domingo, 24 de dezembro de 2017

Então é Natal

Imagem relacionada
É Natal e na grande magia que envolve esta época do ano, dentro de algumas pessoas desperta a compaixão, a solidariedade. Surgem campanhas contra a fome humana, aparecem padrinhos dispostos a auxiliar uma entidade. Doam-se presentes. 
Famílias passam juntas e tocadas pelo espírito natalino surge o perdão, desentendimentos são desfeitos e tudo passa a girar em torno do amor. Seria uma espécie de aval para que as pessoas possam demonstrar a sua gratidão a todas aquelas que desejam o bem, mas que de alguma forma houve desencontros, sendo necessária a reconciliação.
A figura de Jesus em seu símbolo de humildade, de generosidade, de solidariedade, de amor e de compaixão ao próximo passa a tocar as pessoas. Independente da crença, da religião, o ser humano, de certa forma, é educado na concepção filosófica-religiosa de valorização do ser generoso, capaz de auxiliar o outro, dentro daquilo que pode oferecer, sem almejar nada em troca. No entanto, quando a ajuda é envolta de um possível retorno, deixa de ser generosidade e passa a ser um «investimento», uma venda que lá na frente passa a ser entendida como moeda de troca.
Toda relação, seja amorosa, familiar, de amizade, tem como base o compartilhamento de afeto, de ideias, de emoções, de respeito, não sendo um investimento no sentido de regar para colher o fruto. Mas numa sociedade que anseia o desejo de posse, muitas pessoas passam a oferecer, às vezes, até o que não tem, para serem percebidas, pensando na recompensa. Ser bom é diferente de bobo, como ser esperto de generoso. O diferencial da generosidade está na autenticidade, sem medir poder econômico. É possível ser generoso sem ter dinheiro. Basta oferecer o amor, a solidariedade, o respeito, a atenção necessária para todas as pessoas que estão em volta, sem levar em consideração os defeitos de cada um, pois todos têm. O importante é enxergar as qualidades e potenciais de cada ser humano, muitas vezes, não descobertos e presentes na essência de cada ser.
É muito comum nas festas de fim de ano ouvir a conhecida frase "entrar no espírito de Natal". Isso soa como acionar o dispositivo da bondade que parece estar aprisionado lá no fundo do baú e que em boa parte do ano fica em estado de hibernação. O espírito de Natal pelo cristianismo deve ser vivido constantemente, não apenas no fim de ano, período que passou a ser comercial em todo o mundo.
O mito do bom velhinho inspirado em São Nicolau, bispo católico que viveu no século 4 na cidade de Mira, atual Turquia, e que ficou conhecido por distribuir presentes para crianças na data de seu aniversário, 6 de dezembro, nos séculos seguintes, se espalhou pela Europa, confundindo a entrega de presentes com o nascimento de Cristo. A partir daí, o Papai Noel ganhou adereços e tornou-se figura comercial e publicitária 
Nessa época, o que não falta é propaganda em que o espírito natalino se resume em presentear pessoas e fazer festas com mesa farta. Infelizmente, essa não é uma realidade de boa parte de lares que sequer tem uma árvore de Natal, tampouco existem presentes. Crianças geralmente ficam na expectativa de receber um brinquedo, talvez o único no ano.
Muitos lares não enfrentam essa realidade. É tanta fartura que falta mesa e são tantos os presentes que sequer serão utilizados. Para muitas pessoas, nunca basta. É preciso sempre mais. No espírito natalino, a ceia de Natal não precisa ser igual ao comercial da televisão. A presença da família basta e alimenta. Que neste Natal mais que dar presente e ter muitas comidas e bebidas, que possamos compartilhar os verdadeiros momentos de amor com aquelas pessoas que realmente fazem parte de nossas vidas e que são importantes em cada momento Feliz Natal!!!
!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Depois da saída de seu esposo da Comarca de Nova Russas, agora chegou a vez da Dra. Rafaela Benevides deixar Nova Russas. Ambos foram promovidos para comarcas de entrâncias superiores

  Após saída de seu esposo da Comarca de Nova Russas, o juíz Dr. Luíz Eduardo Viana Pequeno em agosto do ano passado, sendo promovido para a...