quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Camilo cresce 12 pontos e chega aos 31%, mas Eunício lidera com 41%, diz Datafolha




O Datafolha divulgou nesta quarta-feira (03/09) uma pesquisa de intenção de voto sobre a disputa do governo do Ceará. Segundo o levantamento, encomendado pelo jornal O Povo, o candidato Camilo Santana (PT) subiu 12 pontos percentuais na disputa pelo governo do estado e, hoje, tem 31% das intenções de voto. 

Apesar disso, Eunício Oliveira (PMDB), mantém-se na liderança, com 41% – seis pontos a menos do que o registrado na primeira pesquisa, divulgada em 14 de agosto. O resultado mostra que, em três semanas, a vantagem de Eunício sobre Camilo caiu de 28 para 10 pontos. Esta é a primeira pesquisa O POVO/Datafolha realizada após o início do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV. 

Ailton e Eliane
 
O desempenho da candidata do PSB, Eliane Novais, teve variação negativa, passando de 7% para 4% das intenções de votos. Ailton Lopes (PSOL) também oscilou para baixo, saindo de 4% para 2%. Os dados correspondem à pesquisa estimulada (quando é apresentada ao eleitor uma lista com os nomes dos candidatos), na qual outros 8% dos entrevistados disseram votar em branco ou nulo e 15% revelaram não saber em quem irão votar.

Estimulada
 
Veja os números do Datafolha para a pesquisa estimulada, aquela em que o eleitor é apresentado à relação dos candidatos ao Governo:

     - Eunício Oliveira (PMDB) – 41%

    - Camilo Santana (PT) – 31%

    - Eliane Novais (PSB) – 4%

    - Ailton Lopes (PSOL) – 2%

    - Brancos/nulos – 8%

    - Não sabe – 15%



Segundo turno
 
Juntos, os adversários de Eunício somam 37%. Isso significa que, no limite da margem de erro da pesquisa – que é de três pontos, para mais ou para menos – abre-se a possibilidade de haver segundo turno no Ceará. De acordo com a lei eleitoral, para vencer no primeiro turno o candidato precisa ter mais votos que a soma de todos os seus adversários. Pela margem de erro, se a eleição fosse hoje, Eunício teria entre 38% e 44%, enquanto seus concorrentes teriam entre 34% e 40%. Assim, a chance de a briga pelo governo se estender por duas etapas já não pode ser descartada.

Espontânea
 
Já na pesquisa espontânea, na qual o eleitor diz em quem pretende votar sem ver a lista com os nomes, Eunício marca 19% e Camilo aparece com18%. O governador Cid Gomes (PROS), que não disputa a eleição, aparece com 2%. Ainda na espontânea, Eliane marca 1%; Ailton Lopes não pontua.  Na pesquisa espontânea, o percentual de entrevistados que disseram não saber em quem vão votar caiu de 61% para 48%Esse é o número que mostra o voto mais consolidado.

- Eunício Oliveira (PMDB) – 19%

- Camilo Santana (PT) – 18%

- Cid Gomes (PROS) – 2%

- Eliane Novais (PSB) – 1%

- Ailton Lopes (PSOL) – 0%

- Não sabe – 48% 

Horário eleitoral
 
O Datafolha retratou as intenções do eleitor após duas semanas de propaganda eleitoral na televisão e no rádio, iniciada em 19 de agosto. A comparação com a sondagem anterior mostra que o “palanque eletrônico” ajudou o eleitor a se decidir.

Ficha Técnica
 
A pesquisa O POVO/Datafolha foi realizada em parceria com a Folha de S. Paulo. O Datafolha ouviu 1.042 pessoas, em 41 municípios cearenses, entre os dias 1º e 02 de setembro. A margem de erro máxima é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número CE-00021/2014 e BR-00517/2014.


Fonte: O Povo

Datafolha: Tasso lidera corrida ao Senado com 54%, Mauro tem 20%




A pesquisa O POVO/Datafolha divulgada nesta quarta-feira aponta que o ex-governador Tasso Jereissati (PSDB) lidera a corrida ao Senado Federal com 54% das intenções de voto, contra 20% do deputado estadual Mauro Filho (Pros). As candidatas Geovana Cartaxo (PSB) e Raquel Dias (PSTU) estão empatadas com 2%, cada.

Comparando com a última rodada, realizada entre 11 e 13 de agosto, Tasso oscilou positivamente um ponto percentual, e Mauro Filho, dois. Raquel Dias oscilou negativamente três percentual e Geovana, um. O percentual de eleitores que pretendem votar em branco/nulo manteve-se em 9%, e o de indecisos passou de 10% para 13%. Todas as variações estão dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos. 

Este ano, apenas uma vaga ao Senado está em disputa. A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 2 de setembro, duas semanas após o início do Horário Eleitoral Gratuito e logo em seguida ao debate realizado pelo Grupo de Comunicação O POVO entre os candidatos ao Senado. O Datafolha ouviu1.042 eleitores em 41 municípios cearenses. A pesquisa está registrada no TSE sob os números CE 00021/2014 e BR 00517/2014


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ceará é o sexto pior estado no país em renda domiciliar per capita em 2023

  IBGE |   Rendimento do Estado foi 38,40% menor do que o Brasil, de R$ 1.893 O Ceará registrou a sexta menor e pior renda domiciliar per ca...