O estudo aponta que o valor necessário para recuperar as rodovias no Ceará, incluindo ações emergenciais como reconstrução e restauração, além de manutenção, é estimado em R$ 3,08 bilhões

37,5% das rodovias federais e estaduais foram consideradas ótimas ou boas (Foto: Thiara Montefusco)
Márcia Rios
marciarios@ootimista.com.br
Divulgada nesta quarta-feira (17), a Pesquisa CNT de Rodovias revelou uma melhora no Estado Geral da malha viária brasileira em comparação a 2024. De acordo com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), no Ceará, 62,5% das rodovias federais e estaduais são regulares, ruins ou péssimas.
No levantamento referente ao Ceará, 2,9% da extensão avaliada foi considerada ótima, 34,6% boa, 52,9% regular, 9,1% ruim e 0,5% péssima. Durante 2025, foram analisados 3.773 km no Estado, representando 3,3% do total de rodovias pesquisadas no país.
Em relação aos dados apresentados no ano anterior, houve uma leve melhora nas condições das rodovias cearenses. O Ceará apresentou 203 pontos críticos, um avanço em comparação com o total deste ano, que foi de 51.
Veja a comparação entre os números registrados nas duas últimas pesquisas acerca das rodovias no Ceará:

Pavimento, sinalização e geometria das vias
A pesquisa avaliou as vias com base em três critérios principais: pavimento, sinalização e geometria. Em relação à pavimentação, 30,3% da extensão foi classificada como ótima, 9,9% boa, 42,0% regular, 16,5% ruim e 1,3% péssima. Cerca de 0,5% apresenta pavimentação totalmente destruída.
No quesito sinalização, os dados mostram que 3,3% foram classificadas como ótimas, 58,4% boas, 31,3% regulares, 5,0% ruins e 2,0% péssimas. Além disso, 3,0% da extensão não possuem faixa central e 4,3% carecem de faixas laterais.
Quanto à geometria das vias, os números indicam que 27,5% da extensão foi considerada ótima, 18,3% boa, 28,8% regular, 22,1% ruim e 3,3% péssima. Predominam pistas simples em 98,7% das rodovias analisadas. A falta de acostamento está presente em 43,9% dos trechos avaliados, enquanto 45,8% dos segmentos com curvas perigosas não possuem sinalização adequada.
O estudo aponta que o valor necessário para recuperar as rodovias no Ceará, incluindo ações emergenciais como reconstrução e restauração, além de manutenção, é estimado em R$ 3,08 bilhões. Dos recursos autorizados pelo governo federal para infraestrutura rodoviária no estado em 2025 (R$ 85,21 milhões), apenas R$ 30,78 milhões haviam sido investidos até novembro, representando 36,1% do total autorizado.
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