quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Quando viajar é mais do que preciso

Com o título “Férias e Carnaval”, eis artigo do escritor João Soares Neto, da Academia Cearense de Letras (ACL). Ele aborda o “viajar é preciso” de forma descontraída. Confira: 

Viajar é sair do cotidiano. Viajar a turismo é fazê-lo em busca do prazer. Você é um feixe de energias. Vez em quando, precisa de tempo de relaxamento, descontração, para torná-lo apto a novas obrigações. Qualquer viagem dá oportunidades múltiplas às pessoas, revisitando ou conhecendo países ou cidades. Elas poderão sentir sensações e emoções diferentes, a partir de seus valores pessoais.
A viagem internacional, por exemplo, seja qual for o destino, é sempre uma porta aberta ao conhecimento. É ainda tempo para nada fazer ou esquecer nossas prioridades. O ideal é apenas viajar, observar, serenar e curtir.
Algumas pessoas têm medo de viajar sozinhas. Alegam desconhecimento de línguas. A insegurança em aeroportos lotados para fazer conexões ou a trabalheira com malas, câmbio de moeda, compras e registro em hotéis. Para essas pessoas a melhor solução é viajar em grupo, usando boa operadora de turismo.
O primeiro mandamento de quem viaja é a descontração. Nada de levar muita roupa, pensar em ficar elegante. Deixe isso para a volta. Viaje sem medo de ser simples. Amanheça o dia rindo para o espelho e não se preocupe em gostar do que pode parecer ridículo para os outros. Uma maneira eficaz de ser um bom turista é não comparar compras, não reclamar porque mais comprou caro ou deixou de comprar.
O segundo mandamento é aproveitar o tempo. Nada de ficar curtindo o apartamento, a não ser que… Ande, descubra a cidade. Pegue folhetos. Eles indicam shows, livrarias, parques, shoppings restaurantes, museus, praias etc.
O terceiro mandamento é não forçar a sua natureza. Não faça nada só para agradar aos outros. Seja boa companhia, mas saiba o que o satisfaz.
O quarto mandamento é ousar. Tentar descobrir por seus próprios pés, um lugar interessante, seja um barzinho com poucas mesas, um museu com quadros famosos, uma livraria sebo com primeiras edições baratas ou lojas com liquidação.
O quinto mandamento é fazer amizades, descobrir gente positiva, alegre e comunicativa. Fuja dos complicados.
O sexto é entender que você não será nunca mais a mesma pessoa depois de uma viagem, seja ela qual for. Será muito mais rico, mais consciente do mundo e poderá estabelecer juízos de valor com prudência.
O sétimo é esquecer problemas, queixas e lembrar: o tempo acalma até as maiores tempestades. Considere-se livre. E curta, pois a vida é breve. Se puder, desligue o celular ou use apenas a câmera.
O oitavo e último é saber cuidar do seu dinheiro. Não interessa a ninguém o quanto você leva. Lembre-se: trazer presentes para as pessoas queridas é opcional. Você merece os melhores presentes. É claro, estas dicas não constituem dogmas. São simples recomendações e podem servir para orientar ou não aos que acreditam nas aventuras do mundo. Além, muito além dos seus antigos limites. Se dirigir, não beba.
Felicidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Depois da saída de seu esposo da Comarca de Nova Russas, agora chegou a vez da Dra. Rafaela Benevides deixar Nova Russas. Ambos foram promovidos para comarcas de entrâncias superiores

  Após saída de seu esposo da Comarca de Nova Russas, o juíz Dr. Luíz Eduardo Viana Pequeno em agosto do ano passado, sendo promovido para a...