segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Hemoce inicia campanha para doação de sangue nesta terça


Uma doação pode beneficiar quatro pessoas

De olho na demanda do Carnaval, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), lança, nesta terça-feira (12), a campanha "Folião que doa sangue doa alegria". O objetivo é incentivar a solidariedade durante o período que antecede a festa. 
O lançamento será realizado na capital e nos hemocentros do interior: Iguatu, Sobral, Crato, Juazeiro do Norte e Quixadá. Haverá programação especial para os doadores até dia 26 de fevereiro, com apresentações voluntárias de vários grupos e blocos. Além disso, serão ofertados serviços de bem-estar em parceria com promotoras de beleza e instituições de estética. 
Tudo que for coletado vai atender pacientes em mais de 450 unidades de saúde no Ceará. Uma doação de sangue beneficia até quatro pessoas. Para doar, basta estar saudável, bem alimentado, pesar de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos. É necessário ainda apresentar documento oficial e orignal com foto. Menores de 18 anos precisam apresentar termo de consentimento

 

Saiba quais os tipos sanguíneos e como funciona a doação

Os tipos de sangue são classificados de acordo com a presença ou ausência de aglutininas, também chamadas de anticorpos ou proteínas no plasma sanguíneo. Assim, o sangue pode ser classificado em 4 tipos de acordo com o sistema ABO em:
  • Sangue A: é um dos tipos mais comuns e contém anticorpos contra o tipo B, também chamado de anti-B, só podendo receber sangue de pessoas do tipo A ou O;
  • Sangue B: é um dos tipos mais raros e contém anticorpos contra o tipo A, também chamado de anti-A, só podendo receber sangue de pessoas do tipo B ou O;
  • Sangue AB: é um dos tipos mais raros e não possui anticorpos contra A ou B, o que significa que pode receber sangue de todos os tipos sem que haja reação;
  • Sangue O: é conhecido como o doador universal e é um dos tipos mais comum, possui anticorpos anti-A e anti-B, só podendo receber sangue de pessoas do tipo O, caso contrário pode a aglutinação das hemácias.
As pessoas com sangue do tipo O podem doar sangue para qualquer pessoa mas só podem receber doações de pessoas com o mesmo tipo de sangue. Por outro lado as pessoas do tipo AB podem receber sangue de qualquer pessoa mas só podem doar para pessoas com o mesmo tipo sanguíneo. É importante que a transfusão só seja feita em pessoas que possuem compatibilidade, caso contrário pode haver reações transfusionais, o que pode gerar complicações.
De acordo com o tipo sanguíneo, existem diferentes tipos de alimentação que pode ser mais adequados. Veja como deve ser a dieta para pessoas com sangue A, sangue B, sangue AB ou sangue O.
Saiba quais os tipos sanguíneos e como funciona a doação

O que é o fator Rh

Além da classificação dos tipos sanguíneo de acordo com o sistema ABO, os tipos sanguíneos também são classificados de acordo com o fator Rh em + e -. O fator Rh corresponde a um antígeno presente nas hemácias e que também deve ser levado em consideração no processo de transfusão, caso contrário pode haver graves complicações relacionados à transfusão sanguínea.
As pessoas que possuem o fator Rh são classificadas como Rh+ e podem receber sangue de pessoas que são tanto Rh+ quanto Rh-, no entanto só podem doar para outras que também possuem Rh+. Por outro lado, as pessoas que não possuem o fator Rh são classificadas como Rh- e podem doar sangue para pessoas que possuem ou não o fator Rh, no entanto só podem receber de pessoas Rh-.

Tabela de compatibilidade para doação de sangue

A tabela a seguir mostra para quem se pode doar sangue e de quem se pode receber:
 Pode doar para:Pode receber doação de:
Sangue tipo A+AB+ e A+A+, A-, O+ e O-
Sangue tipo A-A+, A-, AB+ e AB-A- e O-
Sangue tipo B+B+ e AB+B+, B-, O+ e O-
Sangue tipo B-B+, B-, AB+ e AB-B- e O-
Sangue tipo AB+AB+A+, B+, O+, AB+, A-, B-, O- e AB- (todos)
Sangue tipo AB-AB+ e AB-A-, B-, O- e AB-
Sangue tipo O+A+, B+, O+ e AB+O+ e O-
Sangue tipo O-A+, B+, O+, AB+, A-, B-, O- e AB- (todos)O-

Qual o tipo de sangue do seu filho

Normalmente o tipo sanguíneo da criança é identificado logo após o nascimento por meio do teste do pezinho. No entanto o tipo de sangue da criança também pode ser identificado por meio de exames de sangue de rotina ou a pedidos do pediatra da criança com o objetivo de de determinar o diagnóstico de alguma doença.
No entanto, sabendo o tipo sanguíneo dos pais é possível saber quais as possíveis possibilidade do tipo de sangue da criança. Confira qual o possível tipo sanguíneo do bebê:
Na gravidez, quando a mãe é Rh negativo e o bebê é positivo existe probabilidade da gestante produzir anticorpos para eliminar o bebê podendo levar a um aborto. Por isso, as grávidas com este tipo de sangue devem consultar o ginecologista para verificar quando há a indicação de injeção de imunoglobulina anti-D, mas nunca há problemas graves numa primeira gravidez.

Quem pode doar sangue

A doação de sangue dura em média 30 minutos e para ser feita alguns requisitos devem ser respeitados, como:
  • Ter entre 18 e 65 anos, no entanto pessoas a partir dos 16 anos podem doar sangue contanto que possua autorização dos pais ou responsáveis e preencha os outros requisitos para doação;
  • Pesar mais de 50 Kg;
  • Caso tenha feito uma tatuagem, aguardar entre 6 a 12 meses para certificar que não foi contaminado com nenhum tipo de hepatite e que continua saudável;
  • Nunca ter usado drogas ilícitas injetáveis;
  • Aguardar um ano após a cura de alguma DST.
Os homens só podem doar sangue uma vez a cada 3 meses e no máximo 4 vezes por ano e as mulheres a cada 4 meses e no máximo 3 vezes por ano, já que as mulheres perdem sangue todos os meses por meio da menstruação, demorando mais tempo para repor a quantidade de sangue retirada.

Antes da doação é importante evitar consumir alimentos gordurosos pelo menos 4 horas antes da doação, além de evitar ficar em jejum. Por isso, é recomendado que se faça uma refeição leve antes de doar sangue e após a doação, faça um lanche depois, que normalmente é fornecido no local da doação. Além disso, é indicado beber bastante líquidos, não fumar pelo menos 2 horas após a doação e não realizar atividades físicas muito intensas, pois pode haver risco de desmaio, por exemplo.
Confira estas informações no vídeo seguinte:
Como doar sangue
A pessoa que deseja doar sangue deve ir a um dos postos de colheita de sangue, preencher um formulário com diversas questões sobre sua saúde e hábitos de vida. O formulário será analisado por um especialista e, se a pessoa estiver apta, poderá então sentar-se em uma cadeira confortável para que seja feita a doação.Um enfermeiro irá colocar uma agulha na veia do braço, por onde correrá o sangue para uma bolsa própria para armazenar o sangue. A doação dura, aproximadamente, meia hora e é possível pedir licença do trabalho neste dia, sem ter o salário descontado.Ao findar a doação, será oferecido um lanche reforçado ao doador, para repor suas energias, pois é normal que o doador sinta-se fraco e tenha tonturas, apesar da quantidade de sangue retirada não chegar a meio litro e o organismo logo recompor esta perda.É seguro doar sangue e o doador não pega nenhuma doença, porque segue normas nacionais e internacionais de segurança do sangue do Ministério da Saúde, da Associação Americana e do Conselho Europeu de Bancos de Sangue.

Saiba quando pode e não pode dar sangue

Qualquer pessoa, com idade entre os 16 e os 69 anos de idade, que não apresente problemas de saúde pode doar sangue, sendo este um ato que pode salvar muitas vidas. Porém, existem alguns requisitos básicos para que seja possível dar sangue, que asseguram o bem estar do doador e de quem recebe o sangue, como:
  • Pesar mais de 50 Kg;
  • Ter mais de 18 anos;
  • Ser saudável, e não ter doenças transmissíveis pelo sangue como Hepatite, Aids, Malária ou Zika por exemplo.
Doar sangue é um processo seguro, que garante o bem estar do doador e é um processo rápido que demora no máximo 30 minutos. O sangue do doador, pode ser usado de diferentes formas, dependendo das necessidades de quem o recebe, podendo não só ser usado o sangue doado, como o seu plasma, as suas plaquetas ou mesmo a hemoglobina, dependendo das necessidades de quem precisa.
Saiba quando pode e não pode dar sangue

Quando não posso doar sangue

Apesar dos requisitos básicos para doar sangue, existem algumas doenças ou situações que impedem a doação de sangue durante um período que pode ir desde as 12 horas até aos 12 meses, e estas incluem:
Situação que impede a doaçãoTempo em que não pode doar sangue
Ingestão de Bebidas alcoólicas12 horas
Resfriado comum, gripe, diarreia, febre ou vômitos7 dias, após desaparecimento dos sintomas
Extração de dentes7 dias
Parto normal3 a 6 meses
Parto por cesárea6 meses
Exames de endoscopia, colonoscopia ou rinoscopiaEntre 4 a 6 meses, dependendo do exame
GravidezDurante todo o período de gestação
Aborto6 meses
Amamentação12 meses após o parto
Realização de tatuagem, colocação de algum piercing ou realização de algum tratamento de acupuntura ou mesoterapia4 meses
Vacinas1 mês
Situações de risco para doenças sexualmente transmissíveis como múltiplos parceiros sexuais ou consumo de drogas por exemplo12 meses
Tuberculose pulmonar5 anos
Mudança de parceiro sexual6 meses
Viagens para fora do paísVaria entre 1 e 12 meses -Depende do país para onde viajou, converse com o médico ou enfermeiro
Perda de peso por motivos de saúde ou por razões desconhecidas3 meses
Herpes labial, genital ou ocularEnquanto tiver sintomas
Além disso, se já usou drogas, fez algum transplante de córnea, tecidos ou órgãos, realizou algum tratamento com hormônios de crescimento ou alguma cirurgia ou se fez alguma transfusão de sangue após 1980, também não pode doar sangue, sendo importante que converse com o seu médico ou enfermeiro sobre isso.
Após os tempos de descanso indicados, é possível voltar a doar sangue, sendo apenas necessário que se dirija a um posto de doação de sangue na sua cidade. Além disso, mulheres podem doar sangue a cada 4 meses e homens podem doar de 3 em 3 meses.

Como se preparar para doar sangue

Antes de doar sangue, existem alguns cuidados muito importantes que evitam o cansaço e a fraqueza, como:
  • Manter a hidratação: beber bastante água, água de coco, chá ou sucos de fruta, no dia anterior e no dia em que vai doar sangue;
  • Evitar pegar sol: pois pode amentar o risco de desidratação.
  • Comer antes de doar sangue: comer antes de dar sangue é muito importante, sendo importante que tome o café da manhã 1 hora antes de ir dar sangue. Saiba o que pode comer para ter um café da manhã rico e nutritivo clicando aqui.
Saiba quando pode e não pode dar sangue

O que fazer para se recuperar mais rápido

Depois de doar sangue, é importante que sejam seguidos alguns cuidados para evitar o mal-estar e o desmaio, devendo por isso:
  • Continuar com a hidratação, continuando bebendo muita água, água de coco, chá ou suco de fruta; Veja que alimentos pode comer para garantir que ingere água em quantidade suficiente
  • Comer um lanchinho para que não se sinta mal, devendo sempre assegurar que bebe um suco de fruta, toma um café ou come um sanduíche depois de dar sangue para recarregar a energia ;
  • Evitar passar muito tempo no sol, pois depois de doar sangue o risco de insolação ou desidratação é maior;
  • Evitar esforços nas primeiras 12 horas e não praticar exercício físico durante as 24 horas seguintes;
  • Se for fumador, esperar no mínimo 2 horas após a doação para poder fumar;
  • Evitar consumir bebidas alcoólicas nas 12 horas seguintes.
  • Depois de dar sangue, pressionar um algodão no local da picada durante 10 minutos e manter o curativo feito pelo enfermeiro durante no mínimo 4 horas.
Saiba quando pode e não pode dar sangue
Além disso, quando for doar sangue, é importante que leve um acompanhante para depois o levar até casa, pois deve evitar dirigir devido ao cansaço excessivo que é normal sentir.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Depois da saída de seu esposo da Comarca de Nova Russas, agora chegou a vez da Dra. Rafaela Benevides deixar Nova Russas. Ambos foram promovidos para comarcas de entrâncias superiores

  Após saída de seu esposo da Comarca de Nova Russas, o juíz Dr. Luíz Eduardo Viana Pequeno em agosto do ano passado, sendo promovido para a...