sábado, 30 de setembro de 2017

Instalação de banheiros unissex em universidade causa polêmica entre alunos


Universidade não informou se os banheiros serão implantados em outros campus (Foto: Walmor Júnior Borges/Divulgação)
A mudança de três banheiros tradicionais para o modelo unissex, compartilhado entre homens e mulheres, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), está gerando polêmica entre os estudantes. A mudança foi no campus de Araguaína da universidade e alguns alunos acharam que a medida tira a privacidade dos estudantes e causa constrangimentos. A UFT diz que a medida busca contemplar a diversidade presente na universidade.
A instalação dos banheiros unissex foi neste mês de setembro. Eles estão nos blocos E, F e H da UFT. Os estudantes disseram que foram informados da novidade através de panfletos. A mudança abriu debates sobre a diversidade de gênero. Agora homens e mulheres podem compartilhar o mesmo espaço em um momento de privacidade.
Três banheiros que eram masculinos e femininos foram transformados em unissex (Foto: Walmor Júnior Borges/Divulgação)

Os alunos contam que o assunto está sendo discutido nos corredores do campus e nas redes sociais. "Eu não concordo. Banheiro é um local de privacidade. Se eu estivesse lá e chegasse um homem eu ficaria muito constrangida. Eu acho que deveria ser separado", disse a estudante de matemática, Eliabe dos Santos Rocha.
Thallita Rodrigues Alves, estudante de história, conta que apesar de preferir o uso do banheiro feminino é a favor da ideia. "Eu seria contra se todos os banheiros se tornassem unissex. Acho que a solução para quem se sente constrangido e não concorda é que não use. Os banheiros tradicionais continuam funcionando".
A UFT informou que a instalação dos banheiros atendeu um pedido dos próprios alunos e que o assunto foi estudado e deliberado com a Comissão de Direitos Humanos do campus. Disse também que "a medida tem caráter experimental, na busca de uma solução que contemple a diversidade presente na universidade".
A UFT não informou se banheiros similares serão implantados em outros campi.
G1 Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Depois da saída de seu esposo da Comarca de Nova Russas, agora chegou a vez da Dra. Rafaela Benevides deixar Nova Russas. Ambos foram promovidos para comarcas de entrâncias superiores

  Após saída de seu esposo da Comarca de Nova Russas, o juíz Dr. Luíz Eduardo Viana Pequeno em agosto do ano passado, sendo promovido para a...