Voltando no tempo e recordando bons momentos de faculdade. Vasculhando os meus arquivos, encontrei o discurso de formatura da turma de letras da Faculdade de Formação de Professores de Araripina. Foram quase 5 anos de uma caminhada espinhosa, de sacrifício, de abnegação e força de vontade, se deslocando de segunda à sexta de Campos Sales à Araripina no Pernambuco percurso de aproximadamente 65km, chegando em casa mais cedo à meia noite às vezes 4h da madrugada,enfrentando estrada carroçável na serra do Araripe e de quebra, às vezes, se deparando com tiroteio de polícia e traficantes.Contudo, valeu a pena, agradeço a Deus sempre pelo aprendizado e pelo profissional correto que procuro ser. Hoje se conclui curso superior em casa seja à distância via internet ou presencial apenas em fins de semana em empresas de faculdade. Imaginem o aprendizado e os profissionais que são inseridos no mercado de trabalho. Claro, com algumas exceções, o concludente desses cursos, se destacam mais pelo esforço,capacidade intelectual e vocação. Existem nesse meio, cursos de qualidade, mas a grande maioria são mercantilistas.
Como orador da turma e detentor da melhor redação no vestibular dos cursos de letras da Autarquia á epoca, tive o prazer de ser escolhido para tão nobre missão. Admito que o discurso foi extenso, porém, com riqueza de detalhes sobre a importância da formatura e das pessoas que direta ou indiretamente foram primordiais em nossas vidas naquele momento ímpar.
DISCURSO FORMATURA
Nosso
agradecimento especial à Comissão de Formatura, pelo seu incansável e
prestimoso trabalho, sem o qual não seria possível a cerimônia que ora se
realiza.
É,
a um só tempo, uma honra e uma grande responsabilidade a tarefa que me foi outorgada
de, em nome dos meus colegas, dirigir-me aos presentes.
Durante quatro anos aqui estivemos, compartilhando
tanto os bons momentos quanto as vicissitudes
que se nos apresentaram ao longo do caminho, o que, inevitavelmente,
cria um clima de companheirismo do qual nós mesmos, algumas vezes não nos
conscientizamos.
Este
sentimento aflora com intensidade ainda maior neste momento, quando estamos nos
separando, em busca cada qual de seu caminho, quer seja ele trilhado no exercício
de atividade inerente à ciência educacional ou não, haja visto que o licenciado
em Letras por vezes constitui-se em requisito ao desempenho de funções que não
têm, propriamente, ligação com o mundo educacional. Destarte, fica em cada um
de nós a saudade do convívio com aqueles cuja amizade faz parte do rol de
nossos bens imateriais, que são, afinal, os mais caros que conquistamos em
nossas vidas.
É
com muita alegria que nos reunimos nesta noite para festejar a tão sonhada
conquista de nossa formatura. Num cenário social onde a globalização econômica,
a introdução acelerada de novas tecnologias passam a exigir aprendizagens
imprescindíveis para o desenvolvimento e a melhoria da vida da população, hoje
marcada por elevados níveis de pobreza, verificando-se que poucos cidadãos são
contemplados com a possibilidade de ingressar e estudar numa universidade
pública e de qualidade. Nesse sentido somos privilegiados e vitoriosos, pois
conseguimos superar os desafios que nos foram impostos durante nossa
trajetória, permeada principalmente pela política neoliberal que insistia na
idéia de privatização da universidade, denotando assim o descomprometimento com
os ideais educacionais.
Pensar em uma universidade
pública de qualidade, é pensar numa universidade que proporciona a comunidade
acadêmica, a oportunidade de experimentar a pesquisa científica, de vivenciar
projetos sociais transcendendo seus muros, suas salas de aulas, para numa
relação dialógica transformar a comunidade ao mesmo tempo em que se transforma.
Historicamente
no Brasil a educação não é prioridade e os investimentos destinados à mesma,
ainda não ocupam parcela significativa no orçamento da União, dificultando
melhores condições de trabalho e a produção do conhecimento, o que compromete a
construção do cidadão participativo, autêntico, autônomo, crítico, consciente
do seu papel na sociedade.
Reconhecer
a importância da educação e valorizar mais os pensadores brasileiros, a exemplo
de Anísio Teixeira, Paulo Freire, Florestan Fernandes que proclamaram uma
educação democrática e sensível aos anseios da sociedade é o caminho para o
desenvolvimento do nosso país. É preciso então promover a mudança, e como
brilhantemente colocou nosso presidente Luís Inácio Lula da Silva em seu
discurso de posse, “ Para mudar é preciso coragem, cuidado, humildade e ousadia``.
É preciso mudar, tendo consciência de que a mudança é um processo gradativo e
continuado.”
Nesse
contexto, os profissionais de educação, em especial os professores de Letras
têm papel essencial, pois somos responsáveis pelas sementes do amanhã, que
poderão ser fruto de uma geração de pessoas que conquistaram a verdadeira
democracia. Segundo Paulo Freire “ A democracia é, como o saber, uma conquista
de todos. Toda a separação entre os que sabem e os que não sabem, do mesmo modo
que a separação entre as elites e o povo, é apenas fruto de circunstâncias
históricas que podem e devem ser transformadas”.
Ao
novo educador hoje compete, o desafio de refazer a educação, reinventa-la,
criar as condições objetivas para que uma educação democrática seja possível,
criar alternativas pedagógicas que favoreçam o aparecimento de um novo tipo de
pessoas, solidarias, preocupadas em superar o individualismo criado pela exploração
capitalista do trabalho, preocupadas com um novo projeto social e político que
construa uma sociedade mais justa, mais igualitária.
Por
isso, colegas somos semeadoras e não
podemos fugir da responsabilidade de semear. Não digamos que o solo e áspero, que chove freqüentemente,
que o sol queima ou que a semente não serve. Não e nossa função julgar a terra
e o tempo. Nossa missão e semear.
A
semente e abundante ! Um pensamento, um sorriso, uma promessa de alento, um
aperto de mão , um conselho, um pouco de água, o dialogo, são sementes que
germinam facilmente. Não semeeis, porem descuidadamente, como quem cumpre uma missão
desagradável ! Semeemos com interesse, com amor, com atenção, como quem
encontra nisto o motivo central de sua felicidade.
Nessa
perspectiva o curso de Letras da Faculdade de Formação de Professores de
Araripina tem muitos méritos por Ter atualmente um currículo que contempla uma formação
generalista permitindo que o professor atue nos diversos segmentos sociais,
alem de que, acompanha as transformações do mundo acadêmico e profissional.
Certamente sabemos que o diploma, o cruzar
da linha de chegada gera momentos de efetivo bem-estar, mas acreditamos que
este e apenas o começo de uma longa estrada a ser percorrida, com as nossas especializações,
as atividades profissionais, os grupos de estudos, que nos proporcionarão
encontros, desencontros e reencontros.
Encontrar
e verbo transitivo, que no cotidiano, queríamos definitivo. Para a vida nascemos
de um encontro, e de incontáveis encontros e vivências, levamos marcas que
norteiam e estruturam nosso jeito de ver, ser e viver.
Temos
muito para recordar de nosso tempo na faculdade e muitas pessoas especiais
guardadas no coração. Nesse momento, que também e marcado pela saudade que fica
como tesouro, as aulas, a partilha dos sonhos, os gestos encorajadores, a
torcida, o companheirismo...E sobretudo a mensagem de que devemos ter fé na
vida, fé no homem, fé no que vira, nos podemos tudo, nos podemos mais, vamos la
fazer o que será.
Estamos
todos comemorando o encerramento de um ciclo que sem duvida ate agora deve ter
sido um dos mais importantes períodos de
nossas vidas. Entre amigos, colegas de profissão, mestres, pais e familiares,
queremos fazer desta noite, também um evento marcante. Durante estes 4 anos,
aprendemos a conviver com a diferença, sem necessariamente se tornar um
diferente, a conviver com a dificuldade e sempre buscar as alternativas para
supera-la, sem fazermos dela obstáculo, a aceitar as vitorias sem nos contagiar
pelo sentimento de ganância e soberba. Mas neste período, em todos os momentos
em que estivemos nas ruas, em contato com as pessoas, nos foi muito comum os
questionamentos sobre qual e o papel e o que faz o professor para a sociedade.
O
pensamento e uma manifestação tolhida das artes`, `e antes de mais nada, construção
, com o papel primordial de organizar e ordenar o espaço para uma finalidade e
determinada intenção. Mas a intenção plástica e o que distingue Letras de uma
simples construção. Pode-se então definir Letras como construção concedida com
o propósito de organizar e ordenar plasticamente o espaço e os volumes
decorrentes, em função de uma determinada época, de um determinado meio, de uma
determinada técnica e de uma determinada intenção.
Nos
sabemos que enquanto dentro da Universidade, estávamos protegidos e blindados,
de uma maneira que nos garantia a possibilidade de sonhar e pensar numa possível
mudança de postura social, política e humana. No entanto agora que deixamos
este espaço do saber, da experimentação e da crença, ficamos em duvida sobre
como implementar boas idéias e como
manter nossa dignidade enquanto profissionais. Uma boa resposta para isso, e a reunião
que ocorre nesta noite aqui neste ambiente. Há quatro anos atras, quantos de
nos não tínhamos duvidas sobre o que seriamos, mas algo nos motivou, e
acreditar que seria possível, fez a diferença
Que
esta crença no possível nos torne pessoas melhores, nos faca profissionais sérios,
comprometidos e engajados, e que através disso possamos continuar a sonhar e
não temer pelo futuro, num coro de que
nossa esperança vença o nosso medo , a mesma esperança que tínhamos
quando éramos crianças, acreditando que éramos capazes de realizar qualquer uma
de nossas mais secretas aventuras.
Nesta turma estão, por certo, futuros
mestres, doutores, PhDs. Há, ainda, aqueles que se tornarão Professores por excelência
e que terão a responsabilidade de transmitir a seus alunos os conhecimentos da Ciência
da linguagem necessários a sua formação profissional. Tais conhecimentos são a
base sobre a qual o aprendiz desenvolve o seu aprender, mas somente o tempo,
paulatinamente, trará a sabedoria e a experiência capazes de transformar o
professor em um sábio. E de grande importância neste processo o papel do
mestre, posto que, ao lado dos doutrinadores, ele influencia o estudante,
cooperando, assim, na consolidação dos conceitos aprendidos e na formação da consciência.
A
esse respeito, opinou um de nossos mais eminentes juristas, o grande Rui
Barbosa, na Faculdade de Direito de São Paulo, ao falar como Paraninfo de uma
turma. No celebre discurso conhecido pelo titulo de Oração aos Mocos, afirmou o
inigualavel mestre..A regra da igualdade
não consiste senão em quinhoar desigualmente os desiguais, na medida em que se
desigualam. Nesta desigualdade social, proporcionada a desigualdade natural, e
que se acha a verdadeira lei da igualdade.
Diante,
portanto, da complexidade da atividade de ensinar, exige ela do educador
qualidades como a disposição permanente para o estudo, no sentido de que esteja
sempre atualizado, face as mudanças constantes da sociedade, a percepção do
real significado destas mudanças, a perseverança, tão necessária ao seu
aprimoramento profissional.
Assim,
no decurso de nossas carreiras, lembremo-nos sempre de que muito há que lutar,
porquanto são muitas e muito grandes as dificuldades que se haverão de interpor
no caminho que temos a trilhar. O professor deve ser incansável, na busca do
aprimoramento da vida em sociedade. As grandes nações são construídas tendo a
educação como pedra basilar. Ao final desta jornada acadêmica, queremos
expressar o sincero desejo de que cada adversidade torne-se um estimulo, cada
insucesso, uma lição, cada novo dia de trabalho, a recompensa divina ao vosso
esforço, cada vitoria, não uma gloria efêmera, mas uma pagina de uma longa
historia de dedicação a causa da educação. Sede felizes na atividade que ireis
exercer e lutai diuturnamente por aquilo que acreditais.
Que Deus abençoe e ilumine a todos....boa noite..obrigado.
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