quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

 
Sem água nas torneiras tudo fica ameaçado: o comércio, a agricultura, a sobrevivência e até o Carnaval. A cidade de Ipu na região da Ibiapaba, corre o risco de ter as festividades canceladas por falta de abastecimento. 

Em recente entrevista em uma emissora de rádio o diretor do Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto de Ipu, o empresário Elisafran Mororó se posicionou contra a realização do evento alegando   que as reservas de água fornecida pela Adutora no Açude Araras, bem abaixo de 9%, seria inviável arriscar com uma festa de quatro dias de carnaval, com um fluxo de muitos turistas participando da grande festa, o que elevaria substancialmente o consumo de água. (reveja a matéria)


A imprensa ligada ao Prefeito Municipal Sérgio Rufino postou recente matéria afirmando que essa semana seria decisiva para que o evento acontecesse ou não. "A Prefeitura tem agora o tempo contra si e começa uma agitação para o lançamento ou não do edital para aquisição da estrutura para o Carnaval. Se lançado o processo licitatório até sexta-feira (23/01), todo os tramites serão encerrados no dia (06/02) ou seja uma semana antes do carnaval, e agora o que fazer?" questiona o radialista e blogueiro Rogério Palhano.

Em comunicado através de redes sociais dois do oficiais blocos de ruas da cidade de Ipu anunciaram que estariam desistindo de participarem do evento. "A Diretoria do Bloco Tô à Toa vem informar oficialmente, com profunda lamentação, aos foliões ipuenses que em virtude da crise financeira que a prefeitura passa, devido, a iminência de mais um ano de estiagem, não irá às ruas no carnaval de 2015."

A diretoria culpa a desistência a falta de diálogo e a demora da Prefeitura Municipal de Ipu em esclarecer se haverá ou não carnaval na cidade.

Bica sem água

Outro fator determinante que força o gestor municipal a não realização do Carnaval é a falta de água em um dos principais pontos turísticos da cidade. Sem água e sem ter como manter os aspecto estético ao redor do restaurante e banho a famosa Bica de Ipu está completamente deserta, longe de ser aquele belo cartão postal que com sua beleza e lindo véu de noiva que é formado pela água de uma altura de 126 metros.

No local onde os turistas tomavam
banho da cachoeira está completamente deserto
O administrador do Restaurante do Parque da Bica, disse para o site IN, que esteve recentemente no Ministério Pública que já estuda uma maneira junto aos órgão da Cogerh e Semace uma forma definitiva de solucionar as barragens das nascentes do Riacho Ipuçaba que impedem a Bica do Ipu de ter água. Já que a falta de água na Bica não é exclusivamente devido a ação da falta de chuvas na região.

A vegetação em torno do restaurante está morrendo por falta de água
fonte - ipu noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vini é 6º jogador mais bem pago do mundo; veja valores e o top 10 da Forbes

Vinícius Júnior está entre os dez jogadores de futebol mais bem pagos do mundo. Em levantamento divulgado pela revista Forbes, o brasileiro ...