sábado, 20 de outubro de 2012

Fique atento às mudanças que afetam o Ceará durante o Horário de verão

A partir da 0 hora de domingo, terá início o horário de verão em três regiões do Brasil. Os relógios dos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão ser adiantados em uma hora até o dia 17 de fevereiro de 2013. No Ceará, entretanto, será preservado o horário convencional, assim como o restante das regiões Nordeste e Norte. Com isso, é necessário ter atenção a possíveis alterações de alguns serviços, caso eles sigam o horário de Brasília ou o horário local. 

Horário de verão


As regiões Norte e Nordeste não fazem parte do horário devido aos pequenos benefícios observados nas avaliações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). “Devido à grande extensão territorial do nosso País, é possível aproveitar-se o efeito na parte que os benefícios são mais expressivos, e aplicar-se a medida apenas como complementação, quando necessário, nas regiões onde os benefícios são menos expressivos”, explica a nota divulgada pelo Ministério de Minas e Energia (MME). 

Estimular o uso de energia elétrica de forma racional é o principal objetivo do horário de verão. Isso se dá a partir do melhor aproveitamento da luz natural em relação à artificial. “Na prática, o adiantamento do horário em uma hora diminui o carregamento nas linhas de transmissão, subestações e nos sistemas de distribuição, de forma que, o atendimento em períodos de maior consumo, entre 18h e 21 horas (horário de ponta), ocorra com maior eficiência”, ressalta.

Durante a temporada de 119 dias de horário de verão, a expectativa do MME é que sejam economizados R$ 280 milhões no País. A quantia corresponde a uma diminuição da demanda de até 4,5% (2.255 MW) no horário de ponta (entre 18h e 21h), e uma redução no consumo de energia da ordem de 0,5%. O valor economizado é maior que o do período de 2011/2012, R$ 160 milhões.
Serviço
O que muda e o que permanece com o horário de verão no Ceará

Enem

É aplicado segundo o horário de Brasília. No Ceará, a prova acontece das 12h às 16 horas. 



Aeroporto Pinto Martins

Bilhetes são emitidos pelas empresas aéreas levando em conta, para o embarque, o horário do local de partida. Para a chegada, é levado em conta o horário vigente no destino. Infraero indica que, em caso de dúvidas, passageiros procurem as companhias aéreas. 


Campeonato brasileiro

Tabelas oficiais da Confederação Brasileira de Futebol seguem horário de Brasília. 


Rodoviária João Tomé

Os bilhetes são emitidos levando em conta, para o embarque, o horário do local de partida. Para a chegada, é levado em conta o horário vigente no destino. 


Correios 

As agências dos Correios funcionarão de acordo com o horário local. O horário de postagem, entretanto, segue o de Brasília (para que a correspondência seja enviada no mesmo dia, é necessário postar até as 15 horas).

  

Bancos

As agências bancárias funcionam no horário local. 
Fonte: Jornal O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Preso recebe visita íntima, passa mal e acaba morrendo minutos depois

Um detento de 53 anos passou por um mal-estar e faleceu minutos após receber uma visita íntima no Presídio Estadual de Taquara, localizado n...