terça-feira, 26 de junho de 2018

Coluna do blog do Macário batista

Resistencia quebrada
Jurei que nao cederia aos encantos da Copa do Mundo e largaria aqui um mundaréu de falação sobre o futebol jogado hoje no mundo. Tambem um dia jurei que nunca mais veria aquela ingrata que ensaiou me trair e voltei a seus braços meigos e apaixonados. Quem não trai um dia seus princípios e juras? Ora, deixe de bobagem! A vida é um querer e um dar sem conta, diria Vinícius. Pra quem um dia foi boleiro e queria ser o melhor, ceder auma tentação, quem há-de? Menino, na Praça João Pessoa,na Sobral do meu tempo, aos 10 anos pedi pra minha Santa Mãe Maria,filha de seu Pompeu Ferreira da Ponte e de dona Petronilha ANgelina Alcãntara Ferreira da Ponte, A Racista, uma joelheira pra seu igual ao Castilho, goleiro do Fluminense e da Seleção.È que o chão da praça,onde jogava a pelada diária, era duro e caraquento feito um ralo. E eu queria ser goleiro, como mais tarde fui, no futebol de salao,no meu querido Anjos, antes na Amefec. Então, o futebol ta na veia. Passei anos voando pelo mundo narrando jogos de futebol pro rádio, escrevendo pro jornal, anunciando pra televisão. E hoje, simples observador da cena, recuso o silêncio ao ouvir tanta gente, no mesmo antigo eito funcional, a criticar atitudes pessoais, ao invés de falar de posições, chutes,passes, colocações, defesas, ataques. Aliás, por algum instante até me permito ouvir em obsequioso silêncio, afinal ninguem no rádio e televisão de hoje, tem a cultura vivida e/ou lida de Paulino Rocha ou Wilton Bezerra, aqui em casa. No País,é um descalabro. Não fuja da regra seu Macário, diz o capeta que às vezes  mora e mim. Fuja, diz o anjo bom do outro lado. Mas não sou homem de correr do pau. Aprendi a não ter medo. De nada. De ninguem. A vida me ensinou desde muito cedo. Tudo isso pra reclamar; o que é que vocês têm a ver com o choro do Neymar? Cês sabem lá o que subir um morro com uma tonelada de farinha dágua nas costas, chovendo? Vão darem!!!

A frase: “Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos…” Nelson Rodrigues.



O Santana pirou? (Nota da foto)
Ex Prefeito de Juazeiro do Norte, médico, deputado estadual, petista/comunista, Manoel Santana é hoje uma presença na tribuna da Assembleia do Estado. Vez em quando comete lá seus discursos, mas agora, resolveu de arrumar um projeto de resolução na CAsa. Ele quer que na sexta feira, quando deputado não está indo pras sessões, seja liberada a tribuna pra todo mundo falar.Sindicatos,ongs,blogueiros,calunistas, tudo, vai lá, sobe e discursa. Béisso?!

Desmatamento da Caatinga
O Inventário Florestal Nacional do Ceará apurou a caatinga cobre 88% da área do estado e, segundo Francis Lacerda, climatologista do Laboratório de Mudança Climática do Instituto Agronômico de Pernambuco, o processo de degradação do bioma atinge mais do que os 40% que constam da literatura, pela ação antrópica e pela mudança climática.

Plantando água
Lacerda cunhou a expressão “plantar água”, lembrando que uma das funções importantes da vegetação da caatinga é a retenção de água nos solos e, consequentemente, a recarga dos aquíferos. O Cearátem neste momento 26 municípios em estado de emergência por falta de água.

Respeito
A Holanda está estudando um mecanismo para pagar aos cidadãos que passem a ir de bicicleta ao trabalho. Isso poderia “economizar” três bilhões de km percorridos por veículos fósseis.

Fora a parte...
Os benefícios “colaterais” seriam cidades mais limpas e cidadãos menos doentes. Hoje na Holanda, mais da metade das viagens ao trabalho têm menos de 7,5 km, e mais da metade da população mora a 15 km do trabalho. menos emissões e mais saúde.

Hoje
AS sete da noite, no Marina Hotel, Salmito Filho, presidente da Câmara de Fortaleza apresenta balanço de seu mandato e da atuação na Presidencia da Casa.

De guarda pra policia
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) promoverá audiência pública na terça-feira (26) para discutir a possibilidade de mudar o nome dos guardas municipais para policiais municipais.

Muda só o nome
Segundo o relator da proposta, deputado Lincoln Portela (PR-MG), esses profissionais já exercem funções de polícia, como uso da força, patrulhamento e proteção à vida, e a nova denominação não afeta competências e atribuições das guardas.

Respeite o inspector 
“É mais do que justa a mudança de nomenclatura. A própria população se sentirá mais segura; e eles [guardas], mais respeitados.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corisco, cangaceiro do bando de Lampião, é absolvido em júri épico realizado em Piranhas no Sertão de Alagoas

Cristino Gomes da Silva Cleto, o Corisco, fazia parte do bando de Lampião — Foto: Arquivo Pessoal Um dos personagens mais famosos do Cangaço...