sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

NA LIDERANÇA DO PMDB, EUNÍCIO DIZ QUE CEARÁ É PRIORIDADE


Em entrevista na tarde de quinta-feira, o novo líder do PMDB no senado, Eunício Oliveira assegurou que entre suas prioridades a frente da bancada será a defesa dos interesses do Estado do Ceará. “Chego a liderança com o mesmo posicionamento de antes, a favor de um maior equilíbrio federativo, defendendo o nordeste brasileiro e principalmente o Ceará”, disse. Entre as prioridades enfatizadas por Eunício está a discussão e definição das novas regras de repasse do Fundo de Participação dos Estados (FPE), matéria que está em tramitação no Congresso, mas que ainda não conseguiu obter consenso entre os parlamentares. Eunício também elegeu como prioridade a retomada do debate sobre a distribuição dos royalties do Pré-Sal como forma de encontrar uma solução para o impasse. “Esse repasse, sem dúvidas, é a janela de salvação para reduzirmos as desigualdades entre os estados da federação”, defendeu. O cearense ainda informou que no exercício da liderança irá buscar o entendimento dentro do PMDB para que novos avanços na área econômica e social possam chegar efetivamente à população. (Blog do Roberto Moreira)
COMENTO - O senador Eunício Oliveira é uma das figuras mais importantes do PMDB no governo federal, tem prestígio e é respeitado pelos Ferreira Gomes a nível de estado.É um forte candidato ao governo do estado, inclusive com incentivo de Cid e Ciro.Contudo, é mais uma jogada da política de boa vizinhança, a dupla precisa de Eunício para atrair mais recursos e investimentos para o Ceará.Eunício não é bobo para acreditar que ele, será apoiado pelos irmãos e que serão seus maiores oponentes numa provável candidatura.Cid e Ciro já trabalham nomes de sua estrita confiança para o pleito de 2014, nomes como de Leônidas Cristino e Ferrúcio Feitosa são os preferidos, mas, muita coisa vai rolar, podendo surgir um nome surpresa. Com o senador na liderança do PMDB no senado, cresce também a expectativa de melhoria de qualidade de vida do povo de Nova Russas, em função do prefeito fazer parte do quadro do partido. Eunício tem interesse em disputar o governo do estado, tanto é que começa a reestruturar o partido no interior. Ontem mesmo flagramos o prefeito Gonçalo Diogo saindo da residência do ex prefeito de Ararendá e amigo particular de Eunício, Vicente Mourão.

Vozão vence o Bahia no seus domínios

O Ceará Sporting deu o troco ao Bahia dentro de Salvador. Ganhou ontem à noite de 2 a 1. Aqui havia perdido no domingo para o mesmo Bahia.  

Empréstimo consignado liberado a partir de segunda-feira

Depois de muitas cobranças do Sindicato APEOC junto ao Governo do Estado e de Ações na Justiça, os empréstimos consignados para professores e servidores em geral do Estado, estão liberados a partir de segunda-feira, dia 04/02/2013. 
Segundo as informações colhidas pelo Sindicato APEOC junto ao Setor de Consignados da Seplag (Secretaria de Planejamento e Gestão do Ceará), os empréstimos serão feitos diretamente nas agências bancárias da Caixa Econômica Federal e Bradesco. 
Portanto, as tomadas de novos empréstimos consignados por parte de professores e servidores estaduais, em geral, poderão ser feitas a partir de segunda-feira (04 de fevereiro 2013).

Senado elege novo presidente nesta sexta

Os senadores Pedro Taques (PDT-MT) e Renan Calheiros (PMDB-AL), que disputam presidência do Senado (Foto: Agência Senado)
Os senadores Pedro Taques (PDT-MT) e Renan Calheiros (PMDB-AL), que disputam presidência do Senado (Foto: Agência Senado)
O Senado elege na manhã desta sexta-feira (1), em votação secreta, quem comandará a Casa pelos próximos dois anos, até o fim do mandato da presidente Dilma Rousseff. Concorrem ao posto os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e Pedro Taques (PDT-MT).
O escolhido vai substituir José Sarney (PMDB-AP) na presidência do Senado, acumulará a presidência do Congresso, e se tornará o terceiro na linha de sucessão para presidente da República, atrás apenas do vice-presidente da República e do presidente da Câmara dos Deputados.
Caberá ao candidato eleito comandar sessões de votação, definir as pautas do plenário do Senado e do Congresso, além de convocar votações extraordinárias e dar posse aos senadores.  O presidente do Senado também preside a Mesa Diretora, que comanda as atividades da Casa, com orçamento de mais de R$ 3,5 bilhões e mais de 6,4 mil funcionários.
Uma das primeiras tarefas do novo presidente do Congresso será resolver o impasse em torno da votação dos mais de 3 mil vetos presidenciais pendentes na pauta. No ano passado, em meio à pressão de parlamentares para derrubar o veto presidencial à Lei dos Royalties, o ministro Luiz Fux, do STF, determinou a votação cronológica dos mais de 3 mil vetos anteriores.
Além dos royalties do petróleo, estão na fila vetos ao projeto do novo Código Florestal, à lei que regulamenta os gastos em saúde e o que impediu o fim do fator previdenciário.
Outra tarefa do novo presidente de Senado e Congresso será comandar a votação do Orçamento de 2013, que prevê as receitas e despesas dos três poderes para o ano. A votação, que deveria ter ocorrido no ano passado, está prevista para ocorrer na próxima semana, quando termina o recesso legislativo.
 

Senador José Pimentel alerta prefeitos para novo prazo de adesão ao PAC Educação

josepimentel
O senador José Pimentel (PT) enviou comunicado a todos os prefeitos cearenses informando sobre o novo prazo de adesão ao PAC Educação.
A partir da próxima segunda-feira, o Ministério da Educação reabrirá o prazo de adesão das prefeituras aos programas de construção de creches e de construção e cobertura de quadras poliesportivas em escolas da rede pública. 
Para o senador Pimentel, “é muito importante que os prefeitos e prefeitas reúnam seus projetos e os apresentem dentro do prazo para que os municípios possam evoluir em educação”.
No Ceará, 123 municípios já estão sendo beneficiados pelo PAC Educação, incluindo Fortaleza. 
Os recursos disponibilizados pelo PAC II permitiram o início das obras de construção de 153 creches em 47 cidades; e de 247 quadras poliesportivas, em 54 municípios; além da cobertura de 81 quadras, em 58 cidades.
O PAC II também beneficia a rede estadual de ensino, com recursos que permitiram a construção de 118 quadras poliesportivas, em 51 municípios, e a cobertura de 57 quadras, em 39 cidades.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ceará é o sexto pior estado no país em renda domiciliar per capita em 2023

  IBGE |   Rendimento do Estado foi 38,40% menor do que o Brasil, de R$ 1.893 O Ceará registrou a sexta menor e pior renda domiciliar per ca...