Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou alerta para que os clientes não caiam no golpe.
Recém lançado pelo governo federal, o Programa Desenrola Brasil para renegociação de dívidas vem sendo alvo de criminosos que tentam aplicar golpes por meio de links falsos. Nesta quinta-feira (20), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou alerta para que os clientes não caiam no golpe.

O Desenrola Brasil tem como principal objetivo reintroduzir pessoas com restrição de crédito na economia, permitindo melhores condições de renegociação de dívidas bancárias.Segundo a Febraban, criminosos podem aproveitar o programa para aplicar golpes por meio de links falsos e da engenharia social, que usa técnicas para enganar o usuário para que ele forneça dados confidenciais, além de realizar transações financeiras para o golpista.
Desenrola Brasil está na primeira fase
“É muito importante que o cliente não clique em links recebidos por aplicativos de mensagens, de redes sociais e patrocinados em sites de busca. Faça você mesmo o contato com o seu banco. Fique atento para que não sejam aceitas propostas de envio de valores com a finalidade de garantir melhores condições de renegociação das dívidas. Reforçamos que somente é possível renegociar as dívidas nos canais oficiais dos bancos”, disse, em nota, Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.
Como se prevenir dos golpes
Se o cliente desconfiar de alguma proposta ou do valor, ele deve em contato com o banco nos seus canais oficiais. Além disso, somente após a formalização de um contrato de renegociação é que o usuário pode ter os valores debitados da conta, nas datas acordadas. Outro alerta é, em caso de boletos, checar na hora do pagamento se está sendo feito realmente para a instituição financeira com a qual o cliente tem a pendência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário