domingo, 6 de janeiro de 2013

Desafios dos novos prefeitos

Texto do Diário do Nordeste, readaptado pelo blog, frente a nossa realidade e de algumas prefeituras da região;

Saúde, educação, emprego e combate à violência são prioridades


Promover uma melhor qualidade de vida para os munícipes é a meta dos gestores que assumiram a PrefeituraTrês temas são prioridades para a maioria dos novos gestores municipais que assumiram seus cargos no último dia 1º, da nossa região: Saúde, Educação e geração de emprego e renda. Outro assunto que preocupa os prefeitos, embora a solução esteja na esfera do Estado, é o crescimento da onda de violência nos municípios do interior.

Saúde - O principal desafio é reequipar as unidades de saúde.
Emergência do Hospital. Melhorar serviço de saúde é desafio para os novos gestores destes municípios.
Exemplos: Nova Russas, Ararendá, Ipaporanga e Ipu. Nos casos de Crateús com prefeito reeleito, Ipueiras prefeito elegeu seu sucessor e Poranga, obviamente encontram uma situação de razoabilidade.

Cada um, com os seus problemas: Nova Russas, Ipu, Ipaporanga e Ararendá tem similares resoluções. Dívidas, salários de servidores em atraso, limpeza urbana e saúde precária. Um outro atenuante além de herdar desmandos dos mais variados dos antecessores, ainda terão que ser hábeis politicamente no cumprimento de acordos pré-eleições e pós eleição da câmara. Montar o secretariado é uma tarefa bem difícil, visto que pode desmoronar qualquer modelo administrativo que represente ou defenda na teoria a ética e a moral no serviço público,bem como distribuição de cargos e vantagens para grupos e/ou para vereadores em detrimento de acordos de última hora. Pode agradar a uns e desagradar a outros, principalmente àqueles que fizeram parte da linha de frente.
Os novos prefeitos enfrentam também adversidades causadas pela seca e por perda de receitas municipais em decorrência da desoneração de impostos pelo governo federal. Em síntese, há muitos desafios e dificuldades a serem enfrentadas. O mais prudente seria, nestes primeiros meses os novos gestores conhecerem a máquina, fazer levantamento das receitas e despesas, e um planejamento das ações futuras, evitando gastos elevados para querer mostrar serviço.

Cada município tem suas peculiaridades. Em Ipueiras e Tamboril, os prefeitos eleitos darão continuidade ao projeto administrativo dos antecessores.

Os problemas cruciais e de maior urgência do novo gestor de Nova Russas é trazer o crescimento para o município e resgatar a dignidade humana.A cidade estagnou nos últimos quatro anos.Existe um caos no setor de Educação, com escolas em precárias condições de infraestrutura e o ensino precisa melhorar, com cursos intensivos de capacitação dos professores.
No setor de infraestrutura, o básico, que é a limpeza pública, retomar as obras inacabadas e asfaltar entradas, saídas,centro da cidade, principais avenidas e para um melhor tráfego no sentido de organização, instalar semáforos no centro da cidade.

No setor de Saúde, o desafio é colocar em adequada condição de funcionamento o único Hospital da cidade, cujo serviço de emergência e de atendimento especializado é precário. Aliás, o maior desafio do prefeito, estruturá-lo o mais urgente possível e elaborar projeto para construção de mais uma unidade hospitalar. Transformar o caos instalado e iniciar um  novo ciclo em Nova Russas, de austeridade, compromisso social, realizações e projetos de crescimento e colocar pra funcionar à saúde, educação, social, serviços primários abandonados totalmente em detrimento de interesses próprios. Mãos a obra prefeito, queremos nos orgulhar e difundir ações que beneficiem o povo sofrido de Nova Russas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quase 40% dos cearenses não possuem rendimento mensal, aponta IBGE

  Quase 40% dos cearenses não possuem rendimento mensal, aponta IBGE Foto: Divulgação Um cenário preocupante: 38,7% das pessoas que moram no...