
A partir de segunda,durante toda a semana de 23 a 27 de setembro, a van itinerante do Decon
Viajante visita os municípios de Novo Oriente, Ipaporanga, Ararendá, Poranga e
Croatá realizando atendimento especializado. A iniciativa é coordenada pelo
Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), do Ministério
Público do Ceará (MPCE). A população terá a oportunidade de tirar dúvidas e
registrar reclamações contra fornecedores de produtos e serviços e contra
estabelecimentos que descumpram as leis. A van itinerante do Projeto fica
estacionada nas Praças Centrais de cada cidade, sempre das 8h às 14h. O veículo
seguirá o seguinte cronograma: segunda, (23) Novo Oriente, terça (24) Ipaporanga, quarta(25)
Ararendá, quinta(26) Poranga, sexta(27) Croatá. Além dos serviços de atendimento à
população, o Decon Viajante também oferece serviços de palestras jurídicas,
cartilhas informativas sobre empréstimos consignados e financiamento de
imóveis, por exemplo. Palestras com os projetos Decon nas Escolas, que buscam
orientar os jovens a partir de uma linguagem mais informal e também do Programa
de Proteção e Defesa dos Consumidores de Produtos de Origem Animal (Propoa),
que busca orientar produtores e consumidores sobre a melhor maneira de
identificar e ter conhecimento sobre os produtos de origem animal que estão
consumindo. Segundo a secretária-executiva do Decon, Ann Celly Sampaio, muitas
vezes, através dos atendimentos, é possível perceber quais os problemas mais
relatados naquele município, fazendo um diagnóstico pra uma atuação precisa do
órgão e do promotor de Justiça. “Quando voltamos à Fortaleza, fazemos um relatório
e remetemos ao promotor mostrando o que aconteceu. Nos casos mais graves,
muitas vezes, precisamos nos encontrar com os promotores de justiça pra
conversar e ver qual a melhor forma de atuar”, explica a promotora de Justiça.
Sobre o projeto Em 2019, o Decon Viajante já realizou mais de 250 atendimentos
no interior do Ceará, entre registros de reclamações e dúvidas, tendo visitado,
até agora, 30 municípios. Até o final do ano, mais 13 municípios serão
visitados pelo projeto. O objetivo da ação é descentralizar o atendimento do
Decon, criando postos de atendimento móvel na Capital e no Interior do Estado,
contribuindo, assim, para a resolução de conflitos nas relações de consumo. O
projeto visa, ainda, a implantação de Procons em municípios cearenses integrados
ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC).
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