quarta-feira, 15 de março de 2017

Período de chuva pode trazer muitas doenças

Pessoas que ficam em contato com áreas contaminadas e insalubres são mais afetadas
As chuvas podem ser sinônimo de alívio para uns, mas para outros elas são sinônimos de doenças. Durante o período chuvoso é comum emergências de hospitais lotadas em decorrência de enfermidades causadas pelas precipitações. A chuva e as enchentes podem transmitir doenças como micose, hepatite, leptospirose, além das epidemias causadas pelo mosquito Aedes aegypti, como a dengue, o zika vírus e a febre Chikungunya.
De acordo com médico infectologista Anastácio Queiroz, além da virose, doenças diarreicas são comuns no período. “As doenças diarreicas são mais frequentes em crianças, principalmente quando moram em bairros pobres, por conta da falta de saneamento. Tem criança que fica descalça nas ruas e fica exposto com mais facilidade a estas doenças”, explicou. 
O perigo dos alagamentos existe por causa do acúmulo de lixo nas ruas e pela possibilidade de animais como ratos contaminarem a água com urina, além da presença de fezes humanas com vírus e bactérias. Para Anastácio, as pessoas que são mais expostas às doenças são aquelas que tem contato com áreas contaminadas e áreas insalubres. 
“Quando chove muito, os bueiros ficam entupidos e por mais que se tente evitar, tem gente que precisa passar por eles. A água que fica exposta tem contato com ratos que urinam e defecam ali e quem passa tem contato com a sujeira que fica acumulada. Em contato com a pele, essa sujeira pode causar leptospirose”, explicou o infectologista. 
É preciso que haja muito cuidado, principalmente com crianças e idosos, que têm imunidade mais baixa. Com relação aos mosquitos, o uso de repelentes, mosquiteiros e telas podem ajudar a amenizar as doenças trazidas por esses insetos. “É interessante que se faça um checklist na casa, para verificar onde tem água parada. Seja em vasos ou caixa d'água”, completou  Anastácio Queiroz. 
Banho de chuva
Para o infectologista, o banho de chuva não é um problema. “O problema é que geralmente as crianças que costumam gostar mais deste tipo de lazer, podem se contaminar com a água suja da rua. Elas ficam, por exemplo, brincando, jogando água de poça, umas nas outras. Aqui está o problema”, pontuou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queda de braço entre Cid e Guimarães na busca incessante por filiações pelo interior do estado. Em Fortaleza, PSB ameaça lançar pré-candidato (a)

  Cid e Guimarães medem forças em meio as filiações de prefeitos cearenses O deputado federal José Guimarães (PT) e o senador Cid Gomes (PSB...