quarta-feira, 14 de junho de 2017

Dois cearenses disputam Olimpíada Internacional de Matemática

A equipe que vai representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, em inglês) foi apresentada durante o anúncio oficial do Biênio da Matemática Brasil 2017-2018, no Teatro do Espaço Cultural BNDES. Pela primeira vez, a IMO será disputada no Brasil, de 17 a 23 de julho, no Rio de Janeiro.
Entre os  seis craques da Seleção Brasileira, dois são cearenses(George e Bruno) e têm entre 16 e 19 anos, os outros são de São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco) e são multimedalhistas em competições nacionais e internacionais de Matemática. João César Campos Vargas, Pedro Henrique Sacramento de Oliveira, George Lucas Diniz Alencar, André Yuji Hisatsuga, Bruno Brasil Meinhart e Davi Cavalcanti Sena serão os representantes do Brasil na IMO. Três deles já ganharam medalhas na IMO. Desta vez, todos têm o desafio inédito de participar em casa da mais destacada competição científica de Matemática no mundo.
Resultado de imagem para alunos do ari de sá entre os 6 que vão represntar o brasil na olimpiada internacional de matemática
Os estudantes foram selecionados pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) e pela SBM (Sociedade Brasileira de Matemática) de um grupo de 30 alunos do Ensino Médio que vem recebendo treinamento intensivo desde 2016. De 1979, quando iniciou a sua participação na IMO, até hoje, o Brasil ganhou 122 medalhas e 29 menções-honrosas. Anunciados um a um, os seis integrantes da equipe olímpica foram aplaudidos ao subir ao palco e tiveram a companhia da Aramat, a arara matemática símbolo do Biênio da Matemática.
Em sua 58º edição, a IMO acontecerá pela primeira vez no Brasil, de 17 a 23 de julho, com a organização do IMPA e da SBM. Estudantes de mais de 100 países virão ao Rio de Janeiro solucionar problemas matemáticos e trocar experiências. Em 2016, o país obteve a melhor colocação na história da competição, o 15ª lugar na pontuação por equipes, com cinco medalhas de prata e uma de bronze.Os alunos cearenses estudam no Ari de Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário