quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Operação termina com sete presos por fraude milionária na Prefeitura do Eusébio

As pessoas presas foram encaminhadas à Delegacia de Capturas, em Fortaleza
O Grupo Especial de Combate à Corrupção (Gecoc), órgão do Ministério Público do Estado do Ceará, realizou nesta quarta-feira (19) a “ Operação Banquete”, com o apoio do Departamento Técnico Operacional (DTO) da Polícia Civil. O objetivo foi desarticular um grupo criminoso que fraudava licitações e dispensas na Prefeitura de Eusébio,  na Região Metropolitana de Fortaleza.   Foram cumpridos sete mandados de prisão, 17 de busca e apreensão e dois mandados de afastamento da função pública.
Os alvos da operação conjunta dos dois órgãos são agentes públicos e empresários. Durante as diligências foram apreendidos documentos, aparelhos celulares, computadores e uma quantia em dinheiro ainda não calculada.
As investigações começaram há dez meses e apontaram que empresários do ramo de alimentação e serviços gráficos teriam se associado para fraudar licitações e dispensas, em vários órgãos da prefeitura.
O grupo criminoso teria se valido de pessoas de baixa renda para figurarem como sócias meramente formais das empresas, garantindo e ocultando o desvio de recursos públicos para os verdadeiros donos. Os investigados teriam contado ainda com auxílio criminoso de servidores e dirigente de órgão público. De acordo com o Gecoc, o grupo faturou mais de R$ 7,6 milhões através da combinação de propostas entre licitantes, inclusive com a constituição de empresas em nome de “laranjas”.
SAIBA MAIS:
O que é o  Gecoc?  Organismo do Ministério Público do Estado do Ceará criado por meio do Provimento nº 093/2018. Tem caráter permanente e finalidade de prestar auxílio aos órgãos de execução do Ministério Público incumbidos da prevenção e repressão aos ilícitos penais e civis. São crimes praticados em detrimento do patrimônio público ou que atentem contra a probidade administrativa, atribuídos a agentes vinculados à Administração Pública direta ou indireta, estadual ou municipal, ou a entidades privadas que sejam destinatárias de recursos públicos.

Blog do Fernando Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Padres da Diocese de Crateús têm nomes usados em golpes

Padres da região dos Sertões de Crateús, no Ceará, denunciam um esquema de golpes em que   criminosos se passam por clérigos para pedir dinh...