segunda-feira, 16 de abril de 2012

Plágio é crime, falta de ética e burrice


José Marcos Taveira

A Cia dos Blogueiros foi movimentada recentemente por uma denúncia de plágio. O caso motivou a criação de um Conselho de Ética . O assunto é muito sério, merece a reflexão de todos e o início de uma campanha para conscientizar nossos colegas blogueiros sobre todos os problemas provocados pela cópia de conteúdo de terceiro. Além de ser crime, é uma falta de ética tremenda e uma grande burrice por parte do usurpador, pois deixa de pensar para usar a intelectualidade de outra pessoa.

A Rede Infoseg, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, órgão vinculado ao Ministério da Justiça, tem um ótimo artigo sobre o tema. Destaco dois trechos:

Além de ser crime, o plagiador está se negando a pensar. O reflexo disso no futuro será uma sociedade sem cultura, sem personalidade e sem capacidade de promover sua inteligência. E hoje, não se pode mais contestar que o progresso cultural, intimamente ligado ao progresso econômico, representa um "meio eficaz no objetivo principal dos direitos humanos", ou seja, a manutenção da paz e da segurança internacional.

A Constituição Federal Brasileira ampara a propriedade intelectual como direito fundamental, garantindo tanto o interesse privado dos autores e criadores quanto o direito social na preservação da memória e da cultura do povo e na transferência de conhecimento para gerar desenvolvimento.


Minha vez - Sempre tive a primazia de, quando costumeiramente escrevo, produzo alguma matéria ou artigo de cunho jornalístico ou de outra vertente, atento para parâmetros básicos para uma boa redação, que aprendi praticando a leitura, compreensão e construção textual  e no rádio jornalismo com alguns profissionais que trabalhei, alguns anos atrás editores e redatores de programas jornalísticos. Modéstia à parte, ao ingressar na faculdade de Graduação em Letras pela Faculdade de Formação de Professores de Araripina,Pe (Campus UFPE) no vestibular, a minha redação foi a melhor entre todos os vestibulandos do curso. Como profissional da área de comunicação, me considero um parceiro, seja pra aprender, seja pra ensinar e digo mais não sou intransigente e não sou e nunca serei o dono da verdade. Agora ética e respeito para com todos que atuam nessa praia, seja profissional ou pseudo, isso eu tenho e até se me pedirem contribuição darei com toda satisfação. Pra quem vive diretamente da informação através de publicidade é preciso primeiro saber escrever bem, segundo ter qualificação e terceiro ser respaldado pela credibilidade. Não tenho nada contra, pelo contrário sou a favor de quem quer que seja, de criar um blog, um jornal, revista, site de notícias, etc. seja pra interesse comercial ou não. Sou contra a publicação de outrem sem a citação de quem produziu. Entretanto não vou permitir de forma alguma sem a minha autorização e sem a minha consulta, plagiar ou copiar matérias ou artigo de minha autoria. Pra completar, foi publicado aqui na cidade em determinado jornal impresso conteúdos do meu blog, sem ao menos o seu editor pedir permissão e nem tampouco teve ética de reconhecer quem escreveu e qual a fonte. Dessa vez, deixarei passar, da próxima tomarei as providências cabíveis.     




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quase 40% dos cearenses não possuem rendimento mensal, aponta IBGE

  Quase 40% dos cearenses não possuem rendimento mensal, aponta IBGE Foto: Divulgação Um cenário preocupante: 38,7% das pessoas que moram no...