quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Campanha no Brasil exibe um novo eleitor

 

A campanha eleitoral de 2020 tem um fato novo: o eleitor. As pesquisas eleitorais divulgadas, nas últimas semanas, exibem um cidadão mais exigente com os planos e promessas dos candidatos.

A ordem de exigências é conhecida, mas, para o pleito de 15 de novembro, o degrau está mais elevado. O nobre eleitor aponta a saúde a concentrar 75% das prioridades. Ele exige hospital, UPA, policlínica e a novidade: planos de saúde populares. Ao falar de educação, cita escola profissionalizante e de tempo integral. Nas queixas sobre a falta de emprego, o cidadão que vai votar quer melhores salários. Diz que trabalhar por conta própria é uma opção real.

Os candidatos sabem que a informação está chegando, com melhor qualidade até o eleitor. Por isso, o debate melhora e os candidatos, mais alinhados com o “novo normal”, estão mudando o caráter de suas propostas e da comunicação com o eleitorado.

Esse cidadão da era da  pandemia aprendeu muito, ficando em isolamento social em casa. Fez compra pelo celular, aprendeu pequenos consertos, gastou horas mexendo nas redes sociais, agregou conhecimento, ampliou seu radar, abriu novos horizontes.  Ele sabe o que quer. O prefeito a ser eleito precisa ir além da mesmice, ter uma narrativa convincente e ser altamente confiável.

Os novos prefeitos serão a mistura de geração Covid 19 e a versão novo normal para vida saudável. A realidade irá impor mais cobrança, olhar de lupa por parte do eleitorado e dos órgãos de fiscalização. É aguardar o resultado das urnas, para conhecermos o que realmente pensa o novo eleitor.

Fonte: Blog do Roberto Moreira

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