestação quanto na interrupção. “A menina vai precisar de tratamento, pois esses sentimentos não vão desaparecer, é um caminho longo para serem resinificados, reelaborados e superados”, acrescenta.
Além disso, a psicóloga aponta como forma de combate à essa violência a educação sexual, pois objetiva dar suportes para a criança entender a situação como uma violência e se defender, e não antecipar a sexualidade.
Legislação
A criminalização do aborto “decorre da proteção do direito fundamental à vida, se estendendo à embrionária”, como explica o defensor público Adriano Leitinho, titular da 3ª Vara da Infância e Juventude, mas salienta que esse direito “nunca é absoluto”. “Ele está sujeito a exceções quando em face de outros direitos fundamentais: como a proteção da vida da criança vítima do estupro”, pontua.
O aborto é legalizado no Brasil em apenas duas situações, conforme o artigo 128 do Código Penal: “quando a vida da gestante está em risco ou quando a gravidez é decorrente de um estupro e seja da vontade dela por fim à gestação”, frisa Leitinho. No caso de meninas entre 10 e 13 anos de idade, por exemplo, qualquer relação sexual é considerada estupro de vulnerável, independentemente da situação em que ocorreu.
O G1 solicitou ao Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) o número de decisões judiciais relacionadas a abortos legais no Ceará, bem como o tempo médio de cada uma delas e que protocolo é adotado nestes casos. O órgão informou que, “por não existir filtro que indique especificamente o assunto referente a aborto legal, não é possível a extração dos dados solicitados”.
À Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), foi solicitada entrevista com representante sobre a realização desses procedimentos, quais protocolos adotados pela pasta para os pedidos de aborto legal, se há algum tipo de assistência após a realização, e se existe algum trabalho de prevenção à violência sexual no Ceará, no entanto a reportagem não conseguiu contato.
Também foi solicitado ao Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems) entrevista com algum representante sobre os casos de abortos de crianças e adolescentes nas cidades do interior, e sobre se e como é realizado algum trabalho de prevenção à violência sexual em cada localidade, mas a assessoria de comunicação informou que a conversa não seria possível até o fechamento desta edição.

G1/CE

Colisão entre motos deixa dois mortos em Novo Oriente





Uma colisão entre duas motocicletas por volta das 20h de ontem(19),  a altura da localidade de Henrique l, na zona rural de Novo Oriente provocou duas mortes.
Os veículos colidiram de frente e os condutores morreram no local. As vítimas foram, Elionardo do Nascimento Vieira, conhecido como 'Dadau', 28 anos natural do município de Boa Viagem, filho de Valmiza do Nascimento Vieira, residente em Sussuarana Novo Oriente. Ele conduzia a motocicleta Honda NXR Bros, de cor preta, placa NUT 7222, e Francisco Olavo Soares de Oliveira Lira, 21 anos, solteiro,  filho de Francisco José da Costa Lira e Antônia Soares de Oliveira, residente na localidade de Besouro, em Quiterianópolis.
Os corpos foram levados para o Hospital de Novo Oriente, e depois conduzidos para o IML de Tauá. 
Dadau residia na zona rural do município de Novo Oriente

Repórteres: Lindon Johnson/Tony Sales

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Partidos defendem mais uma parcela de R$ 600 e duas de R$ 300 do Auxílio Emergencial



O presidente Jair Bolsonaro deve definir até sexta-feira (21) o valor pelo qual pretende prorrogar o auxílio emergencial pago durante a pandemia e em quantas parcelas adicionais. O pagamento do benefício contribuiu para aumentar a popularidade do presidente, mas a um custo mensal de R$ 50 bilhões — equivalente a mais de 17 vezes o gasto com o Bolsa Família — e é considerado insustentável para os cofres públicos.
De um lado, o ministro da Economia, Paulo Guedes, defende um valor na faixa de R$ 200. Líderes de partidos, porém, querem a extensão até o fim do ano, com uma parcela no patamar de R$ 600 e outras de R$ 300.
Proposto inicialmente com valor de R$ 200 pelo governo, o auxílio deveria durar três meses. Foi prorrogado depois por mais dois meses. Caso o governo decida propor a nova extensão por um valor menor, vai precisar encaminhar ao Congresso a alteração por meio de medida provisória (MP). Neste caso, as características do programa, como o valor do benefício, por exemplo, podem ser alteradas por deputados e senadores.
Fonte: O Globo

Prefeitura de Catunda será disputada por duas mulheres e um homem.

Duas mulheres e um homem deverão disputar a Prefeitura de Catunda

A pouco mais de um mês para a realização das convenções partidárias e registro de candidaturas, Catunda é a primeira cidade da 54ª Zona Eleitoral - que também responde pelos municípios de Hidrolândia e Santa Quitéria - a praticamente, definir quem disputará a Prefeitura Municipal em 15 de novembro. São três pré-candidatos na disputa ao cargo majoritário.

A oitava eleição em Catunda desde a sua emancipação, deverá contar com três candidatos, sendo duas mulheres e um homem. Estão aptos a votar, 8.241 catundenses. 

Na sexta-feira passada (14), a atual prefeita Ravenna Lima (PDT) confirmou em entrevista a rádio local que disputará a reeleição. Ao longo do mandato, a esposa do ex-prefeito Ernane conseguiu garantir a manutenção da parceria com o empresário Evandro Farias (PSDB), que será novamente indicado como vice da sua chapa.

Derrotado em 2016, o ex-prefeito Tony Jorge (PP) optou por sair da linha de frente e o ungido do seu grupo político será Neto do Posto, empresário do ramo de combustíveis. Dividirá a chapa dele como vice, a filha de Tony Jorge, Rebeka Leitão.

O PT é outro partido que também estará no pleito majoritário, sendo opção de uma terceira via. A atual vereadora e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Joana Darc, será a candidata e terá como vice, Augostinho da Serra.
 
Fonte - a voz de ST Quitéria

Operação termina com sete presos por fraude milionária na Prefeitura do Eusébio

As pessoas presas foram encaminhadas à Delegacia de Capturas, em Fortaleza
O Grupo Especial de Combate à Corrupção (Gecoc), órgão do Ministério Público do Estado do Ceará, realizou nesta quarta-feira (19) a “ Operação Banquete”, com o apoio do Departamento Técnico Operacional (DTO) da Polícia Civil. O objetivo foi desarticular um grupo criminoso que fraudava licitações e dispensas na Prefeitura de Eusébio,  na Região Metropolitana de Fortaleza.   Foram cumpridos sete mandados de prisão, 17 de busca e apreensão e dois mandados de afastamento da função pública.
Os alvos da operação conjunta dos dois órgãos são agentes públicos e empresários. Durante as diligências foram apreendidos documentos, aparelhos celulares, computadores e uma quantia em dinheiro ainda não calculada.
As investigações começaram há dez meses e apontaram que empresários do ramo de alimentação e serviços gráficos teriam se associado para fraudar licitações e dispensas, em vários órgãos da prefeitura.
O grupo criminoso teria se valido de pessoas de baixa renda para figurarem como sócias meramente formais das empresas, garantindo e ocultando o desvio de recursos públicos para os verdadeiros donos. Os investigados teriam contado ainda com auxílio criminoso de servidores e dirigente de órgão público. De acordo com o Gecoc, o grupo faturou mais de R$ 7,6 milhões através da combinação de propostas entre licitantes, inclusive com a constituição de empresas em nome de “laranjas”.
SAIBA MAIS:
O que é o  Gecoc?  Organismo do Ministério Público do Estado do Ceará criado por meio do Provimento nº 093/2018. Tem caráter permanente e finalidade de prestar auxílio aos órgãos de execução do Ministério Público incumbidos da prevenção e repressão aos ilícitos penais e civis. São crimes praticados em detrimento do patrimônio público ou que atentem contra a probidade administrativa, atribuídos a agentes vinculados à Administração Pública direta ou indireta, estadual ou municipal, ou a entidades privadas que sejam destinatárias de recursos públicos.

Blog do Fernando Ribeiro

terça-feira, 18 de agosto de 2020

Foragido de Hidrolândia que espancou a mulher a pauladas dentro de cemitério no Manuíno é preso em Ipu pela GCM e a PC de Santa Quitéria

Fonte - blog do Francisco José (IPU)

 
Homem com Mandado de Prisão em aberto por ter espancado a ex-companheira dentro de um cemitério na zona rural de Ipu no dia 15 de julho, foi preso nesta terça-feira (18/08) nesta urbe pela Guarda Civil Municipal e a Polícia Civil de Santa Quitéria. 
A prisão do agressor se deu no final da manhã desta terça-feira (18/08), no bairro Alto da Boa Vista, após a Polícia Civil solicitar apoio ao delegado de Ipu e a Guarda Civil Municipal ser designada a prestar esse auxílio. 
A mulher espancada a pauladas pelo referido indivíduo, chegou a ser transferida para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, consequência das graves lesões, após a prisão do algoz, o mesmo foi recambiado para o seu município de origem; Hidrolândia-CE.
Bastidores da prisão do acusado.
Acusado.

Funcionários dos Correios no Ceará também aderem ao movimento grevista


Servidores dos Correios no Ceará aderiram à greve nacional da categoria iniciada nesta terça-feira (18). O sindicato dos trabalhadores da categoria afirmam que 70% dos profissionais pararam as atividades e devem permanecer sem trabalhar por tempo indeterminado.

De acordo com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (FENTECT), os grevistas são contra a privatização da estatal, reclamam do que chamam de "negligência com a saúde dos trabalhadores" na pandemia e pedem que direitos trabalhistas sejam garantidos.

Ainda conforme o sindicato, as agências no Ceará estão funcionando, mas com a capacidade de atendimento e de entrega reduzida.

A entidade afirma que desde julho os sindicatos tentam dialogar com a direção dos Correios sobre estes pedidos, o que, segundo eles, não aconteceu. Alegam que, em agosto, foram surpreendidos com a revogação do atual Acordo Coletivo que estaria em vigência até 2021.

De acordo com texto publicado no site da federação, "Foram retiradas 70 cláusulas com direitos como 30% do adicional de risco, vale alimentação, licença maternidade de 180 dias, auxílio creche, indenização de morte, auxílio creche, indenização de morte, auxílio para filhos com necessidades especiais, pagamento de adicional noturno e horas extras."

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Oligarquias que administram pequenos municípios turbinam cabides de emprego para continuarem no poder, enriquecendo as custas do erário.

Oposição de Salitre usa redes sociais para denunciar favorecimento a ex-secretária



A ex-secretária de Educação mantém duas remunerações na Prefeitura, o marido ganha sem trabalhar e a cunhada tem contrato no transporte escolar.


Em Salitre, município do porte de Ararendá, Poranga, Ipaporanga, Catunda, é administrado por uma oligarquia há 16 anos, cujo grupo, é liderado pelo ex-prefeito Agenor Ribeiro, que está em maus lençóis. O prefeito Rondilson Ribeiro, é acusado de esquema fraudulento com a ex-secretária de Educação, Claudia Lavor. A ex-secretária mantém duas remunerações na Prefeitura, que somadas chegam a R$ 3,6 mil.
O marido da ex-secretária, conhecido como Ricardo Oliveira, também, recebe um salário de R$ 3 mil para não desempenhar função alguma; e uma cunhada da ex-secretária, conhecida como Juliana Lindice, tem contrato no transporte escolar no valor de R$ 125 mil. Tudo denunciado nas redes sociais.
Além disso, o grupo precisa explicar o aluguel de uma casa na zona rural no valor de R$ 18 mil. A oposição, ainda, acusa a gestão de pressionar populares para assumir estarem infectados por covid-19. A ideia seria receber mais dinheiro para o enfrentamento da pandemia. As denúncias já estariam em poder do Ministério Público.

Jovem com tornozeleira eletrônica é morto a tiros no centro de Varjota


Um crime de execução foi registrado na noite deste sábado (15), no centro de Varjota, quando um jovem de 24 anos foi morto a tiros. A vítima, Francisco Valdey Estevam, conhecido como Neguinho da Carnaúba, usava tornozeleira eletrônica.
Ele estava na praça, quando o atirador encapuzado chegou a pé e passou a efetuar vários disparos. Neguinho ainda tentou fugir, ao correr em busca de abrigo, porém foi alcançado pelo criminoso, que o executou de maneira brutal. Logo em seguida, ele fugiu tomando rumo ignorado.
O corpo da vítima foi removido para o núcleo da Perícia Forense em Sobral. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas.

sábado, 15 de agosto de 2020

Camilo inaugura CE-469 e autoriza novo campus da Uece em Crateús




Através das redes sociais, o governador Camilo Santana inaugurou nesta sexta-feira (14) a Rodovia CE-469, do trecho que liga o município de Crateús à divisa com o Piauí, passando pelo distrito dos Tucuns. Aproveitando a ocasião, o chefe do Executivo cearense assinou a ordem de serviço para a construção do novo campus da Universidade Estadual do Ceará – Faculdade de Educação de Crateús (Uece/Faec). O investimento do Governo do Ceará nas duas intervenções é superior aos R$ 32 milhões.
Em comunicação por link montado no Palácio da Abolição, em Fortaleza, com o prefeito Marcelo Machado, direto de Crateús, Camilo Santana destacou o benefício da rodovia para a região. “É uma estrada que liga o município à divisa com o Piauí. Isso vai trazer muito mais desenvolvimento para a região porque unifica o acesso para o comércio, escoamento da produção. É uma obra de quase R$ 22 milhões”, disse o governador, que durante a sua execução esteve no local para vistoriar o trabalho.

Novo campus



O governador aproveitou a transmissão e assinou a ordem de serviço para a construção do novo campus da Uece de Crateús. “É um investimento de mais de R$ 10 milhões. Hoje, a Uece já tem vários cursos sendo ofertados aos jovens não só de Crateús, mas da região. É uma importante obra que vai garantir um espaço adequado e mais moderno para os nossos alunos da Uece – Campus Crateús. Acreditamos que o caminho para construir um mundo melhor e uma oportunidade para os nossos jovens é através da educação. É garantindo o direito deles de realizar um curso (de ensino) superior e agora cada vez mais próximo das pessoas”, enfatizou Camilo Santana.
A unidade de ensino em Crateús foi fundada em 1983, com a criação do Curso de Pedagogia, instalado provisoriamente em um prédio cedido pela Prefeitura. No ano de 1984, o curso foi reconhecido e então criada a Faculdade de Educação de Crateús (Faec), que por mais de oito anos funcionou como extensão da Uece. Durante 19 anos o local ofertou apenas o curso de Licenciatura em Pedagogia, iniciando em 2002 as Licenciaturas em Ciências Biológicas e Química.

Jovem de 19 anos é executado na calçada de casa em Santa Quitéria



A Polícia Civil de Santa Quitéria vai investigar uma execução ocorrida na madrugada deste sábado (15), em frente a uma residência na rua Ceará, no bairro Pereiros.
Por volta de 2h, indivíduos chegaram em uma moto e efetuaram aproximadamente três disparos contra a vítima, José Edmar Monte Filho, 19, que tombou já sem vida na calçada de sua casa. Após o o ataque, os atiradores fugiram tomando rumo ignorado.
O corpo só foi removido por volta das 10h para o núcleo da Perícia Forense em Canindé. Policiais militares fizeram diligências ao longo do dia pela região, mas até o fechamento desta matéria, sem êxito na identificação e localização dos executores.
 
A voz de Santa Quitéria

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Heitor Férrer denuncia no grande expediente da Assembleia conselheiro Ernesto Saboia

Heitor Férrer denuncia no grande expediente da Assembleia conselheiro Ernesto Saboia

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de o Ceará (TCE-CE) Ernesto Saboia está envolvido no atropelamento de um cadeirante. O nome da vítima é Francisco José Pereira da Silva — ele trabalha no Centro Fashion, empreendimento da Marquise que aluga espaços para comerciantes dos mais diferentes setores.
Francisco foi atropelado em frente ao local de trabalho, quando esperava o ônibus que o levaria para casa. No carro, estava o conselheiro Ernesto Saboia, que é conhecido pelos comerciantes como um dos diretores do Centro Fashion.
A vítima não recebeu os devidos cuidados e teve que fazer B.O, corpo de delito e levar o caso para o 34º Distrito Policial.
Em tempo
Além do descaso com o cadeirante, o que mais chama atenção no caso é um conselheiro do TCE ser diretor de um empreendimento da Marquise. “O seu Ernesto disse que era diretor do Centro Fashion, um dos donos”, afirmou Francisco José.
Como Ernesto Saboia, que julga contas da Marquise no TCE, trabalha para própia empresa?
Em tempo II
O caso será denunciado hoje (13) pelo deputado estadual Heitor Férrer na Assembleia Legislativa do Ceará, no Grande Expediente.
Confira B.O de Francisco José
1

2


quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Terapeuta é réu por estuprar garota de 13 anos em sessão de hipnose em Sobral

Imagem ilustrativa
 
Delegada orienta outras pessoas devem procurar a delegacia para denunciar o acusado, caso tenham sido abusadas pelo terapeuta.

Um terapeuta é réu na Justiça Estadual do Ceará acusado de estuprar uma adolescente de 13 anos que participava de uma sessão de hipnose em Sobral, na Região Norte do Estado. A informação foi confirmada pelo Ministério Público do Ceará (MPCE).

A adolescente foi dopada com medicação e estuprada, em dois encontros com o terapeuta em novembro do ano passado, segundo a investigação. Ela procurou o tratamento para amenizar um problema de saúde. Daniel não foi localizado para comentar a acusação.

O Ministério Público informou que a 6ª Promotoria de Justiça de Sobral denunciou o acusado em 17 de fevereiro deste ano e a Justiça aceitou a denúncia, no dia 19 seguinte. Segundo o MPCE, "o processo encontra-se em fase de cumprimento do mandado de citação do réu". Mais informações não podem ser repassadas porque a ação penal corre sob sigilo de Justiça.

Mandado de prisão

A titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Sobral, delegada Adriana Savi, que indiciou o suspeito por estupro de vulnerável, afirma que, além do depoimento da vítima, o crime foi comprovado por exame da Perícia Forense do Ceará (Pefoce).

"Antes da pandemia, foi mandado (o inquérito) para o Poder Judiciário. Inclusive, eu representei pela prisão preventiva e também pela busca e apreensão de material pornográfico que pudesse ter na clínica. Foi cumprido o mandado de busca e apreensão. O mandado de prisão não foi deferido", explica.


A delegada justifica que a prisão do suspeito "era necessária para preservar a apuração e a vítima". O material apreendido na clínica - inclusive um notebook, um tablet e um HD - foi levado para análise da Pefoce, mas os resultados não foram entregues à Polícia Civil nem à Justiça.

"O material foi para apurar outros crimes, porque o estupro de vulnerável aconteceu. Foi encontrada toda a materialidade e feita a parte da Polícia Civil corretamente", pontua Savi.

Não surgiram outras denúncias contra o terapeuta. Mas a delegada recomenda que se outra pessoa também foi vítima, deve procurar a delegacia para denunciar o caso. "A partir do momento que a gente encontra mais vítimas, a pena vai ser aumentada."

O acusado, que tem curso técnico de hipnose, não foi localizado pelo G1. De acordo com a delegada, ele negou ter cometido o crime durante a investigação policial. Após o cumprimento do mandado de busca e apreensão na clínica, ele saiu de Sobral para residir em outra cidade.

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) não forneceu informações sobre o caso. Em nota, o órgão explicou que no sistema público de busca processual, no nome do acusado não consta ação com a temática "estupro" ou "abuso".

"Ações que tramitam sob sigilo não aparecem no sistema público de busca processual para preservação dos nomes das partes. Além disso, processos dessa natureza tramitam em segredo de Justiça, razão pela qual não podem ser repassadas informações", afirma o TJCE.
Com informações do portal G1/CE

Padres da Diocese de Crateús têm nomes usados em golpes

Padres da região dos Sertões de Crateús, no Ceará, denunciam um esquema de golpes em que   criminosos se passam por clérigos para pedir dinh...