sexta-feira, 1 de junho de 2012

Pesquisa de opinião pública em Nova Russas sobre eleições

Desde quarta feira, dia 30, pesquisadores do instituto Datainfo contratrado pelo Grupo IBOPE, realizam pesquisa de opinião pública junto aos eleitores novarussenses. De acordo com a coordenadora da equipe, pesquisa foi encomendada pelo Governo do estado do Ceará e os 15 municípios que compreende a macro-região centro oeste estarão sendo entrevistados. O tipo de pesquisa em curso é, a estimulada.No caso específico das pesquisas estimuladas, uma lista é passada para os entrevistados escolherem algumas das alternativas. São feitas através de um cartão com as alternativas ou com a leitura dos mesmos. Servem para se verificar quais são as opções mais relevantes entre as alternativas dadas. No caso da pesquisa eleitoral, são passados os nomes de eventuais candidatos ao cargo majoritário para saber quais são os que mais estão bem na pesquisa segundo o eleitorado.
As pesquisas estimuladas acabam limitando um pouco as ações dos entrevistados, mas por outro lado são mais simples de apurar e também têm um índice muito menor de respostas do tipo “não sei ou não quero responder”. Ainda de acordo com a coordenadora serão entrevistadas 300 eleitores em três faixas etárias de idade que respondem ao questionário contendo a seguinte abordagem : em quem você votaria para prefeito : Paulo Evangelista, Gonçalo Diogo, Marcos Alberto, Chiquinho do Edgar e Acácio. Avaliação da administração do prefeito Paulo Evangelista, do Governo do Estado Cid Gomes e do Governo Federal Dilma Rousself  e em quem não votaria de forma alguma, entre outros questionamentos. Vamos aguardar o desfecho e o anúncio oficial da pesquisa e que seja registrado no TRE, porque as outras foram pesquisas internas. Uma coisa é certa quem tiver liderando a pesquisa terá amplas chances de sair vitorioso, ainda mais sendo em Nova Russas, quando grupos oportunistas estão aguardando com ansiedade números oficiais para suas revoadas e debandadas peculiares para o candidato que estiver na frente, vislumbrando para o futuro, barganha  por cargos e salários sem trazer nenhum saldo positivo para o município. Cruel realidade !!!!


EM TEMPO, VALE TUDO PARA CONQUISTAR O ELEITORADO


Os 5.565 municípios brasileiros fazem das eleições municipais as maiores do país em número de candidados, criatividade nas coligações e apelos que vão do santinho ao churrasquinho, passando pelo velho rol de promessas de calçamento, emprego, sapato, bolsa e vaga na escola. Em eleições mais evoluídas é vetado aos candidatos prometerem aquilo que a lei lhes obriga a fazer como gestores (educação, saúde, segurança). Mas no Brasil dos impunes as pessoas querem acreditar que seus representantes eleitos irão pelo menos CUMPRIR AS LEIS. A pesquisa da CNM, que promete sobe e desce de partidos, nos anuncia que precisaremos de novidades para conquistar o eleitor. Mesmo com as restrições da legislação muitos candidatos já estão dando os "ares" de como prentendem se comportar nas eleições municipais de 2012.

 

Realocação de forças

Pesquisa encomendada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) revela que a maioria dos partidos brasileiros perdeu força para a disputa de 2012 em relação à eleição anterior. O PMDB elegeu, em 2008, 1.199 prefeitos e agora conta com 1.181; o PSDB tinha 789 e hoje conta com 736. O PT elegeu 553 e agora governa 564 prefeituras, sendo um dos poucos partidos que obteve crescimento no período. O PP ganhou em 549 municípios e hoje está com 514. O DEM dos 500 prefeitos eleitos está com 395. Já o recém-criado PSD, que não elegeu nenhum candidato, hoje em dia conta com 272 prefeitos pelo País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ceará é o sexto pior estado no país em renda domiciliar per capita em 2023

  IBGE |   Rendimento do Estado foi 38,40% menor do que o Brasil, de R$ 1.893 O Ceará registrou a sexta menor e pior renda domiciliar per ca...