domingo, 15 de abril de 2012

Más administrações levam Ferroviário ao inédito rebaixamento


O resultado deste domingo(15),que culminou com o rebaixamento do Ferroviário para a segunda divisão, é apenas um reflexo do que o time fez neste Campeonato Cearense de 2012 e nos últimos anos.
Bem antes da bola rolar, o Ferroviário já tropeçava em suas próprias pernas. Depois da renúncia do então presidente Luiz Gonzaga Neto, no início de outubro de 2011, novas eleições foram marcadas e apenas uma chapa foi apresentada. Walmir Araújo fora aclamado presidente e mesmo antes de assumir, renunciou.

Reunião às pressas e nova votação. O deputado estadual Vanderley Pedrosa foi eleito presidente do Ferroviário. No dia de sua posse, o mandatário faltou. Nova data marcada e Vanderley Pedrosa foi nomeado presidente do clube por um período de dois anos. Enquanto alguns clubes cearenses já estavam com foco no Estadual, esse era o cenário vivido pelo time coral.
A bola rolou e o que se viu foi o pior início de Campeonato do Tubarão da Barra nos últimos 10 anos. Isso sem contar as demissões de técnicos, salários atrasados e greve de funcionários.

"Na vida da gente, se não tiver um planejamento as coisas não vão bem. No começo do ano foi assim no Ferroviário. Para você ter uma ideia, os times pequenos do interior fizeram um planejamento, o Ferroviário não. Foi uma coisa inconstante, sem decisões concretas", comentou o técnico e funcionário do clube, Roberto Cearense.

No Estadual do ano passado, o Ferroviário já havia escapado do rebaixamento por um ponto. O time ficou na 10ª posição, com 20 pontos na classificação geral. Cairam Quixadá (11º, 19 pontos) e Limoeiro (12º, 14 pontos).

Decepção de ídolos

"Vejo essa situação do Ferroviário com muita tristeza e também indignação. As pessoas em 2011, criaram uma série de dificuldades pra nós, que tinhamos um grande projeto. O Ferroviário foi comandado nos últimos anos por pessoas que não têm experiência no futebol. Ano passado, quase caiu. Esse ano, o rebaixamento foi inevitável", lembrou o ex-técnico e jogador do clube, Mirandinha.

As grandes conquistas do Ferrim parecem ter ficado cada vez mais distantes do clube. Na primeira divisão do Campeonato Cearense, o Ferroviário deixa 9 títulos estaduais, 20 vice-campeonatos e 74 participações ininterruptas, desde que disputou a competição, em 1938. O último grito de campeão aconteceu em 1995. Quem esteve presente naquela conquista, compartilha com os torcedores o atual drama coral.

"É muito triste ver a situação do Ferroviário. Ainda mais pra gente, que tem uma história lá dentro. Jamais imaginei ver o meu Ferrim passar por um momento desse. O time hoje não tem comando. Os dirigentes que passaram pelo time nos últimos anos só tem interesse próprio. O clube fica em segunda mão e isso tem atrapalhado demais", desabafou o ex-jogador e lateral-direito João Marcelo, campeão pelo Ferroviário em 1995.

Chateaubriand Arrais, presidente do Ferroviário na década de 70, também aponta a falta de comando a crise instalada no Ferroviário.

"Muito dirigentes nos últimos anos usaram o Ferroviário para garantir benefícios próprios. A atual situação é consequência de uma série de administrações que não foram capazes de manter o Ferroviário entre os 3 maiores do estado", disse.

O ex-mandatário coral, porém, acredita no retorno do Ferroviário. "É preciso que haja união. Os que estão hoje chegaram tarde. No meu tempo havia pessoas mais dedicadas ao Ferroviário. Mas o clube tem tradição e tem nome para voltar ao que era antes", pontuou.

O que o Peixe vai enfrentar

Na segunda divisão do Campeonato Cearense, o Ferroviário vai encontrar estádios vazios. A média geral de público no certame de 2012 é de apenas 36 pagantes. Um fator negativo que o time coral pode transformar em positivo. "O problema maior da segunda divisão é falta de público. Sem torcida, não há renda. Aquele time que tiver um apoio popular e ela comparecer aos jogos, pode ter o trabalho facilitado, porque entra receita de alguma forma", comentou Getúlio, do Uniclinic.

Os desafios futuros do Ferroviário não serão pequenos. Já dizia o ilustre torcedor coral, Valdemar Caracas: " O Ferroviário é inacabável". Cabe ao próprio time provar essa máxima.

Situação semelhante em 2004

No Campeonato Cearense de 2004, o Ferroviário viveu uma situação semelhante. Chegou na última rodada precisando vencer o Maranguape e torcer por um tropeço do Boa Viagem para escapar do rebaixamento. Foi o que aconteceu. Vitória por 5 a 1 em cima do Maranguape e derrota do Boa Viagem para o Limoeiro por 2 a 1. Ferroviário (8º) e Boa Viagem (9º) ficaram empatados com 19 pontos. O Tubarão da Barra tinha melhor saldo de gols, evitando o rebaixamento.

Ferroviário no Estadual 2012

Números da Campanha no Campeonato Cearense de 2012: Jogos, 22, Vitória, 5; Empate, 6; Derrota, 11; GP, 29; GC, 42; SG, -13; Aproveitamento, 28,57%; Posição na classificação geral, 10º; Pontos,21.

Títulos

O Ferroviário conquistou 9 títulos estaduais (1945, 1950, 1952, 1968, 1970, 1979, 1988, 1994 e 1995). Foi vice-campeão 20 vezes (1940, 1941, 1942, 1946, 1947, 1949, 1951, 1953, 1955, 1960, 1963, 1967, 1980, 1981, 1982, 1983, 1989, 1996, 1998 e 2003).

FONTE : PORTAL VERDES MARES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Depois da saída de seu esposo da Comarca de Nova Russas, agora chegou a vez da Dra. Rafaela Benevides deixar Nova Russas. Ambos foram promovidos para comarcas de entrâncias superiores

  Após saída de seu esposo da Comarca de Nova Russas, o juíz Dr. Luíz Eduardo Viana Pequeno em agosto do ano passado, sendo promovido para a...