quarta-feira, 20 de março de 2024

Detento que fugiu do complexo penitenciário da Papuda DF, participou de roubo de 30 porcos e 18 cabras. Quem roubou bilhões está em liberdade



O preso que fugiu do Complexo Penitenciário da Papuda participou, em 2021, de um roubo de 30 porcos e 18 cabras em uma chácara de Brazlândia. Arlan Cotrim dos Santos, 48 anos, é considerado procurado pela polícia após deixar o Centro de Detenção Provisória (CDP 1), durante o trabalho interno, na manhã desta terça-feira (19/3).

Arlan tem passagens criminais nos estados da Bahia e de Goiás. No DF, um deles, de maio de 2021, é de roubo. Na ocasião, Arlan e um comparsa invadiram uma chácara localizada no Poço Azul e roubaram, além dos animais, um triturador, oito baterias para carro, sete pares de auto-falantes, um celular e uma televisão.

Conforme consta nos autos do processo, um dos criminosos chegou na chácara e fingiu interesse nos porcos disponíveis para o abate, momento em que outros assaltantes entraram na propriedade em duas motocicletas. Inicialmente, três autores entraram no local armados. Arlan rendeu uma mulher e a manteve com os filhos na sala da casa. Depois disso, abriu o portão da chácara para permitir a entrada dos demais criminosos.

O grupo roubou os animais e colocou os bichos em reboques acoplados em três carros. Segundo a decisão judicial, Arlan e outro rapaz foram os responsáveis por, posteriormente, comercializarem parte do produto do roubo, já que compareceram a uma outra chácara e venderam três porcos caipiras.

Em depoimento prestado à época, Arlan confessou o crime, mas negou ter usado arma de fogo. Disse que conversou com o comparsa e indicou o comprador dos porcos. Por não ter antecedentes criminais na época, a Justiça revogou a prisão de Arlan e concedeu a liberdade provisória.

Fuga

Arlan fugiu da Papuda na manhã desta terça-feira (19/3). Segundo informou a Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF), a fuga ocorreu por volta das 11h30 por abuso de confiança e sem rompimento de obstáculos. Ele era classificado para trabalhar internamente no presídio e aproveitou do benefício para a evasão.

O detento era lotado no Centro de Detenção Provisória I (CDP 1) e estava em processo de transferência para o regime fechado e seria deslocado para outra penitenciária do Complexo ainda nesta terça. Policiais penais montaram um cerco e fazem buscas pelo fugitivo.

Fonte - Correio Brasiliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Depois da saída de seu esposo da Comarca de Nova Russas, agora chegou a vez da Dra. Rafaela Benevides deixar Nova Russas. Ambos foram promovidos para comarcas de entrâncias superiores

  Após saída de seu esposo da Comarca de Nova Russas, o juíz Dr. Luíz Eduardo Viana Pequeno em agosto do ano passado, sendo promovido para a...