sexta-feira, 12 de março de 2021

Vacina que teve aprovação de registro definitivo pela Anvisa é suspensa na Dinamarca e Noruega

Dinamarca e Noruega suspendem vacina da AstraZeneca após relatos de coágulos



Autoridades de saúde da Dinamarca e da Noruega suspenderam temporariamente nesta quinta-feira o uso de vacinas contra COVID-19 da AstraZeneca depois de relatos de casos de formação de coágulos sanguíneos em pessoas que foram vacinadas. A medida vem depois de a Áustria parar de usar um lote da vacina da AstraZeneca enquanto investiga uma morte provocada por disfunções relacionadas a coágulos e um caso de embolia pulmonar. Autoridades de saúde dinamarquesas disseram que a decisão de suspender a aplicação da vacina por duas semanas foi tomada depois de uma mulher de 60 anos, que recebeu uma vacina do mesmo lote usado na Áustria, formar um coágulo sanguíneo e morrer. 

As autoridades dinamarquesas disseram que responderam "a relatos de possíveis efeitos colaterais graves, tanto na Dinamarca, quanto em outros países europeus".  "Não é possível concluir no momento que exista uma relação. Estamos agindo preventivamente, precisa ser amplamente investigado", disse o ministro da Saúde, Magnus Heunicke. Já o diretor de prevenção e controle de infecções do Instituto Norueguês de Saúde (FHI), Geir Bukholm, disse que a decisão tomada pela Noruega foi uma medida de precaução. O FHI não disse quanto tempo durará a suspensão. "Aguardamos informações para ver se há uma relação entre a vacinação e esse caso de coágulo sanguíneo", disse Bukholm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Discussão no trânsito termina em morte de enfermeira na cidade de Fortaleza

  A enfermeira  Jandra Mayandra da Silva Soares , de 35 anos, foi  morta a tiros por um motociclista durante uma discussão no trânsito  na A...