terça-feira, 22 de maio de 2012

Escola nota 10 e Nova Russas fora da lista

Ceará é referência nacional na alfabetização de crianças



PAIC_Externa“O Ceará é nossa maior fonte de inspiração na alfabetização de crianças. Saio daqui hoje seguro para entrar nesse clima. Queremos ver o Brasil fique todo verde também”. Foi assim que o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, avaliou o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC). Acompanhado do governador Cid Gomes, o Ministro conheceu nesta segunda-feira (21) os resultados do Programa referente ao ano de 2011, anunciados pela secretaria da Educação (Seduc) durante solenidade no Cambeba. Segundo o Ministro, o PAIC – um programa de incentivo a alfabetização de crianças até seis anos de idade implantado em 2007 por Cid Gomes - será referência para instalação do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). “O PAIC é um programa muito exitoso. Com ele o Ceará desenvolveu uma capacidade fantástica de ensinar as crianças a ler e escrever. E queremos que esse Programa aconteça não só mais no Ceará, mas em todo o Brasil”, declarou o Ministro.

PAIC_InternaNa ocasião, foram divulgados os resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica - Spaece Alfa-2º ano e do Spaece Alfa 5ºano. Os números apontam que em relação aos 184 municípios cearenses avaliados pelo Spaece Alfa-2º ano, 178 atingiram médias de proficiência situadas no nível desejável, seguidos de seis que estão no nível suficiente. Fazendo um comparativo no mapa do Ceará quando o PAIC foi iniciado, apenas 14 municípios eram identificados pela cor verde, fazendo uma referência ao nível de proficiência desejável. “Isso que está acontecendo no Ceará é a grande revolução da educação”, comemorou Cid Gomes.

Durante a solenidade, os primeiros 12 municípios com melhor avaliação no Spaece Alfa-2º ano receberam um troféu das mãos do Governador, foram eles: Nova Olinda, Abaiara, Mucambo, Dep. Irapuan Pinheiro, Solonópole, Tarrafas, Jijoca de Jericoacoara, Potiretama, Pires Ferreira, Guaraciaba do Norte, Pedra Branca e Forquilha. O mesmo aconteceu em relação a avaliação Spaece Alfa 5ºano, que avalia o nível de educação em relação as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Cid Gomes também fez a entrega de premiação ao 12 municípios que já se encontram com seus alunos no nível adequado. Os municípios que alcançaram o nível desejável foram Mucambo, Solonópole, Abaiara, Sobral, Jijoca de Jericoacoara, Penaforte, Brejo Santo, Groaíras, Graça, Pedra Branca, Potiretamama e Pires Ferreira.

PAIC_Interna2A secretaria da Educação, Izolda Cela,  também comemorou os resultados do PAIC, que desde sua implantação em 2007, já aponta 800 escolas cearenses, em situação desejável para serem premiadas.  Segundo a Secretária, o desafio agora do Programa é fazer com que todas as escolas cearenses possam ser premiadas. “Quando o PAIC foi lançado, a intenção foi buscar um ritmo mais rigoroso de mudança. Mas a proposta era desafiadora. Hoje temos bons resultados, mas não devemos considerar só o nível de proficiência, nós precisamos ter compromisso com participação dos municípios e nos ajustarmos para buscar a igualdade nos resultados”, destacou Izolda Cela.

Sobre o PAIC

PAIC_Interna3De acordo com o levantamento, 244.785 alunos do 2º e 5º ano do ensino fundamental de 4.519 escolas públicas participaram da avaliação externa da Seduc, que identifica e analisa o nível de desempenho dos estudantes. Os resultados possibilitam a construção de um indicador, IDE-ALFA, das habilidades de leitura dos estudantes do 2º ano. Em relação ao 5º ano, é o IDE-5 que expressa o desempenho em Língua Portuguesa e Matemática dos alunos da rede pública. Para o Governador Cid Gomes, a “chave do sucesso” do PAIC está nessa avaliação. “A partir de uma iniciativa simples, apoiando as coordenadorias, melhorando a gestão e fornecendo o material didático estamos conseguindo aqui no no Ceará um futuro melhor para nossas crianças através da educação pública de qualidade. Mas o diferencial desse Programa é a avaliação de todas as crianças, em todos os municípios do Ceará”, destacou Cid Gomes.

Prêmio Escola Nota 10

PAIC_Interna4Durante a solenidade, também foi entregue do Prêmio Escola Nota 10. Em sua quarta edição, a premiação é destinada às 150 unidades públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa) e 150 unidades públicas que obtiveram os melhores resultados do 5º ano, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar –  (IDE  5). Em 2008, quando o prêmio foi instituído, somente 148 escolas, cuja matrícula totalizava 6.711 estudantes do 2º ano do ensino fundamental atingiram IDE-ALFA igual ou superior a 8,5 pontos. Em 2011, o prêmio contempla dentre suas  principais inovações a  Inclusão da premiação para o 5º ano o que garantiu a expansão do número de escolas beneficiadas de 300 para 600. As 10 primeiras escolas premiadas estão localizadas nos municípios de Forquilha; Pedra Branca; Guaraciaba do Norte; Mucambo; Brejo Santo; Sobral; Porteiras; Itarema; Tamboril; Quixeramobim; Martinópole e Sobral. Essas 150 escolas receberão também o prêmio em dinheiro equivalente a R$ 2 mil por cada aluno avaliado por meio do Spaece.

 A solenidade foi prestigiada pelo Senador Inácio Arruda; o Ministro dos Portos, Leônidas Cristino; o Presidente da Assembleia Legislativa (AL-CE), Roberto Cláudio; os secretários estaduais René Barreira (Ciência e Tecnologia), Ferruccio Feitosa (Copa), Maurício Holanda (executivo da Seduc); a representante do Unicef, Ana Márcia Diógenes; os deputados federais Artur Bruno, Ariosto Holanda, José Guimarães, Eudes Xavier e Chico Lopes; os deputados estaduais Neném Coelho, Professor Teodoro, Wellington Landim, Raquel Marques e Dedé Teixeira.
Segue abaixo a relação dos Municípios com Escolas NOTA 10 na educação do Ceará.
MUNICIPIO
Nº DE ESCOLAS NOTA 10
PEDRA BRANCA
11
VIÇOSA DO CEARÁ
06
BREJO SANTO
05
GUARACIABA DO NORTE
05
RERIUTABA
05
CAMPO SALES
04
ITAREMA
04
JIJOCA DE JERICOACOARA
04
NOVO ORIENTE
04
SÃO BENEDITO
04
SÃO GONÇALO DO AMARANTE
04
ASSARÉ
03
GRAÇA
03
INDEPENDENCIA
03
IPUEIRAS
03
MASSAPÊ
03
MAURITI
03
MORRINHOS
03
MUCAMBO
03
PENAFORTE
03
QUIXERAMOBIM
03
TIANGUÁ
03
TRAIRI
03
CRUZ
02
DEP. IRAPUAN PINHEIRO
02
HIDROLÂNDIA
02
IPU
02
ITAITINGA
02
ITAPIPOCA
02
JUAGUARIBE
02
ORÓS
02
PIRES FERREIRA
02
PORANGA
02
PORTEIRAS
02
POTENGI
02
UMIRIM
02
ACOPIARA
01
AMONTADA
01
ARARENDÁ
01
ARARIPE
01
BEBERIBE
01
BELA CRUZ
01
BOA VIAGEM
01
CANINDÉ
01
CEDRO
01
COREAÚ
01
CRATÉUS
01
EUSÉBIO
01
GROAÍRAS
01
HORIZONTE
01
IRAUÇUBA
01
JAGUARUANA
01
MARTINÓPOLE
01
MILHÃ
01
MISSÃO VELHA
01
PACUJÁ
01
POTIRETAMA
01
QUITERIANÓPOLIS
01
SALITRE
01
SANTANA DO ACARAÚ
01
SANTANA DO CARIRI
01
SENADOR SÁ
01
SOLONÓPOLIS
01
TARRAFAS
01
UBAJARA
01
URUBURETAMA
01
VARJOTA
01

Blog - Infelizmente o nosso município, apesar do esforço e comprometimento da Secretária de Educação Rosilene Sampaio ficou fora da lista. É preciso repensar a nossa política e o nosso conceito de educação para melhorarmos os nossos indicadores, numa ação conjunta envolvendo diretores, coordenadores,professores,alunos e pais, para num futuro próximo possamos comemorar a exemplo de outros municípios avanços consideráveis no setor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Depois da saída de seu esposo da Comarca de Nova Russas, agora chegou a vez da Dra. Rafaela Benevides deixar Nova Russas. Ambos foram promovidos para comarcas de entrâncias superiores

  Após saída de seu esposo da Comarca de Nova Russas, o juíz Dr. Luíz Eduardo Viana Pequeno em agosto do ano passado, sendo promovido para a...