Os candidatos que disputarão as eleições suplementares em Santa Quitéria, em 26 de outubro, foram apresentados ontem (21), durante as convenções partidárias. A disputa ficou entre PT, PSB e União Brasil. As candidaturas mantiveram os mesmos sobrenomes da disputa de 2024.
O PSB lançou o presidente da Câmara de Vereadores, Joel Barroso (PSB). Ele é filho do prefeito cassado Braguinha Barroso (PSB) e assumiu a Prefeitura interinamente, após a prisão do pai, que cumpre está em regime domiciliar.
Nos últimos dez dias, Joel tem se reunido com lideranças do partido em busca de apoio à sua candidatura. Entre elas está o senador Cid Gomes (PSB) e o presidente estadual da sigla, Eudoro Santana, pai do ministro da Educação, Camilo Santana (PT). Braguinha foi eleito com 41% dos votos em 2024.
Já o MDB optou por lançar a ex-deputada Cândida Figueiredo (União Brasil) ao cargo de prefeita. Ela é esposa do ex-prefeito Tomás Figueiredo (PSB), que alcançou 29,44% dos votos em 2024.
Tomás tentou atrair a petista Dra Lígia Protásio para a sua chapa, mas a aliança não foi alcançada. Ligia também é ex-prefeita. Cândida foi lançada na disputa ao lado do esposo, Tomás, do prefeito de Sobral, Oscar Rodrigues (União Brasil), e do deputado estadual Moses Rodrigues (União Brasil).
Moses tem se aproximado cada vez mais da base do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT) e é cotado para disputar uma vaga no Senado na chapa governista, caso a federação União Progressista (União Brasil e Progressistas) aceite compor a base.
Pelo PT, Dra Lígia Protásio foi lançada novamente. Ela rompeu com Braguinha, de quem já foi vice, e disputou as últimas eleições pela Prefeitura, chegando a 29,02% dos votos. Lígia foi prefeita de Santa Quitéria por quase um ano devido ao afastamento de Braguinha por suspeita de corrupção.
Pelas redes sociais, Lígia recebeu o apoio do deputado estadual Acrísio Sena (PT). Ela também se encontrou com o governador no último dia 12, durante a inauguração de uma areninha em Catunda. Joel também esteve presente. Elmano, até a semana passada, estava aguardando definições sobre quem seria o candidato da base na disputa, já que os três nomes estão ligados a partidos e lideranças governistas. O PSB também chegou a tentar atrair o PT para a chapa, sem sucesso.
Segurança e voto livre
No Palácio da Abolição, o governador recebeu, na última sexta-feira (19), a desembargadora Maria Iraneide Moura Silva, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O encontro se deu para debater as medidas de segurança para a realização da eleição suplementar no município de Santa Quitéria, programadas para 26 de outubro.
Segundo o TRE-CE, foi debatido um planejamento de ações voltadas à segurança para garantir ao eleitor “o exercício do voto livre e a tranquilidade do pleito”. Segundo as investigações do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) que levaram à cassação e à prisão de Braguinha, as eleições municipais de Santa Quitéria em 2024 e 2020 tiveram influência da facção criminosa Comando Vermelho.
Reeleito em 2024, Braguinha chegou a ser preso antes de ser reempossado no cargo, em 1º de janeiro deste ano. A facção teria beneficiado sua candidatura e ameaçado eleitores de adversários do prefeito e dificultado atos de campanha dos opositores.
As candidaturas podem ser registradas até as 19h de amanhã (23), na 54ª Zona Eleitoral. O candidato eleito será empossado no dia 18 de novembro, com mandato até 31 de dezembro de 2028.
(Por Maurício Moreira)
Nenhum comentário:
Postar um comentário