terça-feira, 28 de junho de 2016

TRT/CE debate segurança no trabalho rural na Serra da Ibiapaba

trabalhador-rural
O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará, em parceira com mais 40 instituições públicas e privadas, realiza, dia 29 de junho, o 3º Seminário Regional Trabalho Seguro no Ambiente Rural, em Guaraciaba do Norte, na Serra da Ibiapaba. O evento deve reunir cerca de 600 participantes, entre trabalhadores rurais, sindicalistas, produtores e estudantes, para debater formas de prevenção de acidentes e doenças do trabalho no campo. Segundo o juiz do trabalho e um dos gestores regionais Programa Trabalho Seguro Carlos Alberto Rebonatto, o encontro também pretende sensibilizar empresas e agricultores quanto ao uso racional de agrotóxicos. “A utilização indiscriminada de praguicidas naquela região do Estado tem efeito devastador na saúde dos trabalhadores rurais”, informa.
Os praguicidas são substâncias tóxicas criadas para matar ou repelir pragas. Além de serem nocivos às pragas, podem causar sintomas nos humanos, incluindo náuseas, dores de cabeça, alergia na pele e tonturas. Muitos deles estão ligados a condições e doenças crônicas como câncer, má formações congênitas, desequilíbrios neurológicos e reprodutivos e ao desenvolvimento da sensibilidade aos químicos. As pessoas idosas, os indivíduos quimicamente sensíveis, as mulheres grávidas, os recém nascidos e as crianças são especialmente vulneráveis aos seus efeitos tóxicos.
A manipulação de agrotóxicos será tema de palestra com o professor de ecotoxicologia dos agrotóxicos e saúde ocupacional da Universidade Estadual Paulista, Joaquim Gonçalves Machado Neto. Ele irá falar sobre os aspectos da prevenção e controle de acidentes no trabalho com agrotóxicos. A Associação do Comércio Agropecuário de Ibiapaba também fará uma exposição sobre defensivos agrícolas.
Guaraciaba do Norte e os demais municípios que compõem a chapada da Ibiapaba têm a economia baseada na agricultura, principalmente a horticultura de tomate repolho e assemelhados. Mas a região também destaca-se nacionalmente no segmento da floricultura, posicionando o Ceará como um dos maiores produtores e exportadores de flores do País.
Além da questão do agrotóxico, temas como segurança em equipamentos e máquinas agrícolas, agricultura familiar e a proteção previdenciária dos trabalhadores rurais também serão debatidos por magistrados, professores, advogados e profissionais da área de saúde e segurança do trabalho.
As inscrições para o 3º Seminário Regional Trabalho Seguro no Ambiente Rural são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 28 de junho, no site do evento (www.trt7.jus.br/trabalhoseguro). A última edição do Seminário foi realizada em Limoeiro do Norte, em agosto de 2015.

Com TRT/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Depois da saída de seu esposo da Comarca de Nova Russas, agora chegou a vez da Dra. Rafaela Benevides deixar Nova Russas. Ambos foram promovidos para comarcas de entrâncias superiores

  Após saída de seu esposo da Comarca de Nova Russas, o juíz Dr. Luíz Eduardo Viana Pequeno em agosto do ano passado, sendo promovido para a...