sábado, 25 de março de 2023

Prestes a completar 100 dias de governo, Lula tem seis pedidos de impeachment na Câmara

Destes seis, dois já foram arquivados. O mais recente foi protocolado na última quarta-feira, 22, pelo deputado Bibo Nunes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
(Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

Faltando 16 dias para completar 100 dias do terceiro mandato como presidente da República, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem seis pedidos de impeachment protocolados na Câmara dos Deputados. A título de comparação, na mesma época em 2019, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tinha dois pedidos protocolados solicitando a saída dele do cargo.

Metade dos pedidos contra o atual mandatário do País foi resultada por declarações públicas do petista. O mais recente, protocolado na última quarta-feira, 22, pelo deputado Bibo Nunes (PL-RS), menciona a fala de Lula de que, quando estava preso, disse querer “foder” o ex-juiz e agora senador Sérgio Moro (União Brasil-PR). A declaração foi dada pelo presidente na terça-feira, 21, durante entrevista ao site 247.

Outros dois, protocolados pelos deputados Ubiratan Sanderson (PL-RS) e Evair Vieira de Melo (PP-ES), citam afirmação de Lula durante viagem oficial à Argentina – a primeira do mandato atual -, onde o presidente afirmou que o impeachment resultante na saída de Dilma Rousseff da presidência teria sido um “golpe de Estado”. Contudo, estes foram arquivados seguindo os termos do art. 105 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados (RICD).

Outros três são motivados pelas seguintes ações: um suposto processo de licitação para compra de móveis de luxo; responsabilização de Lula pelos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro, em Brasília; e a tentativa do petista de impedir a instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar os mesos atos contra a Praça dos Três Poderes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ceará é o sexto pior estado no país em renda domiciliar per capita em 2023

  IBGE |   Rendimento do Estado foi 38,40% menor do que o Brasil, de R$ 1.893 O Ceará registrou a sexta menor e pior renda domiciliar per ca...