Seca bota em pé de guerra dois municípios vizinhos no Ceará
A matéria exibida hoje no Bom dia Brasil, de acordo com Fábio Ripardo há controvérsia. Hoje haverá uma reunião com as autoridades das duas cidades para decidir pela abertura das comportas do açude Flor do Campo de Novo oriente. Vejam abaixo detalhes sobre reunião logo mais à tarde :
Nesta
segunda-feira (17), às 17h00, em Fortaleza, o prefeito de Novo Oriente,
Godofredo de Lima Vieira, e uma comissão formada por três cidadãos
quiterianopolenses e outros cinco novorientenses reunir-se-ão com o
presidente da Companhia
de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e representantes do governo
estadual para tratar da transposição de parte das águas do açude Flor do
Campo, em Novo Oriente, para o reservatório Carnaubal, em Crateús, que
está praticamente seco.
Segundo a Cogerh, a abertura das comportas está marcada para quinta-feira (20). O plano da Companhia é despejar cerca de 7 milhões de metros cúbicos de água no leito seco do rio Poty, que conduzirá o volume de água que resistir à infiltração no solo e aos efeitos da evaporação até o açude Carnaubal, evitando, assim, o colapso no abastecimento de água em Crateús. Segundo a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), os crateuenses só têm abastecimento d'água garantido pelos próximos 30 dias.
O caso ganhou repercussão nacional nesta segunda feira, após a veiculação de matéria no programa 'Bom Dia Brasil', da TV Globo. A reportagem, contudo, comete equívocos. Insinuando que Crateús e Novo Oriente estão "em pé de guerra", o que sabemos que não é verdade, pois tanto os crateuenses quanto os novorientenses discordam da liberação da água sem adutora, como pretende a Cogerh, a matéria não explica aos telespectadores o motivo pelo qual a população novorientense é contrária à liberação da água. Ao contrário disso, divulga, equivocadamente, que a população se manifesta contrariamente porque acredita que o açude secará com a abertura das comportas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário