quinta-feira, 20 de junho de 2019

Ceará leva 90 equipes para final da 11ª ONHB

O Ceará vai com 90 equipes para final da 11ª Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB) em Campinas (SP), em 17 de agosto. O Rio Grande do Norte segue com 74 equipes. São Paulo vem em terceiro com 37. Pernambuco é o quarto com 36 equipes. Bahia o quinto com 27. São 314 equipes finalistas.

Confira o mapa finalista da ONHB 11:


A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), desenvolvido pelo Departamento de História por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações (MCTIC), por meio do edital de Olimpíadas Científicas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É coordenada pelas professoras Cristina Meneguello, Alessandra Pedro e Raquel Gryszczenko Alves Gomes.

Em dez edições a ONHB firmou-se como uma empolgante competição para equipes de oitavo e nono anos do ensino fundamental e do ensino médio de todo o Brasil, trazendo uma proposta inovadora de estudar a história do Brasil, abordando temas fundamentais a partir de documentos históricos, imagens, mapas, textos acadêmicos, pesquisas inéditas e debates historiográficos.

A Olimpíada Nacional em História do Brasil tem um formato original. É realizada por equipes compostas por quatro pessoas: três estudantes (que podem estar em diferentes anos) e o professor de história do colégio. Cada professor pode orientar quantas equipes desejar, mas cada estudante pode fazer parte de apenas uma equipe.

Para a 11ª ONHB foi mantido o formato de seis fases online, com duração de uma semana cada, compostas por questões e tarefas diversas. As respostas foram enviadas exclusivamente pelo site e são obtidas pelos participantes por meio do debate com os colegas de equipe e a pesquisa em livros, internet e a orientação dos professores. Cada questão traz quatro alternativas, e mais de uma alternativa pode estar correta, cabendo às equipes selecionar a alternativa que considera a mais adequada em resposta à questão. A Olimpíada também mobiliza temas interdisciplinares (Geografia, Literatura, Arqueologia, Urbanismo, Atualidades) e tem um impacto muito positivo na leitura, compreensão e escrita dos estudantes participantes.

Desde a primeira edição a Olimpíada finaliza com uma fase presencial para no mínimo de 800 finalistas [no mínimo 200 equipes], que comparecem à Universidade Estadual de Campinas onde realizam uma prova dissertativa e aguardam o resultado e entrega de medalhas logo no dia seguinte. Nesta oportunidade, conhecem e confraternizam com estudantes e professores de história de todos os estados do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ceará é o sexto pior estado no país em renda domiciliar per capita em 2023

  IBGE |   Rendimento do Estado foi 38,40% menor do que o Brasil, de R$ 1.893 O Ceará registrou a sexta menor e pior renda domiciliar per ca...