sábado, 14 de janeiro de 2023

Encontro dos 'Profetas da Chuva' em Tauá prevê inverno tardio em 2023


Previsões apontam que inverno deverá começar só em março
 



O VI Encontro dos Profetas da Chuva dos Inhamuns, realizado na última quinta-feira (12), em Tauá, apontou que o inverno de 2023 será tardio, segundo as experiências feitas nos últimos meses, pelos observadores da natureza e apresentadas na ocasião.

O tradicional evento foi organizado pelos campi do IFCE de Boa Viagem e Tauá, em parceria com a Prefeitura Municipal e contou com as presenças de conhecidos observadores da natureza da região, artistas populares, como violeiros, poetas, repentistas, cordelistas e rabequeiros. O encontro foi prestigiado também pela Prefeita Patrícia Aguiar, ex-vice-governador Domingos Filho, Reitor do IFCE, José Wally Mendonça Menezes, dentre outros.


Os agricultores que fazem suas experiências baseados no comportamento da natureza, dentre outros fenômenos, foram praticamente unânimes em suas previsões. As chuvas deverão começar a cair com maior intensidade a partir do mês de março e mesmo tardio, todos acreditam que o inverno deverá ser dentro ou acima da média histórica.

O Diretor do IFCE de Tauá, professor Neto pontua que os prognósticos apresentados sobre a quadra chuvosa seja parecida parecida com a de 2022, com registro de pouca chuva nos meses de janeiro e fevereiro. A perspectiva é que em março o inverno possa se caracterizar. O professor Neto disse ainda que "outro fator que chamou a atenção, foi a alegria dos participantes em se reencontrarem após 2 anos de pandemia, em que o evento não pôde se realizar devido aos protocolos sanitários e a pandemia da Covid".

Pelo menos 9 observadores da natureza divulgaram suas previsões durante o Encontro, dentre eles, Totonho Alves da vila de Bom Jesus, José Roberto, da localidade de Lustal, em Tauá e Titico Baia de Quixeramobim. Também participou, o professor Expedito Danusio de Souza, do IFCE de Crato, estudioso na área da meteorologia e conhecido como "homem do tempo" na região do Cariri. 

O Encontro dos Profetas dos Inhamuns foi conduzido pelo professor João Paulo, Diretor do IFCE de Boa Viagem, e teve o patrocínio da Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos dos Inhamuns, Banco do Nordeste e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tauá. 



Blog do Wilrismar 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ceará é o sexto pior estado no país em renda domiciliar per capita em 2023

  IBGE |   Rendimento do Estado foi 38,40% menor do que o Brasil, de R$ 1.893 O Ceará registrou a sexta menor e pior renda domiciliar per ca...