Alguns consumidores de Fortaleza e Região Metropolitana receberem duas contas de energia com o vencimento no mês de julho

O Ministério Público do Estado do Ceará
(MPCE), por meio do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor
(Decon), se reuniu na tarde da última quarta-feira (17) com
representantes da Enel para discutir a regularização no sistema de
cobranças do serviço de energia elétrica no Estado do Ceará. O órgão
recebeu relatos de que alguns consumidores receberam duas faturas em um
mesmo mês e a Enel informou, na reunião, que o erro se deve à mudança no
sistema operacional da empresa (Salesforce), e que às duas cobranças
são decorrentes de leituras realizadas em períodos distintos.
De acordo com o Decon, a Enel se
comprometeu a informar aos cerca de 320 mil consumidores que receberam
ou receberão faturas com dois vencimentos no mesmo mês acerca dos
problemas, de forma clara e precisa, fornecendo alternativas para que o
consumidor possa refaturar as contas recebidas (excepcionalmente) pelos
consumidores nos meses de julho e agosto. A empresa deverá apresentar,
ao Decon, a comprovação de que a comunicação foi realizada, em até cinco
dias.
O Decon recomenda, aos cidadãos, que façam
uma análise de todas as faturas deste ano para verificar se ocorreu
alguma leitura ou cobrança em duplicidade.
A reunião foi marcada após alguns
consumidores de Fortaleza e Região Metropolitana receberem duas contas
de energia com o vencimento no mês de julho.
A Enel Distribuição do Ceará informou que
os casos se devem a uma mudança no sistema comercial da companhia,
ocorrida a partir do início deste mês.
“Com a mudança, está sendo realizada uma
regularização do procedimento de faturamento e, durante o período de
adequação, alguns clientes poderão receber duas contas com o vencimento
no mesmo mês. A distribuidora esclarece que são leituras de períodos
diferentes, porém no sistema anterior alguns clientes tiveram seu
vencimento postergado por mais de 30 dias”, informou a Enel, em uma
nota.
Nesta semana, o Portal Cnews recebeu várias reclamações de consumidores
sobre a demora do atendimento na loja da Enel Distribuição Ceará, que
fica localizada no bairro da Aldeota, em Fortaleza. Um cliente disse que
no local tinha crianças de colo, idosos, pessoas no chão, e a demora de
mais de 4 horas para ser atendido.
A Enel Distribuição Ceará informou que o
sistema comercial da companhia está passando por um processo de
modernização, que garantirá uma versão mais atual e mais rápida para o
atendimento aos clientes.
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