sábado, 10 de dezembro de 2022

UNIDADE DE AVC DO HRN SUPERA MAIS DE 100 ADMISSÕES EM UM MÊS DE FUNCIONAMENTO

 


Funcionando há um mês, a unidade especializada em atendimento a casos de acidente vascular cerebral (AVC) do Hospital Regional Norte (HRN) já superou cem admissões, com 57 pacientes com AVC agudo e 49 com AVC subagudo.

O HRN, situado em Sobral, vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e gerido pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), possui dez leitos para cada um dos tipos de danos. O setor foi inaugurado em 28 de outubro com a presença da governadora Izolda Cela.

Nesses primeiros dias, foram 45 entradas via Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e 12 pela Emergência do próprio hospital. Foram realizadas 11 trombólises endovenosas, tratamento mais eficaz para o AVC isquêmico – responsável por 85% de todos os casos – quando feito nas primeiras quatro horas.

A Unidade de AVC realiza, ainda, tomografia e assistência inicial por neurologista a pacientes em janela de primeiras horas (isquêmico). A equipe multidisciplinar do serviço reúne médicos, enfermeiros, técnicos em Enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas e fonoaudiólogos.

O atendimento funciona com neurologistas de plantão e equipe treinada para as ocorrências. São disponibilizados também exames de imagem para identificar lesões, além de procedimentos com equipamentos e técnicas antes disponíveis apenas em Fortaleza.

Antes da abertura da nova unidade, o HRN já contava com o serviço de neurocirurgia para 55 municípios da Região de Saúde. A estrutura possibilita acompanhamento e monitorização mais rigorosos dos pacientes, com redução do tempo de internação e dos riscos de complicação clínica, promovendo reabilitação mais ágil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ceará é o sexto pior estado no país em renda domiciliar per capita em 2023

  IBGE |   Rendimento do Estado foi 38,40% menor do que o Brasil, de R$ 1.893 O Ceará registrou a sexta menor e pior renda domiciliar per ca...