terça-feira, 24 de setembro de 2013

CENSO ESCOLAR 2013: Ceará registrou 54.745 matrículas a menos na rede pública de ensino


Neste ano, o Ceará registrou 54.745 matrículas a menos na rede pública de ensino. Os resultados preliminares do Censo Escolar 2013, divulgados, pelo Ministério da Educação (MEC), revelou que o quantitativo de 1.798.083 matrículas apresenta uma redução de 2,95% em relação a 2012, quando a rede computou 1.852.828 estudantes.
 Em 2010, as escolas municipais e estaduais, incliuindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), matricularam 1.987.620 alunos. De lá para cá, o decréscimo chega a quase 190 mil estudantes. A queda mais acentuada vem sendo verificada no ensino fundamental. São 1.054.386 em 2013 diante das 1.096.866 do ano passado. Uma redução de 3,8%.
 O envio dos dados pelas escolas ao MEC ocorre desde 2007. O portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza a apuração do Censo a partir de 2010. O quadro de redução apresentado pelo Ceará se repete em âmbito nacional. O número total de matrículas do ensino regular e EJA em 2013 é 1,9% menor que em 2012 em todo o Brasil.
 Um panorama “preocupante”, na avaliação do professor Wagner Bandeira Andriola, da (UFC). Ele arrisca que o fenômeno, que atinge todos os níveis de ensino da educação básica, esteja associado à baixa natalidade. “É uma hipótese, mas precisamos de um estudo mais aprofundado dessa realidade. Até uma migração para a escola particular, pela pouca qualidade da educação pública deve ser considerada. É mesmo um problema sério, muito preocupante”, aprecia.
 Ele pondera que, embora tenha havido investimentos no estado, os números parecem “vir na contramão do discurso oficial do estado, principalmente porque o ensino fundamental é o mais impactado”, descreve.
 Nota publicada no site do Inep informa que sistema Educacenso será reaberto para que Gestores das redes municipais, distrital e estaduais de educação possam conferir, em até trinta dias, os dados preliminares do Censo da Educação Básica.
 A Secretaria de Educação do Estado (Seduc) disse que só comentará os dados após a publicação da base final dos resultados, prevista para o final de novembro deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Preso recebe visita íntima, passa mal e acaba morrendo minutos depois

Um detento de 53 anos passou por um mal-estar e faleceu minutos após receber uma visita íntima no Presídio Estadual de Taquara, localizado n...