Escandalo na Santa Casa de Sobral
![]() |
Documento da Prefeitura de Sobral às populações |
![]() |
Documento da Prefeitura de Sobral às populações |
Ainda despertou o interesse dos analistas 10.296 situações em que um mesmo candidato recebeu numerosas contribuições feitas por diferentes empregados de uma mesma empresa. Foto: Reprodução/ ConJur
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu na última quinta-feira (22) o resultado do cruzamento de informações entre as prestações de contas parciais apresentadas pelos candidatos das Eleições Gerais de 2022 e os dados de órgãos de fiscalização da Administração Pública, como o Tribunal de Contas da União (TCU), a Receita Federal, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), o Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) e a Polícia Federal (PF).
Nesta primeira rodada de análises, foram detectados 59.072 casos de doações ou gastos potencialmente irregulares, que perfazem um total de mais de R$ 605 milhões de transferências questionáveis, que precisam ser apuradas com o levantamento de provas materiais e de informações mais aprofundadas.
No caso dos fornecedores de campanhas, são indícios de pagamentos irregulares quando o fornecedor é uma empresa com número reduzido de empregados ou tem pelo menos um dos sócios inscrito em programas sociais do governo, como o Auxílio Brasil.
Também chama a atenção dos órgãos fiscalizadores situações em que a empresa fornecedora foi constituída em 2022 e tem um dos sócios filiado a partido político, ou com algum parentesco com candidato ou vice.
Já doações eleitorais realizadas por pessoas beneficiárias de programas sociais do Governo ou com renda incompatível com o valor doado foram igualmente identificadas pelo cruzamento de dados.
Foram detectados, por exemplo, 190 casos de doadores desempregados e seis que constam como falecidos. Ainda despertou o interesse dos analistas 10.296 situações em que um mesmo candidato recebeu numerosas contribuições feitas por diferentes empregados de uma mesma empresa.
Os casos de doações ou gastos questionáveis são encaminhados ao MP Eleitoral para serem investigados e, se forem constatadas irregularidades após o levantamento de provas materiais e de informações mais aprofundadas, poderão virar processos a serem analisados pela Justiça Eleitoral.
Novas rodadas de cruzamentos de dados serão realizadas após a entrega das prestações de contas relativas ao primeiro turno das Eleições, que deve ocorrer até 2 de novembro.
Fonte: TSE
As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.
O Blog do KT fez um levamento da divulgação das cidades na nossa região, de acordo com os dados apresentados pelo MEC/INEP no último dia 16/08.
Confira.
Das 100 melhores escolas do Brasil, 87 são do Ceará. Os dados estão baseados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado nesta sexta-feira (16) pelo Ministério da Educação (MEC).
Segundo os dados do Ideb, as 10 melhores escolas do Brasil, do 1º ao 5º ano, são cearenses. A instituição que recebeu a maior nota do país foi a Escola de Ensino Fundamental Francisca Diogo Gomes, localizada no município de Massapê. O segundo melhor resultado foi da Escola Municipal Antônio Silvano Balacó, em Pires Ferreira.
Confira a lista das 10 melhores escolas do Brasil 2021 (1º ao 5º ano)
1- Escola de Ensino Fundamental Francisca Diogo Gomes (Massapê, Ceará);
2- Escola Municipal Antônio Silvano Balacó (Pires Ferreira, Ceará);
3- Centro Educacional Rural (Pires Ferreira, Ceará);
4- Escola Municipal José Alves de Sena (Ararendá, Ceará);
5- Escola Municipal José Eneas Pinheiro (Milhã, Ceará);
6- Escola Municipal Prefeito Raphael Cláudio de Araújo (Mucambo, Ceará);
7- Escola Municipal Joaquim José Monteiro (Cruz, Ceará);
8- Escola Municipal Macário José de Farias (Cruz, Ceará);
9- Escola Municipal Francisco Ricardo da Silva (Mucambo, Ceará);
10- Escola Municipal Maria Vânia Farias Linhares (Mucambo, Ceará).
A educação no Estado do Ceará também se destaca nos anos finais do Ensino Fundamental, que corresponde do 5º ao 9º ano. Nessa faixa, 8 das 10 melhores são cearenses. A melhor foi a Escola de Ensino Fundamental Joaquim José Monteiro, no município de Cruz. A segunda foi o Centro de Educação Infantil e Fundamental (CEIF) Edval Araújo da Silva, de Novo Oriente.
Confira a lista das 10 melhores escolas do Brasil 2021 (5º ao 9º ano)
1- Escola Municipal Joaquim José Monteiro (Cruz, Ceará);
2- Centro de Educação Infantil e Fundamental Edval Araújo da Silva (Novo Oriente, Ceará);
3- Escola Municipal Alzira Maria de Araujo (Pires Ferreira, Ceará);
4- Escola Municipal Firmino José (Ararendá, Ceará);
5- Escola Municipal João Evangelista da Cruz (Cruz, Ceará);
6- Escola Municipal Pedro Marques da Cunha (Cruz, Ceará);
7- Escola Municipal 03 de Dezembro (Ararendá, Ceará);
8- Escola Municipal Santa Cecília (Cruz, Ceará);
9- Escola Municipal Professora Janaina Mercia Freire Silva (Custódia, Pernambuco);
10- Escola Municipal de Educacao Basica Engenheiro Guttenberg Breda Netto (Coruripe, Alagoas).
Ensino Médio : os resultados despencam ! O maior gargalo da educação cearense é no ensino médio
Os índices caem quando se trata do Ensino Médio. Nesse cenário, das 10 melhores escolas do Brasil apenas 2 são do Ceará. O melhor colocado é o Colégio Militar de Fortaleza, que aparece na 5ª posição. A outra classificada é a Escola de Ensino Profissionalizante Adriano Nobre, em Itapajé, que aparece na 10ª posição.
Confira a lista das 10 melhores escolas do Brasil 2021 (Ensino Médio)
1- Escola de Aplicacao do Recife (Pernambuco);
2- Escola Preparatória de Cadetes Do Ar (Minas Gerais);
3- Colegio Tiradentes Ijui (Rio Grande do Sul);
4- Colégio Tiradentes Passo Fundo (Rio Grande do Sul);
5- Colégio Militar de Fortaleza (Ceará);
6- Colégio Tiradentes Santa Maria (Rio Grande do Sul);
7- Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra (Pernambuco);
8- Presidente Vargas Etec (São Paulo);
9- Irmã Agostina Etec (São Paulo);
10- EEPP Adriano Nobre (Ceará).
COMO É CALCULADA A NOTA DO IDEB?
A média padronizada dos estudantes é obtida a partir das proficiências médias em Língua Portuguesa e Matemática alcançadas na Prova Brasil ou no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
A nota é utilizada como indicador de qualidade educacional desde 2005. Em 2007, entraram em vigor metas a serem alcançadas a cada nova edição, divulgada a cada dois anos pelo Inep.
PARA QUE SERVE O IDEB?
O Ideb permite o monitoramento do sistema de ensino do País através do diagnóstico e norteamento de ações políticas. Ele ajuda a:
detectar escolas e/ou redes de ensino cujos alunos apresentem baixa
performance em termos de rendimento e proficiência;
monitorar a evolução temporal do desempenho dos alunos dessas escolas e/ou redes de ensino;
direcionar
programas para promover o desenvolvimento educacional de redes de
ensino em que os alunos apresentam baixo desempenho.
O Supremo Tribunal Federal (STF) finalizou o julgamento que manteve a decisão do ministro Luís Roberto Barroso sobre o piso salarial dos profissionais de enfermagem. O placar final foi 7 votos a 4 contra o pagamento imediato do piso.
Ontem (15), o Supremo formou maioria de 7 votos a 3 para manter a decisão, mas faltava o último voto, que foi proferido hoje (16) pela presidente, ministra Rosa Weber, que é oriunda da Justiça do Trabalho.
Para Rosa Weber, as argumentações dos impactos financeiros informados pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde) já foram avaliadas pelos parlamentares, durante a tramitação da matéria no Congresso Nacional.
“A avaliação de riscos e impactos negativos produzida unilateralmente pela entidade autora não pode prevalecer, ao menos em juízo delibatório [apreciação judicial], sobre as conclusões formuladas pelo Congresso Nacional com base em estudos e relatórios elaborados em conjunto com os representantes dos setores público e privado, inclusive com órgãos e entidades da sociedade civil organizada”, afirmou.
A ministra também descartou risco de lesão à autonomia dos estados e municípios. “O diploma legislativo impugnado, editado pela União no exercício de sua competência constitucional, apenas institui o parâmetro remuneratório mínimo, cabendo a cada um dos demais entes da federação definir, no âmbito do próprio território, o quantum remuneratório a ser pago a seus respectivos servidores públicos”, completou.
No dia 4 de setembro, Barroso atendeu ao pedido de liminar feito pela CNSaúde, suspendeu o piso e concedeu prazo de 60 dias para que os envolvidos na questão possam encontrar soluções para garantir o pagamento.
Após a decisão, o caso foi levado a referendo dos demais ministros da Corte no plenário virtual, modalidade de votação na qual os votos são inseridos em um sistema eletrônico e não há deliberação presencial. O julgamento foi iniciado na sexta-feira (9).
Sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, a Lei 14.434/2022 instituiu o piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. Para enfermeiros, o piso previsto é de R$ 4.750. Para técnicos, o valor corresponde a 70% do piso, enquanto auxiliares e parteiras terão direito a 50%.
Na semana passada, Barroso afirmou que a decisão foi tomada porque é preciso uma fonte de recursos para viabilizar o pagamento do piso salarial. O ministro disse que é a favor do piso salarial da enfermagem, mas aceitou a suspensão diante do risco de descumprimento imediato da lei.
Segundo o ministro, hospitais particulares estavam realizando demissões por antecipação. Além disso, obras sociais, santas casas e prefeituras relataram que não têm recursos para fazer o pagamento do piso.
O placar foi 7x4 pela suspensão :
Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Luiz Fux.
André Mendonça, Kassio Nunes Marques, Edson Fachin e Rosa Weber.
Da Agência Brasil
Um homem de 43 anos foi preso em São João de Meriti (RJ), na Baixada Fluminense, suspeito de pintar sementes de feijão fradinho de verde, para vendê-las como feijão de corda. O objetivo do esquema seria superfaturar o alimento, já que o quilo do feijão mais convencional, de cor marrom, custa R$ 6,50, enquanto o segundo custa R$ 27,50, mais de 400% mais caro.
A Polícia Civil do Rio de Janeiro recebeu denúncias anônimas e enviou agentes até uma casa no bairro Gamboa, na capital do estado, onde encontraram carregamentos de feijão ainda sem a pigmentação e os potes do corante alimentício usado na falsificação.
Com a investigação, os policiais chegaram até o homem que seria o chefe do esquema, que confessou o crime, segundo nota enviada pela corporação à reportagem. Ele afirmou que, de segunda a sexta-feira, vendia o feijão adulterado em uma feira livre em São João de Meriti. Aos finais de semana, viajava para São Gonçalo para aplicar o golpe.
O suspeito foi preso nesta segunda (12) por agentes da Decon (Delegacia do Consumidor). Ele nasceu no Rio Grande do Sul e disse ter aprendido sobre o “truque” para superfaturar o produto durante uma temporada em São Paulo.
O imóvel da Gamboa em que funcionava a “fábrica” de feijão corda foi interditado. O homem, que não teve a identidade divulgada, deve responder por crime contra as relações de consumo. A Polícia não informou se o tipo de corante usado poderia fazer algum mal à saúde dos consumidores. (Folhapress)
Moto romaria de Fortaleza à Canindé a organização confirma o evento para 2022, Os motoromeiros percorrerão 110 quilômetros da Avenida Mister Hull, em Fortaleza, até o município de Canindé. Das 8h às 12h, a BR-020 será interditada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e tem sentido único Fortaleza-Canindé.
Será neste domingo,18 de setembro a realização da 36ª moto romaria de Fortaleza a Canindé, após o DNIT (departamento nacional de infraestrutura de transportes), garantir a recuperação da BR-020 que vai melhorar a trafegabilidade, condicionando a todos participarem da tradicional moto romaria marcada pela fé e devoção ao santo.
A Moto Romaria foi idealizada pelo engenheiro e coordenador do evento Edson Maia, que sofreu um acidente de trânsito em 1984 e, durante a recuperação, fez promessa a São Francisco, de vir anualmente a Canindé de moto para agradecer pela cura. Iniciada de maneira tímida, a romaria hoje atrai dezenas de milhares de motociclistas de várias cidades. Assim como Edson, A maioria dos romeiros comparece ao evento para pagar promessa pela recuperação de acidentes de trânsito.
De acordo com frei Marconi Lins, pároco e reitor do Santuário de Canindé, as romarias são fruto da religiosidade popular e uma das expressões mais fortes da devoção do povo brasileiro. “A história dessas peregrinações ao santuário é antiga, e demonstra que individualmente ou em grupos, o povo cristão sempre depositou suas preces aos pés do santo dos pobres’’, observa o sacerdote”.
ESTÁTUA DE SÃO FRANCISCO EM OBRAS
O serviço de terraplanagem na obra de urbanização da estátua de São Francisco continua em seus primeiros 30 dias, desde quando a empresa instalou seu canteiro de obras. O prazo de previsão será de 12 meses.
O engenheiro da obra, Dr. Lucas Albuquerque, da empresa GTM, parceira da construtora Feitosa, anunciou que as escavações das fundações do setor comercial, iniciaram pelo restaurante, depois, o mesmo serviço será executado para os setores dos boxes, de lanches e assim por diante.
Canindé News
Para quem já fez o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral, há a possibilidade de utilizar o aplicativo e-Título como forma de identificação, uma vez que, para quem fez a biometria, o app mostra a foto do eleitor. O e-Título, que funciona em smartphones e tablets, pode ser baixado na Google Play e App Store.
Identificação no dia da eleição
A Resolução TSE nº 23.669/2021, que trata dos atos gerais do processo eleitoral, lista os documentos que serão aceitos como forma de comprovação da identidade da eleitora ou eleitor no dia da votação.
São eles:
‘Eu não piso neste festival nunca mais’, disse Anitta após funk ficar fora de palco principal
A cantora Anitta postou um vídeo enigmático no Twitter na tarde desta segunda (12), e fãs apontaram uma indireta a Ludmilla. “De nada, galera. Disponham”, escreveu a intérprete de Envolver. Além disso, a cantora detonou o Rock in Rio por não ter colocado o funk no Palco Mundo, o lugar dos shows de maior destaque. Anitta afirmou que nunca mais se apresenta no festival.
Enquanto os fãs de Ludmilla enalteceram a performance da artista na última noite de Rock in Rio, onde ela que cantou vários estilos musicais de sua vasta discografia, entre eles o funk, os fãs de Anitta argumentaram que ela tinha de agradecer à Garota do Rio por ter levado o gênero ao festival. “Pioneira! Sempre abrindo as portas”, escreveu um usuário.
O nome da primeira brasileira vencedora do VMA chegou a figurar nos assuntos mais comentados nas redes sociais no domingo (11), mesmo ela não sendo uma das atrações do Rock in Rio.
Alguns internautas avaliaram a atitude da intérprete de Show das Poderosas como arrogante. “Achei desnecessário. Anitta fez por ela mesmo, Ludmilla só estava la pelo seu próprio talento”, disse.
Com a repercussão, Anitta voltou ao Twitter para dizer que não estava mandando indiretas a Lud. “Não estou mandando indireta a NINGUÉM específico. Nunca fiz, não seria agora”, escreveu Anitta. “E quem quiser chamar de egocêntrica pode chamar. Me acho mesmo. Eu sei tudo que eu fiz e tenho o direito de honrar a mim mesma”.
“O funk só estava lá porque foi obrigado a ser engolido pelo festival. E eu sei bem de pertinho como. A reputação do festival com a indignação do povo se não tivesse funk não ia ser nada legal. Mas pro Palco Mundo não tem (como foram as palavras mesmo?) “star quality””, reclamou Anitta, que se apresentou no Palco Mundo em 2019 e mas edições de 2018 e 2022 do Rock in Rio Lisboa.
“Eu não piso neste festival nunca mais. Só se um dia eles resolverem dar aos artistas que falam português o mesmo respeito que dão aos estrangeiros. Pergunte aos mais corajosos como são tratados quem é do Brasil e como é tratado quem é de fora. É como se estivessem fazendo um grande favor por colocar a gente lá e a gente que se humilhe a qualquer condição deles pra dar tudo certo pros estrangeiros”, disse Anitta.
Petista disse que não havia negros nos atos de 7 de Setembro
A campanha de Camila Georg (PSC), candidata a deputada federal pelo Rio Grande do Norte, dará entrada em uma queixa-crime contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por racismo. Isto porque o petista comparou os atos do presidente Jair Bolsonaro pelo dia 7 de Setembro uma reunião da Ku Klux Klan, grupo supremacista branco dos Estados Unidos (EUA).
– Foi uma coisa muito engraçada o ato do Bolsonaro. Parecia uma reunião da Ku Klux Klan. Só faltou o capuz. Não tinha negro, não tinha pardo, não tinha pobre, trabalhador. O artista principal era o velho da Havan, que aparecia como se fosse o Louro José da campanha do Bolsonaro – apontou Lula.
Camila, que é negra e conhecida como Preta Opressora, esteve presente nos atos pelo Dia da Independência e disse que, na verdade, o que faltou foi “bandido”.
– O que não faltou foi negro, pardo e trabalhador nos atos de 7 de setembro. Na verdade, sentimos falta de uma coisa, graças a Deus: não tinha bandido – disse Camila, que também pede a impugnação no TSE da candidatura de Lula e uma ação cível contra o ex-presidente.
A candidata chegou a registrar sua ida no 7 de Setembro, com os seus filhos.
Pleno News
Para os médicos, não adianta fazer campanha apenas para o homem adulto, já que esse comportamento é reflexo de toda uma história de vida que começa logo depois que o menino larga o pediatra
Pesquisa inédita feita pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) com dados do Sistema de Informação Ambulatorial do Ministério da Saúde revela que o número de consultas de meninos adolescentes, de 12 a 18 anos, ao urologista é 18 vezes menor que o de atendimentos de ginecologistas a meninas da mesma faixa etária.
Em 2021, foram registrados 189.943 atendimentos femininos por ginecologistas na faixa etária de 12 a 18 anos, contra 10.673 atendimentos masculinos por urologistas nessa mesma faixa etária. Em 2020, foram 165.925 atendimentos de meninas por ginecologistas e 7.358 atendimentos de meninos por urologistas.
Ampliando o levantamento para a busca por atendimento médico, as meninas entre os 12 e os 19 anos vão quase duas vezes e meia a mais ao médico que os meninos da mesma idade. Números de 2020 do Sistema de Informação Ambulatorial (SIA) do Ministério da Saúde revelam que o acesso das meninas entre 12 e 19 anos ao SUS foi quase 2,5 vezes maior que o dos meninos: 10.096.778 de meninas, contra 4.066.710 de meninos.
Independentemente da faixa etária, o homem procura menos o médico para consultas de rotina, o que faz com que ele tenha uma expectativa de vida de menor. “As mulheres vivem, em média, sete a dez anos mais do que os homens. A gente percebeu que isso ocorre porque o homem não procura fazer os exames necessários, como as mulheres fazem”, disse o presidente da SBU, Alfredo Canalini, à Agência Brasil.
Para os médicos, não adianta fazer campanha apenas para o homem adulto, já que esse comportamento é reflexo de toda uma história de vida que começa logo depois que o menino larga o pediatra.
Canalini afirma que, ao contrário das meninas, que as mães levam à ginecologista para serem avaliadas tão logo entram na adolescência e menstruam, os meninos “ficam meio à deriva”. “O adolescente do sexo masculino não vai ao médico”.
(AGÊNCIA BRASIL)
A baixa umidade pode provocar ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz, além de aumentar os riscos de incêndios florestais.
![]() |
O alerta amarelo prevê umidade do ar entre 30% e 20% para as cidades dessas regiões |
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, neste sábado (2), alerta de baixa umidade relativa do ar para quatro regiões do Ceará. Os alertas são para as regiões do Cariri, Centro-Sul, Sertão dos Inhamuns e Crateús, parte do Vale do Jaguaribe, Sertão Central e Ibiapaba. O aviso vale até às 19h deste sábado.
A baixa umidade pode provocar ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz, além de aumentar os riscos de incêndios florestais.
O alerta amarelo prevê umidade do ar entre 30% e 20% para as cidades dessas regiões.
Índice de umidade relativa do ar:
Conforme o Inmet, a baixa umidade pode provocar ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. O órgão deu orientações para a população enfrentar as condições climáticas. Hidratação
A principal recomendação para os dias secos é tomar bastante água, o que pode ajudar a aliviar a irritação na garganta. Lavar as narinas com soro fisiológico também ajuda a diminuir o desconforto no nariz. Confira:
Estados, municípios e o Distrito Federal já podem submeter à União os
pedidos de repasse de recursos para custear a gratuidade no transporte
público aos idosos com 65 anos ou mais. A medida provisória que
disponibilizou os R$ 2,5 bilhões que vão financiar o benefício já havia
sido publicada na semana passada.
Nesta sexta-feira (2), uma portaria que regulamenta os procedimentos para o repasse de recursos também saiu no Diário Oficial da União. O cadastramento de propostas já está aberto e pode ser feito até o dia 9 de setembro na Plataforma +Brasil.
A ação está prevista na Emenda Constitucional (EC) nº 123/2022, promulgada em junho, que também instituiu o aumento no valor do Auxílio Brasil para R$ 600, criou um novo benefício para caminhoneiros e aumentou no auxílio-gás para famílias vulneráveis. No caso do benefício a idosos, todo o montante de R$ 2,5 bilhões deverá ser usado exclusivamente para pagar a gratuidade de maiores de 65 anos em sistemas regulares de transporte público coletivo urbano, semiurbano ou metropolitano. Os recursos serão aportados até 31 de dezembro deste ano.
A execução dos recursos será feita de forma descentralizada, por meio de transferências da União aos órgãos vinculados a ela, às cidades, aos estados e ao Distrito Federal. Pelas regras, os entes federativos serão responsáveis pelo uso e distribuição dos recursos aos prestadores de serviços, observando-se a premissa do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos.
O repasse dos recursos será proporcional à população maior de 65 anos residente em cada estado e município, desde que possuam serviço de transporte municipal ou intermunicipal regular em operação. O cálculo da quantidade de pessoas nesta faixa etária será feito com base na estimativa mais atualizada publicada pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS) a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O primeiro passo é o preenchimento dos campos obrigatórios de cadastramento na Plataforma + Brasil. Em seguida, o representante do ente federativo deverá incluir uma autodeclaração que confirme possuir serviço de transporte público de passageiros de forma regular em operação.
Nos casos em que a autodeclaração envolver serviços de caráter semiurbano ou metropolitano, deverão ser incluídas as cidades atendidas pelo solicitante. Além disso, também deverá ser preenchido o Plano de Ação no módulo Fundo a Fundo da plataforma.
A análise das solicitações será feita pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) até o dia 16 de setembro. O enquadramento final das solicitações, com o devido cálculo da distribuição dos valores aos entes federativos elegíveis, será efetivado até 21 de setembro.
Agência Brasil
No mês passado, as concessionárias do Estado comercializaram 9.160 unidades, contra 8.263 em julho, segundo a Fenabrave
As vendas de veículos novos cresceram 10,86% em agosto, segundo dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). No mês passado, as concessionárias do Estado comercializaram 9.160 unidades, contra 8.263 em julho.
Em relação a agosto de 2021, porém, quando foram vendidos 9.619 veículos novos, houve recuo de 4,77%. No acumulado dos oito primeiros meses do ano, o resultado também é negativo frente a igual período do ano passado. De janeiro a agosto, foram vendidas 68.739, contra 71.665 em 2021, queda de 4%.
Brasil
No Brasil, as vendas de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus novos cresceram 14,6% em agosto, ante julho, para 208.493 unidades. No acumulado do ano, houve queda de 8% nos licenciamentos, totalizando 1,3 milhão de unidades, segundo a Fenabrave.
“Em que pese o fato de termos dois dias úteis a mais em agosto, o resultado aponta uma clara tendência de recuperação dos emplacamentos no Brasil”, diz José Andreta Jr., presidente da Fenabrav. Segundo ele, a escassez de peças e componentes já não é mais tão limitante para o setor, como no início do ano.
Fortaleza é sede do evento Seminário + Negócios — Encontro de Laticínios, promovido pelo Grupo + Food, que acontece nesta quinta-feira (20...