terça-feira, 26 de agosto de 2014

Depressão é a doença que mais atinge pessoas no mundo

Se não for tratada, ela pode levar ao óbito


A Principal causa da morte do ator norte-americano Robin Williams, a depressão é uma doença que mais atinge pessoas em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são mais de 350 milhões de indivíduos convivendo com o mal. Somente em Fortaleza, são aproximadamente 250 mil. 
A depressão pode ser explicada como a não realização de algum desejo. Um mal baseado em expectativas não realizadas, experiências mal-vividas ou traumáticas, e não atinge uma classe social em específico.
Segundo o psiquiatra e professor da UFC, Fábio Gomes de Matos, a depressão atinge uma em cada quatro pessoas, em sua maioria mulheres (25%, contra 12,5% dos homens). O início é sempre associado a algum tipo de perda (emprego, familiar, romance). 
Por estar deprimido, o doente passa a se enxergar de maneira depreciativa, não se julga capaz de ganhar ou merecer nada e isto acaba atrapalhando as relações sociais, afastando-se de todos. Entretanto, não é isto que define uma depressão. O professor Fábio Gomes alerta que o indivíduo que sofre com o mal, normalmente perde o prazer qualquer atividade que ele normalmente gosta de praticar. “O comportamento altera em tudo. A pessoa fica desanimada, humor deprimido e acreditando que a vida não vale à pena”, ressalta.
O ponto alto da depressão é o suicídio. Segundo dados do Sistema de Mortalidade Datasus, os casos de mortes causadas pelo mal, cresceram 705% no Brasil. Apesar do índice, o especialista Fábio Gomes acredita que ainda assim, existe tratamento e chances de recuperação. Ele lembra que a Universidade Federal do Ceará dispõe de um serviço chamado “PraVida”, onde psquiatras, médicos e outros profissionais, atendem pessoas que pensam ou já pensaram em retirar a própria vida. 
O primeiro passo para a reabilitação, consiste em admitir que a doença esteja presente e que para se tratar, é necessário pedir ajuda. O especialista consultado por nossa reportagem afirmou que não são apenas parentes e amigos, mas a própria pessoa pode notar que está doente. Isto é importante, por que quanto mais rápido o tratamento for iniciado, mais chances de se recuperar ele tem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queda de braço entre Cid e Guimarães na busca incessante por filiações pelo interior do estado. Em Fortaleza, PSB ameaça lançar pré-candidato (a)

  Cid e Guimarães medem forças em meio as filiações de prefeitos cearenses O deputado federal José Guimarães (PT) e o senador Cid Gomes (PSB...