quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Principal açude da região chega ao pior nível de sua história

O Açude Paulo Sarasate ou Araras está entre os cinco maiores do estado e agoniza em meio a sucessão de anos de estiagem correndo sério risco de secar. Construído em 1958 pelo DNOCS sobre o leito do rio Acaraú, entre os municípios de VarjotaPires FerreiraHidrolândia e Santa Quitéria a cerca de 315 km da cidade de Fortaleza.
Sua capacidade é de 891 milhões de metros cúbicos de água, o que o coloca como o quarto maior reservatório de água do Ceará. A bacia hidrográfica do rio Acaraú, à qual pertence o Açude Araras, cobre uma área de 3.520km² e abastece os municípios de Varjota, Pires Ferreira, Reriutaba, Ipu, Hidrolândia,
Nova Russas e Crateús (adutora de engate rápido).
Entre as finalidades o abastecimento, o lazer, a perenização e controle das cheias do rio Acaraú, a irrigação de 14.000 ha nas várzeas do mesmo rio, a piscicultura e o aproveitamento de culturas na área de montante. Sangrou pela última vez na estação chuvosa de 2011. Desde que foi construído nunca o açude Araras esteve em situação tão crítica.O volume de água acumulada chegou a 3,6% (Ponto crítico no vermelho) da sua capacidade total, de acordo com dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (COGERH).

Ainda de acordo com informações da COGERH, o açude Araras está entre os 131 reservatórios que estão em situação crítica no Ceará, com menos de 30% de seu volume total.

A situação hídrica no estado está tão crítica que, dos 153 açudes monitorados pela COGERH, apenas o açude Caldeirões, localizado no município de Saboeiro, está com capacidade acima de 90% de seu volume total. toda a reserva hídrica do estado não chega a 10%. Se não chover até dezembro haverá o maior colapso do setor no estado do Ceará dos últimos cinquenta anos.
Atual situação do Araras com apenas 3,6% de sua capacidade total

Açude Araras com 60% de sua capacidade total

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Preso recebe visita íntima, passa mal e acaba morrendo minutos depois

Um detento de 53 anos passou por um mal-estar e faleceu minutos após receber uma visita íntima no Presídio Estadual de Taquara, localizado n...