segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Blogueiro defende o Voto Distrital e cita como exemplo o candidato Nenem do Cazuza

Em um de seus últimos artigos, o blogueiro KT defendeu a tese do Voto Distrital e disse: "sou favorável ao Voto Distrital para representantes estaduais no Congresso Nacional, pois não concordo com a ideia de votarmos em candidatos que não tenham nenhuma identificação e compromisso com nossa região."

O blogueiro ainda citou o exemplo do candidato a Deputado Federal Nenem do Cazuza (PROS), ex-prefeito de Ipueiras, que conta com o apoio de vários prefeitos da região, mas na cidade de Ipu não tem o apoio dos grupo políticos da cidade, mas conta com o apoio de vários cidadãos que conhecem os seus trabalhos realizados no município vizinho.

Confira o artigo do blogueiro

Conheci o ex-Prefeito de Ipueiras Nenem do Cazuza quando o mesmo era funcionário do Banco do Brasil de Ipu nos anos 80. O bancário era freguês do comércio da minha família onde almoçava semanalmente e nutriu uma boa amizade com meus pais. Depois o mesmo migrou para Sobral, onde montou uma empresa que foi pioneira em produção de fotografias digitais na região e que ainda hoje presta serviço de qualidade. Em seguida, Nenem chegou a política de Ipueiras pelas mãos dos ex-prefeito Titico Vasconcelos.

As duas administrações de Nenem foram marcadas não só pela austeridade, mas também por obras grande e médio porte que em muito colaboraram para que a vizinha cidade de Ipu saísse da mesmice. Rotulado de turrão, o agora candidato se impôs pela sua eficiência administrativa mostrando que se pode fazer política no interior sem recorrer as práticas populistas.

Hoje o político ipueirense, o qual saiu do poder em 2012 e fez do seu Secretario Raimundo Mariano o seu sucessor, é candidato a Deputado Federal. Politicamente sou favorável ao Voto Distrital para representantes estaduais no Congresso Nacional, pois não concordo com a ideia de votarmos em candidatos que não tenham nenhuma identificação e compromisso com nossa região. Em uma escala de possíveis e prováveis ocupantes do cargo de Deputado Federal vejo Nenem, Moses Rodrigues e Leonidas Cristino como nomes que deveriam serem mais tratados com carinho pelo leitorado da região norte.

Dito isso, acredito que os prefeitos de Ipu e região que votam com Camilo deveriam ter dado mais apoio ao ex-prefeito de Ipueiras. Chega de Inácios, Eugênios, Anibals, Domingos e outros. Isso não significa dizer que Nenem não vai bem. Nada disso.

Essa matéria aqui não é uma declaração de voto ou adesão, e sim a defesa de uma ideia. Espero que tenhamos o voto distrital em pauta em nossa tão sonhada reforma política.

Quanto ao amigo Nenem, fica aqui a nossa torcida. - (Blog do KT).

Saiba mais

O voto distrital é, na mídia e nos meios políticos brasileiros, sinônimo de sistema eleitoral de maioria simples. Esse é um sistema em que cada membro do parlamento é eleito individualmente nos limites geográficos de um distrito pela maioria dos votos (simples ou absoluta). Para tanto, o país é dividido em determinado número de distritos eleitorais, normalmente com população semelhante entre si, cada qual elegendo um dos políticos que comporão o parlamento. Esse sistema eleitoral se contrasta com o voto proporcional, no qual a votação é feita para eleger múltiplos parlamentares proporcionalmente ao número total de votos recebido por um partido, por uma lista do partido ou por candidatos individualmente.
fonte Netcina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queda de braço entre Cid e Guimarães na busca incessante por filiações pelo interior do estado. Em Fortaleza, PSB ameaça lançar pré-candidato (a)

  Cid e Guimarães medem forças em meio as filiações de prefeitos cearenses O deputado federal José Guimarães (PT) e o senador Cid Gomes (PSB...