Nova Russas: Lideranças Políticas se reunem na COGERH para debater adutora rápida
Ocorreu na tarde desta segunda feira, 09, na sede da COGERH- Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará uma reunião com o presidente da instituição e lideranças políticas dos municípios de Nova Russas e Crateús para debater a instalação da adutora rápida Araras/Crateús.
Estiveram presentes o prefeito de Nova Russas Gonçalo Diogo e o vice Sergio Brito, o prefeito de Crateús, Mauro Soares, o ex-prefeito de Tamboril Jeová Mota, vereadores, secretários municipais, representantes da defesa civil e representantes da sociedade organizada dos dois municípios.
O presidente da Cogerh, Rennys Frota, esclareceu aos participantes da reunião que a adutora rápida que vai ligar o Araras ao Crateús é uma obra que já vinha sendo estudada a três anos e que agora devido a gravidade do problema de água envolvendo Crateus e Nova Russas ela será concluída. Rennys explicou que a água que será retirada do Araras não chega a 2% do volume de água do açude Araras, correspondendo aproximadamente a 3 milhões de m³ em 5 meses, mas é suficiente para evitar um colapso de água nos municípios de Nova Russas e Crateús em 2014 e em 2015, se por ventura tivéssemos mais um ano de seca.
Rennys Frota também explicou alguns detalhes técnicos da construção da adutora. A mesma contará com quatros estações de bombeamento e sua montagem é rápida e prática possibilitando a conclusão antes do período estipulado. Segundo ele, o objetivo do Governador Cid Gomes é priorizar o atendimento de municípios com problemas de abastecimento de água.
O prefeito de Nova Russas Gonçalo Diogo disse que já foram perfurados 22 poços no município e que os mesmos estão sendo interligados a rede de abastecimento. Segundo ele, nessa semana dois poços já foram interligados a rede de abastecimento e estão trabalhando junto a Coelce para instalar a energia e possibilitar a ligação de novos poços.
O vereador Denilson destacou o empenho das Câmaras de vereadores de Nova Russas e Crateús nessa luta para vencer esse problema. O vereador Pedro Lira solicitou ao órgão que a adutora fosse interligada em Nova Russas, antes da conclusão da obra, uma vez que hoje é possível devido o alto grau de tenologia existente. O vereador Teixeira solicitou a perfuração de novos poços para ir atendendo a demanda de outras comunidades que sofrem com a falta de abastecimento.
O presidente da Cogerh, disse que o órgão tem todos os dados técnicos das reais necessidades dos municípios de Nova Russas e Crateús e que a população pode ficar tranquila que os problemas serão resolvidos independentemente de facção política ou partidária, uma vez que a ação já vinha sendo planejada desde de 2011 e é interesse pessoal do governador Cid Gomes, não deixar os irmãos cearenses sofrerem com a falta de água.
O ex-prefeito de Tamboril Jeová Mota disse confiar no compromisso do Governador com a região, pediu empenho do órgão na celeridade na obra, explicando que em Nova Russas nos meses de julho e agosto aumenta o consumo de água devido as férias e as festas de padroeiro do município, onde existe um fluxo maior de pessoas visitando a cidade. O mesmo solicitou a Cogerh que se não fosse possível a instalação da adutora rápida até agosto, que uma nova política de perfuração de poços foi destinada para Nova Russas e Crateús.
O prefeito de Crateús Mauro Soares, disse confiar plenamente nos estudos técnicos da Cogerh, uma vez que o trabalho realizado na transferência das águas do Flor do Campo para Crateús ocorreu dentro do que o órgão havia divulgado anteriormente e isso comprovou o grau de compromisso e comprometimento da Cogerh com o problema da seca na região dos sertões de Crateús.
Os partipantes de ambos os municípios saíram satisfeitos com a reunião e aguardam ansiosos a ordem de serviço para o início da obra.
Fonte Cearánoticias R.Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário