domingo, 28 de julho de 2024

Eusébio tem o melhor ínidce de qualidade de vida do Ceará


O município de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), foi considerado o que tem o melhor índice de qualidade de vida do Ceará, segundo uma pesquisa realizada pelo Índice de Progresso Social (IPS) Brasil 2024. Juazeiro do Norte e Fortaleza aparecem em seguida.

No estudo, foi considerado também as cidades brasileiras, assim como os desafios sociais enfrentados por cada localidade.

O Índice de Progresso Social (IPS) avalia cidades com base em 53 indicadores, divididos em três dimensões: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-Estar e Oportunidades. As notas variam de 0 a 100, utilizando dados do Ministério da Saúde e do IBGE.

No Nordeste, o Ceará alcançou um índice geral de 59,71, se destacando em terceiro lugar entre os nove estados da região, atrás apenas de Sergipe (61,20) e da Paraíba (60,11).

VEJA O RANKING POR CIDADE NO CEARÁ

Eusébio: 64,79
Juazeiro do Norte: 64,58
Fortaleza: 64,42
Crato: 62,86
Sobral: 62,51
Altaneira: 62,47
Granjeiro: 62,01
Pacujá: 61,49
Brejo Santo: 61,24
Iguatu: 61,1
Nova Olinda: 60,95
Icó: 60,72

Apesar do Ceará não ter municípios no nível mais baixo do IPS, quatro estão na segunda pior classificação: Aratuba (47,67), Alto Santo (49), Choró (49,3) e Trairi (49,32). O estudo foi conduzido pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), em colaboração com várias instituições.

O município de Nova Russas aparece com índice de 59,6 

quinta-feira, 11 de julho de 2024

MP do Ceará realiza operação para investigar suposto superfaturamento de contratos de limpeza pública na Prefeitura de Canindé

As buscas, autorizadas pelo Tribunal de Justiça do Ceará após pedido da Procap, foram realizadas nas residências dos investigados e também nas sedes da Prefeitura de Canindé e das empresas suspostamente envolvidas.

Durante a ação, foram apreendidos mais de R$ 105 mil, em espécie, somando os valores encontrados na residência da prefeita, na casa do secretário de Obras e Infraestrutura e em uma das empresas investigadas. Aparelhos celulares, computadores, armas de fogo, munições e documentos relacionados aos contratos investigados também foram apreendidos.

Os investigados poderão responder pelos crimes de peculato, falsidades material e ideológica, entre outros.

Investigação

A investigação teve início no ano de 2023, após a Procap receber denúncia de que a Prefeitura de Canindé estaria pagando às empresas responsáveis pela limpeza pública da cidade valores acima do mercado, evidenciando um suposto superfaturamento dos contratos. Além disso, o serviço estaria causando danos ambientais em regiões do município.

Nome da operação

A operação recebeu o nome de “Puritas Publica”, termo proveniente do latim que significa pureza pública. O termo foi escolhido diante da necessidade de transparência nos contratos supostamente superfaturados, que tratam dos serviços de limpeza pública em Canindé.

terça-feira, 9 de julho de 2024

Mais de 2,6 toneladas de drogas são apreendidas no Ceará no primeiro semestre de 2024


Os trabalhos realizados pelas Forças de Segurança do Ceará resultaram na apreensão de mais de 2,6 toneladas de entorpecentes em todo o Estado no primeiro semestre de 2024. Ao todo, durante o período, foram apreendidos 2.621,95 kg de substâncias ilícitas como cocaína, crack e maconha, que somam quase 100 quilos de entorpecentes a mais que o período equivalente no ano anterior, quando foram apreendidos 2.532,05 kg, o que representa um aumento de 3,55% nas apreensões no primeiro semestre deste ano. 

Além disso, o mês de junho de 2024 registrou um aumento de 123% nas apreensões em todo o Estado em relação ao mesmo mês do ano passado. No sexto mês deste ano foram apreendidos 473,76 kg de drogas; já no mesmo mês do ano passado, 212,49 kg de substâncias entorpecentes haviam sido apreendidas. Os dados foram obtidos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

No acumulado do semestre, as maiores apreensões foram realizadas na Região Metropolitana de Fortaleza, que registrou 1.086,06 kg de entorpecentes apreendidos pelas Forças de Segurança, 187,16% a mais do que o mesmo período do ano passado, quando foram apreendidos 378,20 kg de drogas. Já no mês de junho, o Interior Sul teve a maior apreensão de drogas, com 251,05 kg de substâncias ilícitas apreendidas, um aumento de 411,18% em relação a junho de 2023, quando foram apreendidos 49,11 kg.

Outros indicadores positivos

Nos últimos dias, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) destacou outros resultados positivos obtidos pelas Forças de Segurança do Estado. O mês de junho de 2024 registrou uma redução de 14,4% nas ocorrências de roubos em todo o Estado em relação ao mesmo mês de 2023; na Capital, a diminuição chegou a 9,7% durante o período. Foram 3.003 ocorrências no período, contra 3.509 registros no mesmo mês de 2023. 

A SSPDS destaca como importantes medidas para a obtenção de resultados cada vez mais positivos a realização de ofensivas preventivas como o programa Segurança no Ponto e a Reforço Especializado, além de investimentos estratégicos em tecnologia. A pasta destaca ainda o reforço, a partir de junho de 2024, no trabalho ostensivo, com 860 novos policiais militares; e no trabalho investigativo, com a posse de 428 novos policiais civis.

quinta-feira, 4 de julho de 2024

MP do Ceará deflagra operação para prender gestores públicos suspeitos de “rachadinha” no município de Ipueiras









O Ministério Público do Ceará, por meio do Grupo Especial de Combate à Corrupção (Gecoc), com apoio da Polícia Civil, deflagrou, nesta quinta-feira (04/07), a Operação “Charco”. A ação apura suposto desvio de dinheiro público através de “rachadinha” entre gestores e servidores no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Ipueiras.

Na ação, foram expedidos três mandados de prisão temporária contra uma diretora e ex-chefes do órgão, que não foram localizados e seguem sendo procurados. Foram cumpridos ainda oito mandados de busca e apreensão nas residências dos alvos e na sede do SAAE de Ipueiras. A operação resultou na apreensão de celulares, agendas e documentos. Os investigados poderão responder por crimes de peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

A investigação do MP do Ceará apontou a existência de um suposto esquema organizado por pessoas influentes dentro do SAAE de Ipueiras, com participação dos então superintendentes. O desvio dos recursos públicos funcionaria através da contratação de funcionários sob a condição de repassarem 50% do salário para pessoa indicada pelo superintendente, prática conhecida como “rachadinha”.

Nome da operação

O nome “Charco” faz referência à água parada, rasa, suja e lodacenta, simbolizando o caráter reprovável dos crimes investigados no âmbito da autarquia de Água e Esgoto de de Ipueiras.

Fonte MPCE

Fortaleza reúne laticínios no Nordeste amanhã e na sexta-feira

  Fortaleza é sede do evento Seminário + Negócios — Encontro de Laticínios, promovido pelo Grupo + Food, que acontece nesta quinta-feira (20...