quarta-feira, 27 de junho de 2018

NOVA RUSSAS TERÁ O PRIMEIRO NÚCLEO DE PREVENÇÃO AS DROGAS, AUDIÊNCIA PÚBLICA APRESENTARÁ O ÓRGÃO A SOCIEDADE


                 AS DROGAS EM NOSSA SOCIEDADE UM PROBLEMA DE TODOS.
           
Cerca de 5% da população adulta, ou 250 milhões de pessoas entre 15 e 64 anos, usou pelo menos uma droga em 2014, de acordo com o último Relatório Mundial sobre Drogas divulgado nesta quinta-feira (23) pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

Estima-se que 29 milhões de pessoas que fazem uso de drogas sofram de algum transtorno relacionado a esse uso. Entre elas, 12 milhões usam drogas injetáveis. Destas, 1,6 milhão vivem com HIV e 6 milhões vivem com hepatite C. Esses dados revelam que o impacto do uso de drogas na saúde continua preocupante.

O consumo de drogas, ao contrário do que muitos pensam, não prejudica apenas a pessoa que as consome. A família, assim como todas as pessoas que a cercam, também sofre com o vício de seu ente querido.

Segundo o estudo, o dependente químico afeta as atividades diárias e o psicológico dos familiares: 58% das famílias com algum usuário de drogas têm afetada a habilidade de trabalhar ou estudar, 29% das pessoas estão pessimistas quanto ao seu futuro imediato e 33% têm medo que seu parente beba ou se drogue até morrer, ou alegam já ter sofrido ameaças do familiar viciado.

RAZÕES PARA SE INICIAR O MUNDO DAS DROGAS SÃO INÚMERAS, COMO:
Curiosidade seguida de oportunidade.
·        Necessidade de se ajustar em um grupo de amigos, onde todos já experimentaram e para não ser diferente o jovem acaba cedendo.
·     A droga pode ser procurada como um mecanismo de fuga, quando se enfrenta problemas de difícil resolução, acaba-se recorrendo a droga para fugir mentalmente.
·      Autoestima enfraquecida.
·    A grande maioria se inicia com as drogas lícitas, como álcool, e cigarros, e a partir dai passa para drogas ilícitas, normalmente começando pelas mais fracas como maconha, e quando essa já não causa o mesmo efeito, a pessoa sente a necessidade de buscar outras drogas mais fortes.

NOVA RUSSAS CONTRA AS DROGAS UM DESAFIO E UMA LUTA DE FORÇAS

Nova Russas comemora mais um grande feito, a implementação do NÚCLEO SOCIAL DE APOIO E PREVENÇÃO AS DROGAS ILÍCITAS, que será um programa permanente de prevenção e apoio as questões relacionadas as DROGAS no município de Nova Russas. O Núcleo é constituído por profissionais representantes das Secretarias de Saúde, de Trabalho e Assistência Social, de Esportes, de Educação , assim como membros de Instituições como Lions Club, Maçonaria, Câmara dos Dirigentes Lojistas, Instituições religiosas como pastoral da juventude, Igrejas Evangélicas e Conselho Tutelar.

Os principais Objetivos do Núcleo será o de constantes debates para isso será necessário  a criação do Conselho Municipal Antidrogas do município onde o mesmo terá como prerrogativas ações fiscalizatórias e deliberativas. Será de grande importância a formação de profissionais que atuarão nas discussões técnicas e orientações das ações preventivas no trabalho do Núcleo., assim como orientações as famílias e seus dependentes, importante a divulgação dos objetivos para que a população tome conhecimento do que realmente é esse órgão e como ele irá beneficiar as famílias novarussense que sofrem com esse problema.

A audiência Pública que acontecerá nessa quinta feira dia 28 de Junho á partir das 07:30 da manhã no auditório da Secretaria de Educação a mesma tem como Objetivo fazer um plano de Ação juntamente com toda a sociedade e poderes presentes a fim de unir forças e idéias para melhor funcionamento do Núcleo.
Redação -  Sol Rocha assistente social do município.

Fonte - solrochanr.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quase 40% dos cearenses não possuem rendimento mensal, aponta IBGE

  Quase 40% dos cearenses não possuem rendimento mensal, aponta IBGE Foto: Divulgação Um cenário preocupante: 38,7% das pessoas que moram no...