terça-feira, 29 de agosto de 2017

Sete frases que o gestor deve evitar dizer a seus funcionários

É da competência do chefe manter a linha quando for transmitir ordens ou determinar tarefas ao empregado
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O trabalho de gerenciar pessoas não é nada fácil. E, no dia a dia, a paciência do gestor é testada diante da falta de motivação, resistência de alguns funcionários em fazer o que está sendo pedido ou na hora de enfrentar um ou mais empregados-problema. E o fato de ser o chefe não significa que a pessoa é perfeita. Às vezes, acaba perdendo o controle e dizendo coisas que certamente irá se arrepender mais tarde.Mas, ao contrário do trabalhador”comum”, é da competência do chefe manter a linha quando se trata de comunicação verbal: não tem o luxo de dizer algo que lhe vem à cabeça quando se sente frustrado. A última coisa que queremos é que seus tropeços verbais acabem desmotivando sua equipe, causando, assim, problemas ainda maiores para a sua gestão e, de quebra, para sua empresa.A coach americana Lindsay Broder listou sete frases que devem ser evitadas, especialmente no calor do momento, e que podem causar danos à reputação do chefe e minar a confiança que os funcionários têm nele: a maioria dos gestores agem dessa forma com os funcionários. Na verdade são dois extremos, o que exerce seu autoritarismo e o que deixa à revelia inclusive fugindo de suas obrigações como gestor. Não ouve funcionários e pouco aparece para trabalhar.

Vamos então as sete dicas, que o gestor deve evitar dizer aos funcionários

“Eu sou o chefe. Faça o que eu digo” — Se o gestor estiver estabelecendo padrões diferentes para seus funcionários daqueles que tem para ele mesmo, não pode esperar que eles respeitem e cumpram com o que pede para ser feito.

“Você tem sorte de ter um emprego” — Se é assim que o gestor realmente se sente em relação a algum de seus funcionários, ele é que tem sorte de estar empregado, afirma a coach. Ninguém trabalha bem em um ambiente onde se sente de alguma forma em débito com o seu empregador. "A mentalidade de que o empregado deveria "beijar seu anel" é imatura e evidência falta a este profissional a capacidade de liderança", afirma Lindsay.

“Se você não gosta, vou encontrar alguém que faça” — Como gestor, o profissional dá as ordens, mas o cargo não lhe dá licença para ser um idiota. Qualquer um pode ser chefe, mas um bom gestor irá usar suas habilidades de liderança para motivar os funcionários e obter resultados. "Ameaçar os colaboradores com a perda de seus empregos como uma maneira de levá-los a cumprir as ordens não é sustentável. Claro que, num primeiro momento, eles podem fazer o que o chefe quer, mas, eventualmente, vão ficar desmotivados e sem vontade de fazer mais do que o mínimo necessário para sobreviver dentro da empresa. Isso no caso de não pedirem demissão", diz a especialista.

“Por que você é o único que tem um problema com isso?” — Se estamos falando de um funcionário que se mostra sempre resistente ou que tem problemas de desempenho, a melhor coisa a fazer é abordá-lo imediatamente e tentar resolver o problema. Já no caso de um empregado que é relativamente cooperativo, mas que está passando por uma situação difícil, talvez o problema seja com o chefe, que não está disposto a ouvir as preocupações ou ideias alternativas do funcionário. Ou talvez a pessoa esteja tendo um dia ruim. Seja qual for o problema, não assuma de cara que ela está sendo reticente sem razão. Segundo a coach, o chefe nunca deve comparar os funcionários. É como se compasse seus filhos, o que sempre é uma má ideia.

“Eu não tenho tempo para isso” — Fala sério!! Se é o chefe, seu trabalho é criar tempo para dar atenção a todos e buscar soluções para resolver problemas. Ouvir o que o funcionário tem a dizer é uma das principais funções de um gestor.

“Você não tem idéia do que é estresse” — Todo mundo tem seu próprio estresse. Só porque o gestor decidiu que o dele é maior do que todos os outros, não significa que é. Isso não dá direito a descontar nos outros.

“Você vê o meu nome na porta?” — Sim, e daí? É verdade que o executivo pode ter construído o negócio a partir do zero ou que investiu seu tempo e dinheiro para fazer da empresa o que ela é hoje. Mas ele não é Deus e jogar o peso de sua responsabilidade sobre os outros não é uma maneira produtiva de conseguir o comprometimento de seus funcionários.

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