quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Monsenhor Tabosa - Transporte exclusivo para pacientes que realizam tratamento de saúde em Fortaleza está sendo utilizado para passeio e transporte de mercadorias

 


Pacientes do município de Monsenhor Tabosa, a 210km de Fortaleza, denunciam uma prática irregular por parte da Secretaria de Saúde local. De acordo com os depoimentos, o veículo que seria utilizado de forma exclusiva para transportar a população que realiza tratamento de saúde na capital cearense está a serviço, também, de outras finalidades.

Segundo os denunciantes, a Topic que conduz os pacientes do interior está sendo utilizada para levar pessoas a momentos de lazer. Os depoimentos dão conta de grupos que viajam até Fortaleza e voltam no transporte da saúde com inúmeras mercadorias.

Ainda conforme a população de Monsenhor Tabosa, o fato prejudica quem realmente deve utilizar o transporte da Secretaria de Saúde. A condução de pessoas fora do público prioritário tem causado a superlotação do veículo. Nesse contexto, os pacientes que se deslocam para tratamentos em Fortaleza acabam indo e voltando em pé.

A falta de assento no carro decorre de outra problemática. Os pacientes relatam que as pessoas que vão a lazer acabam retornando a Monsenhor Tabosa com diversos objetos. Conforme é possível observar na imagem, as caixas estão lotadas. Segundo os denunciantes, o material vem completamente cheio de peixes, latas de tinta, peças de automóveis, dentre outros itens. De acordo com a população, o caso já foi levado à pasta responsável.













Apesar de o caso ter sido denunciado somente neste ano, a prática irregular já vem acontecendo há meses. Segundo os pacientes, embora tenha tomado conhecimento do assunto, a Secretaria de Saúde ainda não tomou as providências necessárias para solucionar as irregularidades.

O transporte de pacientes para atendimento em outros municípios é fato comum nos pequenos municípios brasileiros, uma vez que estes não possuem a infraestrutura necessária para realizar todos os procedimentos médicos, especialmente os de média e alta complexidade. Em função disso, não é incomum a contratação de serviços de transporte para conduzir os pacientes a outra região que disponibilize o tratamento adequado. No caso específico de Monsenhor Tabosa com provas contundentes dos próprios usuários, o caso deve ser denunciado a pasta, para adotar providências pontuais e urgentes. Contudo, se não houver solução, os pacientes devem denunciar ao MP. Geralmente esse tipo de transporte é alugado e o dono aproveita para atender favores e até fazer uma cobrança extra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Depois da saída de seu esposo da Comarca de Nova Russas, agora chegou a vez da Dra. Rafaela Benevides deixar Nova Russas. Ambos foram promovidos para comarcas de entrâncias superiores

  Após saída de seu esposo da Comarca de Nova Russas, o juíz Dr. Luíz Eduardo Viana Pequeno em agosto do ano passado, sendo promovido para a...