domingo, 1 de março de 2015

Veja 6 lições de Jorge Paulo Lemann para o sucesso do seu negócio


O homem mais rico do Brasil tem conselhos sobre negócios para empreendedores. Jorge Paulo Lemann tem uma fortuna estimada em R$ 49,85 bilhões pela revista "Forbes".
Em uma consultoria para um grupo de empreendedores apoiados pelo instituto de empreendedorismo Endeavor, Lemann listou seis lições inspiradoras para quem tem ou gostaria de ter um negócio. Confira:

1 - "Crise não é motivo de desespero"

Lemann lembrou que as maiores operações que fez com suas empresas foram em épocas de crise. "O mercado e os empreendedores do Brasil são muito bons, então é melhor olhar para frente, ver como aproveitar qualquer dificuldade", afirmou.

2 - "Ao buscar investimento, não olhe só para o dinheiro"

O segundo conselho de Lemann é buscar qualidades e contribuições entre os investidores. "Como empreendedor, eu olharia para um investidor ponderando se ele quer apenas colocar dinheiro ou se será um sócio que vai trazer algo a mais", disse Lemann.

3 - "Equilibre vida pessoal e profissional"

Lemann é conhecido por levar uma vida pessoal equilibrada e saudável, e afirma que sempre praticou exercícios físicos por pelo menos uma hora por dia, "seja o que estiver acontecendo no mundo".
O segredo? "Nunca fiz questão de ser o cara que fazia tudo. Gastei mais tempo escolhendo e formando gente muito boa para, eventualmente, dar oportunidades a eles e ter mais tempo para mim".

4 - "Formar gente boa é o melhor negócio"

Para Lemann, as pessoas devem ser um dos tópicos mais importantes de uma empresa. É preciso acompanhar, entrevistar, saber identificar talentos, desenvolver potencialidades. "Geralmente, o empreendedor olha mais para custos e vendas e contrata alguém de RH para se ocupar do assunto", disse o empresário.

5 - "Cultura não se impõe, cria-se em conjunto"

Com operações diversificadas e atuando em vários países do mundo, um dos desafios de Lemann é manter a cultura corporativa. Para ele, a melhor arma é o diálogo.
"Em nenhum lugar chegamos impondo que 'nossa cultura vai ser assim'. Falamos 'a nossa é assim, como é a de vocês?', e a partir daí desenhávamos uma cultura organizacional comum."

6 - "Venda seu sonho grande"

Lemann afirma que sempre vendeu o sonho muito maior do que o tamanho da empresa. Durante a consultoria, um empreendedor comentou seus planos de expansão pela América Latina. Lemann respondeu: "Acho que seu sonho é um pouco limitado. Eu olharia para o mundo".
Mas o empresário ressalva: "é claro que, se você vende um sonho que não chega nem perto da realidade, a turma não acredita. Se você vende o sonho que é difícil, mas que é atingível, melhor".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queda de braço entre Cid e Guimarães na busca incessante por filiações pelo interior do estado. Em Fortaleza, PSB ameaça lançar pré-candidato (a)

  Cid e Guimarães medem forças em meio as filiações de prefeitos cearenses O deputado federal José Guimarães (PT) e o senador Cid Gomes (PSB...