quarta-feira, 21 de setembro de 2016

“Moroni só vem aqui em ano de eleição”, dizem moradores da Rua Moroni Bing Torgan

Moroni Torgan, vice da chapa de reeleição do prefeito Roberto Cláudio, deu nome a uma rua do Conjunto Curió


deputado federal Moroni Bing Torgan (DEM), que está na disputa das eleições como vice da chapa do atual prefeito Roberto Cláudio (PDT), já foi homenageado com a construção de uma rua com seu nome. A Rua Moroni Bing Torgan fica no Conjunto Curió, que ficou conhecido em 2015 após ser palco de chacina de 11 jovens durante uma madrugada.
Alguns moradores da região disseram que o político costuma visitar o local em sua homenagem nos anos de eleição. “Eu só o vi uma vez, na eleição passada, quando ele veio fazer passeata aqui. Eu vejo ele mesmo todo dia na televisão”, contou a bordadeira Francisca dos Santos, que mora na região.
O Conjunto Curió foi construído em 1997, na segunda gestão de Tasso Jereissati como governador, de quem Moroni foi secretário de Segurança. A Rua Moroni Bing Torgan, desde sua construção, tem esse nome. De acordo com a assessoria de Moroni, ele quem assinou o documento para autorizar a construção.
Próxima à rua Moroni está a rua Dr. Fernando Hugo, que homenageia o deputado estadual Fernando Hugo (PP).
Janaina da Silva, moradora da Rua Moroni Bing Torgan há 20 anos, conta que os moradores gostariam de homenagear duas vítimas da chacina de Curió, em vez dos políticos.
“Moroni só aparece aqui para dar a mão para a gente em tempo de eleição. O pessoal estava até se juntando para mudar o nome dessa rua e da Fernando Hugo, e colocar os nomes de dois rapazinhos que foram vítimas na chacina do Curió”, contou Janaina.
Homenagem proibida
De acordo com o Artigo 1º da Lei Federal Nº 6.454, de 24 de outubro de 1977, é proibido atribuir nome de pessoa viva, em qualquer modalidade, a bem público, de qualquer natureza, pertencente à União ou a pessoas jurídicas da administração indireta.
Segundo a assessoria de comunicação da Câmara de Fortaleza, alguns lugares da capital cearense receberam nomes de pessoas que ganharam notoriedade, não somente a Rua Moroni Bing Torgan. Ele afirma que, para o nome da rua ser alterado, o processo é simples e depende de projeto de lei.
A assessoria ainda não se pronunciou sobre a fiscalização dos nomes de rua da capital cearense. Outros exemplos de ruas que ganharam nomes de pessoas vivas é a Travessa Aldo Pagoto, localizada na Lagoa Redonda; Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet, no Jangurussu; Travessa Ciro Gomes e Maria Luiza Fontenele, localizadas na Bela Vista.
Fonte Tribuna do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corisco, cangaceiro do bando de Lampião, é absolvido em júri épico realizado em Piranhas no Sertão de Alagoas

Cristino Gomes da Silva Cleto, o Corisco, fazia parte do bando de Lampião — Foto: Arquivo Pessoal Um dos personagens mais famosos do Cangaço...