domingo, 14 de fevereiro de 2016

Por Areton de Sousa

GRATIDÃO E TRAIÇÃO NA POLÍTICA

            A política está cheia de fatos considerados pela maioria da população como traições enquanto a realidade é totalmente diferente. Se não bem esclarecidas estas podem levar a erros de interpretação ou até mesmo por má fé causando danos muitas vezes irreparáveis.
            Cito como exemplo o caso bastante explorado politicamente em nosso município  com versões ao bel prazer de quem apresenta. Falo da chegada do Grupo Empa ao poder no ano de 1988 cuja análise final deixo a critério dos senhores leitores após alguns questionamentos que farei adiante.
            Primeiro lembro que o grupo nasceu da união de três engenheiros agrônomos chamados Acácio, Chico Rosa e Costinha (por ordem alfabética) e, por ser Chico Rosa filho do ex prefeito José Gonçalves Rosa, portanto, com vínculos políticos, coube a ele disputar a eleição para prefeito naquela oportunidade.
            Embora não existisse qualquer acordo formal e como não existia reeleição, o segundo do grupo indicado para a disputa foi Acácio que também se elegeu em 1992 depois de ter disputado vaga para Deputado Estadual em 1990.
            Em 1996, tacitamente o candidato do grupo deveria ser o Costinha, o que não aconteceu, tendo sido indicada a Iranede, esposa do Chico Rosa que também conseguiu se eleger com o apoio do grupo, embora já com alguns arranhões.
            No ano 2000, já configurado o racha no grupo Acácio disputou a eleição com Iranede sagrando-se vencedor por grande margem de votos e reelegendo-se em 2004, desta feita em disputa com o próprio Chico Rosa.
            Este é o histórico da vida política dos fundadores do Grupo Empa, agora faço alguns questionamentos aos senhores leitores:
            a) Considerando que em 1988 o grupo disputou a eleição contra a situação, quem arcou com os custos da campanha de Chico Rosa?;
            b) Na campanha seguinte disputada pelo Acácio a máquina pública teve influência nos custos da campanha?;
            c) O Costinha ficou satisfeito com o fato de ter sido preterido?;
            d) Na campanha de 2000 disputada por Acácio e Iranede quem tinha condições mais favoráveis para a disputa? e
            e) Em qual dos três sócios o grupo investiu mais politica e financeiramente? 
            Faça seu próprio julgamento sobre a ocorrência de gratidão ou traição e de quem em relação a quem.
            Esta matéria foi motivada pela notícia veiculada na Rádio Vox FM da vizinha cidade de Ipueiras dando conta de que o atual prefeito Raimundo Mariano teria anunciado a seus auxiliares mais próximos que concorreria à reeleição gerando verdadeiro rebuliço nos meios políticos, mormente quando se tem notícia que o ex prefeito Nenem do Cazuza se prepara para voltar ao poder municipal.
            Mais um caso a ser analisado com cuidado para que acusações não sejam lançadas antes mesmo da confirmação que deverá ocorrer em breve com a proximidade da data de registro de candidaturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queda de braço entre Cid e Guimarães na busca incessante por filiações pelo interior do estado. Em Fortaleza, PSB ameaça lançar pré-candidato (a)

  Cid e Guimarães medem forças em meio as filiações de prefeitos cearenses O deputado federal José Guimarães (PT) e o senador Cid Gomes (PSB...