sexta-feira, 16 de setembro de 2022

10 escolas públicas do Ceará são as melhores do Brasil nos anos iniciais (1º ao 5º ano)

 Por que o Ceará têm as melhores as escolas públicas do Brasil?

Das 100 melhores escolas do Brasil, 87 são do Ceará. Os dados estão baseados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado nesta sexta-feira (16) pelo Ministério da Educação (MEC).

Segundo os dados do Ideb, as 10 melhores escolas do Brasil, do 1º ao 5º ano, são cearenses. A instituição que recebeu a maior nota do país foi a Escola de Ensino Fundamental Francisca Diogo Gomes, localizada no município de Massapê. O segundo melhor resultado foi da Escola Municipal Antônio Silvano Balacó, em Pires Ferreira.

Confira a lista das 10 melhores escolas do Brasil 2021 (1º ao 5º ano)

1- Escola de Ensino Fundamental Francisca Diogo Gomes (Massapê, Ceará);
2- Escola Municipal Antônio Silvano Balacó (Pires Ferreira, Ceará);
3- Centro Educacional Rural (Pires Ferreira, Ceará);
4- Escola Municipal José Alves de Sena (Ararendá, Ceará);
5- Escola Municipal José Eneas Pinheiro (Milhã, Ceará);
6- Escola Municipal Prefeito Raphael Cláudio de Araújo (Mucambo, Ceará);
7- Escola Municipal Joaquim José Monteiro (Cruz, Ceará);
8- Escola Municipal Macário José de Farias (Cruz, Ceará);
9- Escola Municipal Francisco Ricardo da Silva (Mucambo, Ceará);
10- Escola Municipal Maria Vânia Farias Linhares (Mucambo, Ceará).

A educação no Estado do Ceará também se destaca nos anos finais do Ensino Fundamental, que corresponde do 5º ao 9º ano. Nessa faixa, 8 das 10 melhores são cearenses. A melhor foi a Escola de Ensino Fundamental Joaquim José Monteiro, no município de Cruz. A segunda foi o Centro de Educação Infantil e Fundamental (CEIF) Edval Araújo da Silva, de Novo Oriente.

Confira a lista das 10 melhores escolas do Brasil 2021 (5º ao 9º ano)

1- Escola Municipal Joaquim José Monteiro (Cruz, Ceará);
2- Centro de Educação Infantil e Fundamental Edval Araújo da Silva (Novo Oriente, Ceará);
3- Escola Municipal Alzira Maria de Araujo (Pires Ferreira, Ceará);
4- Escola Municipal Firmino José (Ararendá, Ceará);
5- Escola Municipal João Evangelista da Cruz (Cruz, Ceará);
6- Escola Municipal Pedro Marques da Cunha (Cruz, Ceará);
7- Escola Municipal 03 de Dezembro (Ararendá, Ceará);
8- Escola Municipal Santa Cecília (Cruz, Ceará);
9- Escola Municipal Professora Janaina Mercia Freire Silva (Custódia, Pernambuco);
10- Escola Municipal de Educacao Basica Engenheiro Guttenberg Breda Netto (Coruripe, Alagoas).

Ensino Médio : os resultados despencam ! O maior gargalo da educação cearense é no ensino médio 

Os índices caem quando se trata do Ensino Médio. Nesse cenário, das 10 melhores escolas do Brasil apenas 2 são do Ceará. O melhor colocado é o Colégio Militar de Fortaleza, que aparece na 5ª posição. A outra classificada é a Escola de Ensino Profissionalizante Adriano Nobre, em Itapajé, que aparece na 10ª posição.

Confira a lista das 10 melhores escolas do Brasil 2021 (Ensino Médio)

1- Escola de Aplicacao do Recife (Pernambuco);
2- Escola Preparatória de Cadetes Do Ar (Minas Gerais);
3- Colegio Tiradentes Ijui (Rio Grande do Sul);
4- Colégio Tiradentes Passo Fundo (Rio Grande do Sul);
5- Colégio Militar de Fortaleza (Ceará);
6- Colégio Tiradentes Santa Maria (Rio Grande do Sul);
7- Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra (Pernambuco);
8- Presidente Vargas Etec (São Paulo);
9- Irmã Agostina Etec (São Paulo);
10- EEPP Adriano Nobre (Ceará).


COMO É CALCULADA A NOTA DO IDEB?

A média padronizada dos estudantes é obtida a partir das proficiências médias em Língua Portuguesa e Matemática alcançadas na Prova Brasil ou no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

A nota é utilizada como indicador de qualidade educacional desde 2005. Em 2007, entraram em vigor metas a serem alcançadas a cada nova edição, divulgada a cada dois anos pelo Inep.

PARA QUE SERVE O IDEB?

O Ideb permite o monitoramento do sistema de ensino do País através do diagnóstico e norteamento de ações políticas. Ele ajuda a:

detectar escolas e/ou redes de ensino cujos alunos apresentem baixa

 performance em termos de rendimento e proficiência;

monitorar a evolução temporal do desempenho dos alunos dessas escolas e/ou redes de ensino;

direcionar programas para promover o desenvolvimento educacional de redes de ensino em que os alunos apresentam baixo desempenho.

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