quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Projetos de Escolas Profissionais são destaques regionais na Olimpíada da Fiocruz

 Projetos de Escolas Profissionais são destaques regionais na Olimpíada da Fiocruz Dois trabalhos de Escolas Estaduais de Educação Profissional do Ceará estão entre os 34 destaques regionais da 7ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). As Escolas Manoel Mano, em Crateús, e Maria de Jesus Rodrigues Alves, em Pacujá, são as selecionadas. Ontem, os projetos vencedores participaram da etapa nacional, a última da competição. A cerimônia de anúncio dos premiados será realizada na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro.

Os trabalhos cearenses concorreram na etapa regional Nordeste I, na categoria Ensino Médio, composta pelos Estados do Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. A EEEP Manoel Mano apresentou o projeto Bioirrigação: A reutilização da água em um processo alternativo, na modalidade Projeto de Ciências. A experiência foi pensada e executada pelos alunos Antônia Rute, Ilane Gonçalves e Rafael Pinto, sob orientação dos professores Maciel Bonfim do Nascimento e Cristiana de Paula Santos. Começou quando os alunos estavam no 1º ano, do curso técnico em Informática. Atualmente, os estudantes cursam o 3º ano e continuam com a iniciativa que mostrou-se uma alternativa simples de reaproveitamento de água em processo de decantação na aplicabilidade em um assentamento da zona rural. "Com o sucesso da proposta sustentável e de saúde, o trabalho terá um reconhecimento na cerimônia de premiação - comemora o grupo.

A Escola Maria de Jesus Rodrigues Alves, em Pacujá, participou na modalidade Produção Textual, com o projeto O Futuro é Agora! O texto foi elaborado pelos alunos Daiana Alves de Alcântara, Inácio Narcélio Aprígio Alcântara e Francisco Thiago Araújo Cunha, do 1º ano do curso técnico em Comércio, orientados pela professora Elaine Cristina Alves da Silva. A educadora explica que o próximo passo é disputar nacionalmente com outros projetos.

As Escolas Manoel Mano e Maria de Jesus Rodrigues são ligadas, respectivamente, às Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) de Crateús e Sobral.

Olimpíada

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente tem um caráter educativo e visa a estimular os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas, a refletirem de forma crítica sobre questões relacionadas à saúde, ao meio ambiente e suas interfaces. A 7ª edição contou com 520 projetos. Conforme o regulamento, o trabalho deve ser inscrito em uma das duas categorias: Ensino Fundamental ou Ensino Médio e em uma das três modalidades: Produção Audiovisual, Produção de Texto e Projeto de Ciências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Preso recebe visita íntima, passa mal e acaba morrendo minutos depois

Um detento de 53 anos passou por um mal-estar e faleceu minutos após receber uma visita íntima no Presídio Estadual de Taquara, localizado n...