terça-feira, 23 de outubro de 2012

Desperdício de água em Nova Russas pode comprometer abastecimento

A temperatura elevada nesta época do ano, tem obrigado a população de Nova Russas a consumir de forma acentuada o consumo de água, seja para beber, lavar e tomar banho. O problema recorrente e preocupante, é no tocante a racionalidade para com o bem precioso. Infelizmente, o abastecimento de nossa cidade e de alguns distritos é restrito ao reservatório que não atende a grande demanda ocasionado pelo aumento da população e de prédios comerciais e residenciais. Outro agravante, é a falta de políticas públicas a médio prazo para o setor, campanhas educativas e pouca consciência de moradores que desperdiçam irresponsavelmente à água, lavando calçadas, veículos, praças, etc. Nós somos privilegiados, graças ao inverno de 2011, o açude Farias de Sousa recebeu boa carga aumentando seu volume e garantindo abastecimento regular. Deus foi maravilhoso, porém, se os moradores não fizerem sua parte e economizar água, sofreremos um colapso no abastecimento de nossa cidade. Tudo é questão de cidadania, são medidas simples e bem práticas, na hora do banho, de lavar roupas, louças, etc. Outra, à agua para o consumo humano que passa por todo um processo de tratamento, não pode servir para lava jatos e aguação de plantas sob pena de num futuo bem próximo voltarmos aos tempos de "lata dágua na cabeça".

Artigo relacionado
A regra agora é economizar água. Usar o bem de forma racional e consciente. Esse é o apelo que deve ser feito feito por toda a sociedade, para solicitar das pessoas o cuidado no uso do bem, antes que seja preciso racionar. Num período anormal há pouca chuva, é necessário cuidar da água e exige uma postura diferente.
O que fazer para evitar o desperdício?
A utilização responsável da água, além de diminuir o valor da conta, é uma responsabilidade social e ambiental. Cabe ao usuário controlar o consumo e evitar o desperdício. Um banho demorado, por exemplo, desperdiça de 95 a 180 litros de água; uma torneira aberta enquanto se escovam os dentes, até 25 litros; lavar o carro com mangueira, até 560 litros em 30 minutos.
Uma das formas de controle do consumo se faz com a leitura do hidrômetro. Para realizá-la, basta ler os quatro primeiros números que aparecem no aparelho. Em seguida, deve-se calcular o gasto pela diferença entre duas leituras. Outras dicas para evitar o desperdício é consertar qualquer vazamento de água, fechar bem as torneiras, eliminar a prática de lavar calçadas, quintais ou o carro com mangueira; manter a torneira fechada quando não estiver usando a água, deixar a roupa acumular e só ligue a máquina de lavar quando estiver cheia; na hora do banho, ensaboar-se com o chuveiro desligado e tomar banho rápido; antes de lavar pratos e panelas, limpe bem os restos de comida jogando-os no lixo; utilizar regador em vez de mangueira para regar as plantas; e também guardar a água da chuva para regar plantas e jardins.


Projeto limita número de alunos em sala de aula


O Senado aprovou projeto que limita a 25 o número de alunos nas turmas de pré-escola e nos dois primeiros anos do ensino fundamental. As turmas dos anos seguintes do ensino fundamental e todas do ensino médio, pelo projeto, devem ter, no máximo, 35 alunos cada uma. 
O texto foi aprovado em caráter terminativo pela Comissão de Educação do Senado, por isso segue diretamente para análise da Câmara se não houver recurso para ser votado em plenário.
O projeto altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) que estabelece a cada unidade federativa definir os limites de alunos por turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Depois da saída de seu esposo da Comarca de Nova Russas, agora chegou a vez da Dra. Rafaela Benevides deixar Nova Russas. Ambos foram promovidos para comarcas de entrâncias superiores

  Após saída de seu esposo da Comarca de Nova Russas, o juíz Dr. Luíz Eduardo Viana Pequeno em agosto do ano passado, sendo promovido para a...