
Na geografia do município de São Benedito, na Chapada da Ibipaba, onde o Ceará tem divisa com o Piauí, a Reyjers - maior produtora de flores e rosas do país, reduziu a conta de água, ao implantar um sistema de irrigação por gotejamento.
Como ele é totalmente automatizado, operando só quando as plantas pedem mais umidade, foi reduzida também a conta de luz.
"Para isso, reaproveitamos a água das chuvas e canalizamos o que é armazenado para os reservatórios. Com o sistema de irrigação por gotejamento, conseguimos controlar a umidade do solo, diminuir a incidência de plantas daninhas e até mesmo consorciar as atividades de irrigação", explica o gerente de Produção da Reijers, Anderson Araújo.
Com a construção de reservatórios em sua Fazenda Lagoinha, em São Benedito, a Reyjers consegue captar, em média, 6,2 milhões de litros de água, o que permite uma redução de 25% na conta de energia e 90% de uso racional da água.
Além do sistema de irrigação por gotejamento, a Reijers adota outras ações sustentáveis, entre elas a fabricação própria de composto orgânico e as estações de reciclagem e manejo integrado de pragas. Essas práticas deram ao grupo Reyjers a Certificação Método de Produção Sustentável (MPS), que atesta a qualidade e a sustentabilidade da produção em suas unidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário